Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 11 de novembro de 2018

PLANO DE AULA- Atividades contínuas e descontínuas


      ESTAGIÁRIA :SILVIA              PERÍODO: MATERNAL 3  
         

Objetivos:
·        Desenvolver o raciocínio lógico matemático
·        Observar e comparar quantidades
·        Realizar contagens (até 5).

Oração e acolhida
                          Música: Bom dia coleguinha como vai?
                               Conversa informal
Rodinha:
ü  Cartazes (calendário, ajudante do dia, tempo, casinha de numerais)
ü  Nomes próprios. Utilizando o cartaz de pregas, fazer a chamada explorando cada nome. Letrinha inicial, quantidade de letras.

ATIVIDADE: RACIOCÍNIO LOGICO MATEMÁTICO.

Metodologia 
                
          Quantidades contínuas e descontínuas

1º MOMENTO: CONTÍNUAS
(São atividades que não podem ser contadas. São feitas utilizando medidas como comprimento, altura, massa, líquido...)
       
             MASSINHA DE MODELAR!

Fazer junto aos alunos uma receita de massinha de modelar.
Antes realizar alguns questionamentos utilizando medidas (colheres, copos para medir não para contar)
Usar colheres de diferentes tamanhos para pegar a farinha.
Perguntar onde tem mais farinha? Onde tem menos?
Pegar pouca farinha, muita farinha...
Utilizar 2 colheres de sopa e perguntar...e agora alguma colher está com mais farinha? Estão com a mesma quantidade?  O que acham?
Usar um copo pequeno e um grande, colocar a água e perguntar onde tem mais e onde tem menos. Enfim...ir fazendo questionamentos.
Dividir a massinha em duas partes. Colorir um pouco de cor de rosa e a outra parte verde.
Colocar corante observando a tonalidade. Se eu colocar pouco corante a massinha ficará com a cor mais suave. Se colocar muito corante ficará mais escura, mais colorida.
Dividir duas bolas de massinha entre 2 alunos, dando uma bolinha maior para o aluno A e uma menor para o aluno B. Esperar o questionamento natural. Geralmente reclamam que o outro colega recebeu mais. Depois ir distribuindo um pouco de massinha para cada aluno.
Brincar de fazer cobrinhas com a massinha. Cobrinhas grossas e cobrinhas finas e perguntar qual é maior/menor... qual é grossa/fina...qual é comprida/curta.

2º MOMENTO: ATIVIDADES DESCONTÍNUAS

(São quantidades que podem ser contadas, pois se separam em unidades).

Propor aos alunos que brinquem com a massinha de modelar.
Vamos fazer ovinhos? Agora vamos contar os ovinhos?
Agora são 3 para você e 3 para mim. Organizar na mesa fazendo a correspondência 1 a 1. Depois aumentar os espaços entre si e perguntar e agora alguém tem mais?
Aumentar e diminuir quantidades.
    Brincar livremente e modelar com a massinha, conversando sobre o que está fazendo.

    3º MOMENTO: Relaxamento com música.

Recursos: Farinha de trigo, corante, água, sal e álcool.

  Avaliação
ü  Avaliação coletiva sobre as atividades do dia.
ü  Observar as respostas dos alunos relacionadas a contagem e conservação de quantidades/massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário