domingo, 11 de agosto de 2019

Plano de aula: Folclore - Educação infantil (Maternal 3)




"O folclore é o saber popular que se valoriza e que se perpetua. É impossível falar sobre a história de um país tão grande e diversos como o Brasil, com tantas influências e tradições, sem deter atenção prolongada em seu folclore".

OBJETIVOS:

·        Estimular a linguagem oral;
·        Conhecer diferentes histórias/lendas.
·        Fortalecer a musculatura
·        Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.

Metodologia: 

    Atividades que repetem diariamente. (acolhimento, rodinha com reconhecimento do nome próprio, quantos somos, leitura de cartazes , alfabeto ...números...músicas diversas).

Acolhida:  Oração...Cantar música  
Bom dia!

Bom dia , coleguinha, como vai?


Bom dia, coleguinha, como vai?

Faremos o possível

Para sermos bons amigos
Bom dia, coleguinha, como vai?



1º Momento: Matemática 

Iniciar contando a história "Os Dez Sacizinhos"



Usar materiais, saci em eva ,para contar até 10.


  • Contagem e recitação de números até 10.
  • Seriação e classificação.
  • Contar os alunos da turma.Quantas meninas ? Quantos meninos/ Quantos ao todo?
2º Momento:Linguagem oral e escrita


  •        Ler o livro “A Lenda do saci”.








  •       Contar a lenda explorando as imagens.
  •     Observar que o saci só tem uma perninha;
  •        Imitar sons das personagens que saci assustou( galinhas, cavalo);
  •        Trabalhar a cor vermelha da touca do saci.

Atenção!


  • Contar outras lendas do folclore.


Lenda do Boto cor de rosa... Lenda da Iara...





 3ª Momento:: Linguagem musical e expressão corporal.





CANTAR (RÍTMO ATIREI O PAU NO GATO)

O SACI VIVE NA MATA...TÁ...
ELE PULA.....LÁ
NUM PÉ SÓ..SÓ..SÓ...
SE DIVERTE...TE
O DIA INTEIRO...RO...
E ASSUSTA E ASSUSTA...
A VOVÓ...VÓ...VÓ!!!

                              ----

MÚSICA: PEIXE VIVO

Como pode o peixe vivo

Viver fora da água fria

Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria

Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia

Os pastores desta aldeia
Fazem prece noite e dia
Os pastores desta aldeia
Fazem prece noite e dia

Por me verem assim chorando
Por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia



4º Momento: Parlenda - A Noivinha do Saci



A NOIVINHA DO SACI
VEJAM COMO É...
COM TOUCA VERMELHINHA
PULANDO SÓ NUM PÉ
FUMANDO CACHIMBINHO
PARECE UMA CHAMINÉ.



Ler o texto com entonação e fazendo gestos.

Repetindo todos os dias para que os alunos aprendam a recitá-lo.
Coordenação motora e equilíbrio. Pular num pé só igual ao saci e sua noivinha.



    Momento: Brincadeiras                                                                                                                                                           Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa  ter que fazer o mesmo.
Esconde-esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base. 
Brincadeiras coletivas com músicas, desafios, descobertas: exemplos: "Pirulito que bate, bate", "Escravos de Jó", "Passa anel"... Corre cutia...A casinha da vovó...


Atividades:

Pintura do boto cor de rosa.

Saci carimbando com  as mãos.






Dia 22 de agosto : Dia do folclore e Dia da supervisora.



     - Homenagem à supervisora pedagógica.

       
         Música : Peixe vivo









4 comentários: