quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Plano de aula: Psicomotricidade- Alinhavo

Estagiária: Thaís 

              Alinhavando Frutas!
"O alinhavo é uma atividade importantíssima para o desenvolvimento da concentração e da coordenação motora da criança. Brincar de alinhavar é uma brincadeira que deve ser proposta para todas as crianças".

Objetivos:
  • Explorar a coordenação motora fina.
  • Favorecer o desenvolvimento da coordenação visomotora (O olhar atento nas mãos, observando a manipulação dos objetos.
  • Desenvolver a capacidade de concentração.

1º Momento:    Oração e acolhida
                          Música: Bom dia coleguinha como vai?
                          Conversa informal
Rodinha:


  •        Cartazes (calendário, ajudante do dia, tempo, casinha de numerais)
  •     Nomes próprios. Utilizando o cartaz de pregas, fazer a chamada explorando cada nome. Letrinha inicial, letrinha final, quantidade de letras.

2º MOMENTO:  Iniciar a aula com a história“A MENINA QUE NÃO GOSTAVA DE FRUTAS”.

                           Sacolinha surpresa!
Colocar o livro dentro de uma sacolinha e apresentar aos alunos, instigando-os, para  que adivinhem o que tem dentro !


 -Ao retirar o livro explorar a capa, imagens, autor...
- Destacar as frutas que aparecem na história.
- Conversar com os alunos sobre a fruta de sua preferência.

3º MOMENTO:  Atividades de Alinhavo (coordenação motora fina)

Explicar para eles a atividade. Mostrando a fruta com os furinhos e o cadarço de sapato. As crianças deverão passar o cadarço em cada furinho, com calma!


4º MOMENTO: Recreio/lanche

5º MOMENTO: Artes visuais e coordenação motora fina.

- Escultura com massinha de modelar.

- Relaxamento com música.

6º MOMENTO: Encerramento/Avaliação.


            Avaliação coletiva sobre as atividades do dia.

       Canção de despedida.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Projeto: Cantigas de Roda para Educação Infantil

Supervisora Ivani Ferreira
Resultado de imagem para projeto cantigas de rodas

Projeto: Cantigas de Roda

Para desenvolver este projeto a professora Luciana estabeleceu parceria com a professora de educação física Elizania  que trabalhou com o tema  "Brinquedos e Brincadeiras antigas" e o monitor de informática Vítor que auxiliou na produção do DVD. Houve também a participação das famílias no desenvolvimento do projeto . A professora Luciana agradece a todas as mães pela grande dedicação de sempre!

Parabéns a professora Luciana pelo excelente trabalho!

Cada criança levou para casa uma caixa de pizza com uma letra de música dentro. Junto com a família fizeram uma arte na capa e dentro da caixa fizeram uma maquete, fantoches, dedoches, desenho, escultura... de acordo com a letra da música.
Artes na caixa de Pizza
Lembrancinhas infantis
A rua! Se essa rua fosse minha...

DVD do projeto cantigas de roda. Cada família recebeu um DVD.




O pintinho amarelinho.Arte em eva/ lembrancinhas para os visitantes.
Trabalho com parlendas.
Confeccionaram pipas.
Maquete música atirei o pau no gato.
A Dona aranha.
















Poesia Leilão de jardim.














Amarelinha divertida!


Tema: Cantigas de roda 

Justificativa:
Quem não se lembra da música/cantiga  “Boi da cara preta”? Ou da letra de Ciranda, cirandinha? As cantigas ultrapassam o tempo e continuam emocionando diversas gerações, pois, cantar ainda é uma das brincadeiras mais divertidas para as crianças e para os adultos.

Objetivo geral:

Resgatar o folclore infantil brasileiro despertando o gosto pelas cantigas de roda, uma vez que cada cantiga é aprendida e passada, ou seja, cantada de geração em geração para que a criança possa interagir e expressar seus desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.

Objetivos:

  • Aprender diferentes canções
  • Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem.
  • Proporcionar a leitura das canções.
  • Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.
  • Resgatar as brincadeiras mais antigas.


Metodologia:

A professora regente, em parceria com a professora de educação física, o monitor de informática , direção e supervisão. irão propor atividades com o intuito de resgatar
 com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda e as brincadeiras.


O projeto será desenvolvido abordando os conteúdos (linguagem oral e escrita, artes, natureza e sociedade e matemática), através das seguintes ações:

  •  Escrita de palavras/títulos das músicas
  • Músicas e Parlendas
  • Jogos e brincadeiras antigas
  •  Confecção de cartazes com as músicas
  • Instrumentos que revelam a interação com as outras culturas
  • Jogos populares com sucatas
  • Desenvolvimento da coordenação motora
  • Noção de espaço, medidas.
  • Danças/mímicas
  •  O contexto, os rituais, os costumes
  • Artes/pintura/dobraduras
  • confecção de pipa

 Desenvolvimento do trabalho:

1º passo- Apresentação do projeto, levantando conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto: Questionar as crianças sobre o que sabem com relação às cantigas de roda, registrando as primeiras hipóteses.

2º passo- Apresentar ao grupo algumas das cantigas que serão trabalhadas: Ouvir CD ou DVD com cantigas de roda; Elaborar uma lista das cantigas que mais chamou a atenção.

3º passo- Conhecer a cantiga: “Atirei o pau no gato”, bem como suas características. Cantar e registrar a cantiga; Representar em sala esta cantiga; Conhecer a versão “politicamente correta” desta cantiga; Conversar sobre os cuidados com os animais.

No decorrer do projeto ir explorando , registrando e ilustrando diversas cantigas
4º Passo- Coletar todas as cantigas trabalhadas e montar um albinho de cantigas.

5º passo- Dividir tarefas para ser realizadas com as famílias dos alunos. Cada criança levará para casa uma caixa de pizza com uma letra de música dentro. Junto com a família realizarão uma arte na capa e dentro da caixa fizeram uma maquete, fantoches, dedoches, desenho, escultura... de acordo com a letra da música.

6º passo-  A professora de educação física ficará  com a tarefa/ tema  "Brinquedos e Brincadeiras antigas.

7° passo – O professor de informática organizará as gravações e montará um DVD com  os alunos cantando as cantigas de roda  e participando das brincadeiras. Essa será a lembrancinha distribuída para os familiares na culminância do projeto.

8º passo- Culminância com apresentação de um número musical para os visitantes (pais, amigos ), apreciação dos projetos/atividades expostas .
A duração prevista deste projeto é de 2 meses .




Recursos:

  •    CD’S e DVD’S de cantigas;
  •    Livros de histórias e cantigas
  •    Embalagens de pizza para artes
  •    Papéis diversos, lápis, pincéis, cola...
  •    Outros materiais que forem necessário;
Avaliação:Avaliar a participação dos alunos no decorrer do projeto e atividades realizadas.

https://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2017/08/projeto-cantigas-de-roda-e-brincadeiras.html

Projeto " João e o Pé de Feijão"

Supervisora Ivani Ferreira

Projeto " João e o Pé de Feijão"

                                                                                         (Estagiária Michelly)




  Pé de feijão com o castelo em cima ( Pé de feijão confeccionado com o tronco de uma árvore e o castelo com caixa de papelão).




  














          Galinha dos ovos de ouro