1. Descrição
do projeto: Brumadinho sobre vários olhares.
Nome do autor:
|
Ivani Ferreira
|
Nome da escola:
|
Escola Municipal
Leon Renault
|
Município e estado:
|
Brumadinho, Minas
Gerais
|
Ano/série da turma
|
4º ano 1
|
Objetivos principais da proposta:
|
Ø Estudar a história da fotografia.
Ø Conhecer o processo de produção da imagem
fotográfica.
Ø Estimular
diferentes formas de olhar.
Ø Comparar o passado x presente
Ø Desenvolver a
comunicação, a criatividade e o desenvolvimento do espírito crítico do aluno;
|
Como o tema e/ou a prática da fotografia serão
abordados?
|
As
fotografias podem se tornar um recurso didático de alta eficiência,
principalmente através das modernidades que circulam pelas salas de aula,
como os aparelhos celulares. Percebendo que os alunos possuem muito interesse
pelo tema, decidimos desenvolver um trabalho visando utilizar a fotografia
como aliada, para conhecermos melhor o local onde os alunos residem. Assim
surgiu o projeto: Brumadinho sobre vários olhares.
A
utilização de imagens é cada vez mais presente no cotidiano. Mas será que
paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam? Sendo assim, espera-se que os alunos
conheçam mais profundamente a linguagem fotográfica e sua história, além de
possibilitar o trabalho com novas mídias; por exemplo, o telefone celular.
|
Outros professores serão envolvidos?
|
Para desenvolver
o projeto, contamos a participação da Supervisora, da professora regente do
4º ano e também das professoras de informática e educação física.
|
Tempo estimado de aplicação
|
2 meses
|
Recursos necessários:
Espaço físico,
equipamentos, materiais, etc.
|
Sala de aula,
sala de informática, biblioteca, Papéis/xerox, fotografias antigas e novas, câmera
fotográfica e/ ou celulares.
|
Tecnologias digitais necessárias:
|
Computadores,
data show, câmera fotográfica e/ ou celulares.
|
Parâmetros de avaliação:
|
Será avaliada a
disposição, participação e interação do grupo, no decorrer das atividades propostas.
|
Como o projeto será socializado?
|
A classe organizará uma exposição das fotos.
|
Referências:
|
http://comunidade.escolasrurais.org.br/
orientações e materiais de apoio.
|
Observações:
|
Para que todos os alunos aprendam a clicar com
autonomia, é imprescindível explorar conceitos como ângulo, luz e
enquadramento.
É interessante notar as diferentes manifestações do aluno frente à
câmera fotográfica e frente a sua obra final/fotos.
|
2.
Desenvolvimento do projeto:
Relate, brevemente:
2.1
As etapas do
projeto: O projeto se constituirá
das seguintes etapas:
Ø Levantamento sobre o tema a ser desenvolvido;
Ø Orientações e acompanhamento pelos professores;
Ø Organização dos grupos de trabalho;
Ø Análise e seleção de fotos
Ø Conversa sobre as atividades e/ou dúvidas e
descobertas,
Ø As modificações no espaço geográfico/paisagens,
Ø Exposição fotos, comparando o passado e o
presente.
2.2
As estratégias e atividades a serem
empregadas:
Ø Para
que todos os alunos aprendam a clicar com autonomia, é imprescindível explorar
conceitos como ângulo, luz e enquadramento.
Ø Comparar fotografias antigas e atuais;
Ø Tarefa em grupo: Em duplas ou trios, partindo de um
tema proposto pelo professor, os alunos devem fazer fotografias da região onde
mora, com câmeras ou celulares.
Ø Os componentes do grupo selecionarão as fotos que
considerarem mais expressivas.
Ø A classe discute sobre o processo de registro fotográfico
e sobre os motivos que determinaram as escolhas dos grupos.
Ø A classe organiza uma exposição das fotos
Observar as
diferentes manifestações do aluno frente à câmera fotográfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário