Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Plano de aula: Psicomotricidade- Alinhavo

Estagiária: Thaís 

              Alinhavando Frutas!
"O alinhavo é uma atividade importantíssima para o desenvolvimento da concentração e da coordenação motora da criança. Brincar de alinhavar é uma brincadeira que deve ser proposta para todas as crianças".

Objetivos:
  • Explorar a coordenação motora fina.
  • Favorecer o desenvolvimento da coordenação visomotora (O olhar atento nas mãos, observando a manipulação dos objetos.
  • Desenvolver a capacidade de concentração.

1º Momento:    Oração e acolhida
                          Música: Bom dia coleguinha como vai?
                          Conversa informal
Rodinha:


  •        Cartazes (calendário, ajudante do dia, tempo, casinha de numerais)
  •     Nomes próprios. Utilizando o cartaz de pregas, fazer a chamada explorando cada nome. Letrinha inicial, letrinha final, quantidade de letras.

2º MOMENTO:  Iniciar a aula com a história“A MENINA QUE NÃO GOSTAVA DE FRUTAS”.

                           Sacolinha surpresa!
Colocar o livro dentro de uma sacolinha e apresentar aos alunos, instigando-os, para  que adivinhem o que tem dentro !


 -Ao retirar o livro explorar a capa, imagens, autor...
- Destacar as frutas que aparecem na história.
- Conversar com os alunos sobre a fruta de sua preferência.

3º MOMENTO:  Atividades de Alinhavo (coordenação motora fina)

Explicar para eles a atividade. Mostrando a fruta com os furinhos e o cadarço de sapato. As crianças deverão passar o cadarço em cada furinho, com calma!


4º MOMENTO: Recreio/lanche

5º MOMENTO: Artes visuais e coordenação motora fina.

- Escultura com massinha de modelar.

- Relaxamento com música.

6º MOMENTO: Encerramento/Avaliação.


            Avaliação coletiva sobre as atividades do dia.

       Canção de despedida.

3 comentários: