(Maternal 3)
Professoras: Ítala e Ivani
Anexos:
Projeto: João e o de Feijão
Abordando o tema "Meio Ambiente e Reciclagem"
Objetivos:
- Trabalhar o tema "Meio Ambiente" através da história "João e o Pé de Feijão".
- Conhecer diferentes histórias, músicas, parlendas e poesias;
- Contar e recontar histórias e narrar situações;
- Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
- Ter contato com elementos da natureza como água, terra, sementes e plantas.
- Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
- Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
- Participar de jogos e brincadeiras que utilizem a contagem oral de noções de quantidade, de tempo e de espaço.
- Desenvolver a linguagem oral /Valorizar o meio ambiente.
- Proporcionar momentos de interação entre pais e filhos( confeccionando personagens da história ou brinquedos com materiais recicláveis)
LINGUAGEM ORAL
- FALAR E ESCUTAR
- PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA
- Contar a história "João e o pé de feijão".
- Conversar sobre a história e atitudes dos personagens;
- Assistir ao filme "João e o Pé de Feijão";
- Desenhar a parte que mais gostou da história;
- Relacionar o nome do personagem "João " com o nome do aluno João.
- Reconto da história;
- Atividades /trabalhinhos com os personagens da história.
- Contar a história da sementinha;
- Assistir ao filme "Era uma vez uma semente de feijão".
- Falar sobre o meio ambiente, os cuidados e a reciclagem.
MÚSICA
- Trabalhar músicas diversas:
- João e o pé de feijão/Sinto cheiro de criança...
- Vaquinha salomé
- A galinha do vizinho;
- Um dois feijão com arroz;
- A Sementinha.
MATEMÁTICA
- Seriação com as botas do gigante, com o feijão(até 5);
- Classificação: Colheres coloridas
- Quantidades até 5.
- Visualizar números até 10 ou mais.
- Contar os ovos de ouro da cestinha.
- Conceitos básicos: maior/menor (botas do gigante grande e pequena /e pequeno médio e grande;)
- Contagem e recitação de números(quantificando até 5 e recitando até 10).
- Trilha com números até 10 ( trilha do pé de feijão);
- Formas geométicas.
NATUREZA E SOCIEDADE
- Assistir ao filme "Era uma vez uma semente de feijão"
- Plantar o feijão no copinho;
- Acompanhar o crescimento do feijão;
- Registrar o crescimento com fotos e legenda ;
- Montar um cartaz da germinação e o crescimento do feijão;
- Perceber a importância da terra, água e a luz do sol para as plantas;
- Cuidado com as plantinhas diariamente;
- Plantar o feijão na horta e acompanhar o crescimento.
- Relembrar ,sempre, sobre os cuidados com o meio ambiente,o combate ao mosquito transmissor da dengue e a importância da reciclagem.
MOVIMENTO
- Dramatizar a história da sementinha;
- Jogos e brincadeiras livres;
- Dançar de acordo com o ritmo e gestos;
- Passar pelo túnel;
- Engatinhar,arrastar, escalar, pular, correr, etc;
- Alinhavos do feijão e bota.
- Movimento de pinça (pegar feijão com as pontinhas do dedo, pegar tampinhas com o prendedor de roupas...)
ARTES VISUAIS
- Pintura do castelo confeccionado em caixa de papelão;
- Colorir, enfeitar e fazer colagens com os personagens;
- Fazer escultura com massinha;
- Explorar e manipular várias texturas;
- Desenho livre;
- Explorar gravuras diversas ;
- Colagem com algodão
- Registro com fotos ( montar painel de fotos)
- Criar brinquedos e os personagens com materiais recicláveis(caixas de papelão, garrafas pet);
- Artes feita por pais e filhos - Tema para nortear o trabalho das famílias: Meio Ambiente/reciclagem e a história do João e o Pé de Feijão - USE A CRIATIVIDADE! *O objetivo é favorecer a participação no projeto e proporcionar um momento de interação entre pais e filhos .
AVALIAÇÃO:
- A avaliação acontecerá no decorrer do projeto através da observação e registro para o portfólio do aluno.
CULMINÂNCIA:
- A culminância acontecerá na Mostra Literária , em novembro.
Sequência didática:
Meio ambiente,reciclagem e valores, através da história João e o Pé de Feijão.
É muito importante que as crianças, desde cedo, aprendam através das histórias infantis, conversas , exemplos e atitudes de seus pais e seus educadores, a respeitar e a valorizar a natureza e o meio ambiente. O amor pela natureza as levará a amar e apreciar o mundo natural e atuar em relação a esses sentimentos, contribuindo para o seu cuidado e preservação.
- Campo de experiências e conhecimentos:
ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Direito de aprendizagens:
PARTICIPAR ativamente de rodas de conversas, de relatos de experiências, de contação de histórias, elaborando narrativas e suas primeiras escritas não convencionais ou convencionais, desenvolvendo seu pensamento, sua imaginação e as formas de expressá-los.
Metodologia :
1º Momento: Leitura da história "João e o Pé de Feijão".
3º Momento:Explorando a Escrita
1º Momento: Leitura da história "João e o Pé de Feijão".
- Realizar a Leitura da história “ João e o Pé de Feijão ”, em seguida, conversar e perguntar aos alunos o que entenderam sobre história.
- Folhear novamente e perguntar em cada página o que está acontecendo na história, aos poucos cada aluno poderá contribuir ao seu modo.
- Lembrar de comentar sobre as atitudes de João.Ele pegou novamente os pertences, de seu pai, que estava na posse do gigante.
- Orientar que ... pegar algo que não nos pertence é uma atitude é errada.
- Realizar o reconto da história...
- Conversar sobre o filme. Tem algumas partes diferentes do livro?
- Explicar que uma história tem várias versões.
- Desenho da parte que mais gostou da história;
Assistir ao filme: Era uma vez uma semente de feijão
- Trabalhar os nomes dos alunos com o auxílio da ficha.
- Relacionar o nome do personagem "João " com o nome do coleguinha João.
- Montar o nome JOÃO no chão com letras móveis.
- Atividades musicais para explorar os nomes dos alunos da turma;
- Explorando os personagens.Fazer Atividades /trabalhinhos com cada personagem da história.
4º Momento: A história da sementinha
- Montar o livrinho com a história da sementinha;
- Organizar e trabalhar, cada folha do livrinho, pintando e fazendo colagens com diferentes materiais.
5º Momento: Cantinho de leitura
Manuseio de livros
- Organizar a biblioteca da sala com livros diversos( contos, meio ambiente, reciclagem).
- Na rodinha, falar sobre o meio ambiente, os cuidados e a importância da reciclagem.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:
- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias
Direito de aprendizagens:
EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
1º Momento: Espaços da escola
- Passear pelos espaços da Unidade Escolar procurando objetos de cores e formas variadas e texturas do ambiente;
- Observar cores e formas na natureza,
- Coletar e trabalhar com elementos da natureza.(areia,folhas,grãos)
2º Momento: Explorando os sons do corpo
- Explorar sons diversos (sons do corpo, da natureza, de brinquedos musicais e do ambiente).
- Produzir sons corporais (palmas, batidas nas pernas, pés, etc.).
• Produção de sons vocais diversos por meio de imitação de vozes de animais e ruídos. • Embalo com canções de ninar.
• Brinquedos cantados e brincadeiras com palmas, batidas de pés e gestos sonoros corporais.
• Exploração e manuseio de instrumentos musicais e materiais sonoros, tais como: tambores, sinos, apitos, violão, chocalhos, guizos, pratos, etc.
• Manipular e explorar objetos e instrumentos que emitam sons (brinquedos próprios para idade, chocalhos, sinos etc.).
• Participar de ensaios "damatização da história João e o Pé de Feijão"para apresentações na escola.
3º Momento:Cores e Formas
- Reconhecer cores e suas tonalidades;
- Comparar objetos da mesma forma ou formas diferentes;
- Explorar blocos lógicos, cores, formas e espessuras;
- Montar o personagem "João" com figuras geométricas;
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).
Direito de aprendizagens:
EXPLORAR elementos da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente.
Desenvolvimento:
Desenvolvimento:
1º Momento:Atividades matemáticas
- Seriação com as botas do gigante, com o feijão(até 5);
- Classificação: Colheres coloridas
- Conceitos básicos: maior/menor (botas do gigante grande e pequena /e pequeno médio e grande;)
- Quantidades até 5.
- Visualizar números até 10 ou mais.
2º Momento: Músicas e quantidades
- A Galinha do vizinho;
- Contar os ovos de ouro da cestinha.
- Contagem e recitação de números(quantificando até 5 e recitando até 10)
- Um dois feijão com arroz...
Um...dois...feijão com arroz...
Brincando na trilha!
- Trilha com números até 10 ( trilha do pé de feijão)
3º Momento:Germinação do feijão
Conversar sobre as plantinhas, os cuidados , a necessidade de água, terra e amor...
4º Momento: Plantar o feijão
- Utilizar caixinha de leite cortada para plantar o feijãozinho.
- Observar o desenvolvimento da plantinha.
- Quanto tempo(dias) demorou para a germinação?
- Todas estão crescendo da mesma forma?
- Ir registrando as observações em um cartaz
- Registrar também com fotos.
--------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:
CORPO , GESTO E MOVIMENTOS
EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Direito de aprendizagens:
Conhecer-se nas diversas oportunidades de interações e explorações com seu corpo.
Experiências e conhecimentos: Equilíbrio corporal;
Objetivos: Explorar formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas;
1º Momento: Movimentando o corpo
1º Momento: Movimentando o corpo
- Músicas diversas para trabalhar o corpo e o movimento.
- Giro no corpinho...
- Música do gigante;
- Boneca de lata;
2º Momento: Cordenação motora fina
- Montar quebra- cabeças.
- Recortar em linhas retas, curvas e quebradas.
- Trabalhar com punção dentro e fora do limite.
- Pintar, desenhar, colorir.
- Fazer pulseira, colar, utilizando miçangas, macarrão, canudinhos, etc.
- Fazer colagem usando folhas, sementes, papéis, etc.
- Fazer dobraduras ilustrando músicas ou personagens;
3º Momento:
HORA DO CONTO E DO CANTO
HORA DO CONTO E DO CANTO
ERA UMA VEZ UM GIGANTE QUE MORAVA ATRÁS DAS NUVENS. ELE RESOLVEU DESCER POR UMA ESCADA BEM GRANDE PARA CONHECER OS ALUNOS DO PRÉ II. AO DESCER, DEIXOU O TÊNIS CAIR. O GIGANTE NÃO SABIA DAR LAÇO, O CADARÇO ESTAVA DESAMARRADO. ENVERGONHADO POR ESTAR DESCALÇO, VOLTOU PARA SUA CASA ATRÁS DAS NUVENS E FICOU OBSERVANDO OS ALUNOS APRENDEREM A DAR LAÇO NO SEU TÊNIS GIGANTE.
SERÁ QUE OS ALUNOS VÃO CONSEGUIR? E O GIGANTE, SERÁ QUE VOLTARÁ PARA PEGAR O TÊNIS?
SERÁ QUE OS ALUNOS VÃO CONSEGUIR? E O GIGANTE, SERÁ QUE VOLTARÁ PARA PEGAR O TÊNIS?
MUSIQUINHA
RITMO: PIRULITO QUE BATE, BATE
LETRA : Márcia Suely
RITMO: PIRULITO QUE BATE, BATE
LETRA : Márcia Suely
GIGANTE MEU AMIGO
VOCÊ PODE DESCER
O SEU TÊNIS ESTÁ PRONTO
UM LACINHO SEI FAZER.
VOCÊ PODE DESCER
O SEU TÊNIS ESTÁ PRONTO
UM LACINHO SEI FAZER.
UM NOZINHO AQUI NO MEIO
PUXO CÁ E PUXO LÁ
UM LACINHO BONITINHO
EU AGORA VOU MOSTRAR
PUXO CÁ E PUXO LÁ
UM LACINHO BONITINHO
EU AGORA VOU MOSTRAR
- Dando um laço na bota . Amarrando o sapato.
4º Momento: Andando como o gigante.
Vamos andar com pés de Gigante? Será feita uma trilha no chão com fita crepe e apresentado o pé de gigante, feito de papelão que será preso ao pé da criança, depois será pedido para o aluno fazer o trajeto desenhado no chão.
--------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:
O EU, O OUTRO E O NÓS.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
Direito de aprendizagens:
- Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
- Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas”.
1º Momento: Identidade "eu e o outro
- Identificar os colegar pelo nome;
- Reconhecer o próprio nome e o nome dos colegas;
- Montar quebra cabeça do "João".
- Desenhar o corpinho de um aluno,no chão, e nomear as partes do corpo.
2º Momento:
- Brincadeiras no parquinho.
- Brincadeiras individuais... em duplas, em grupo...(aprendendo regras e respeitar a vez do colega)
3º Momento:Atividade em família/pais e filhos
- Propor uma atividade "confecção de um personagem ou brinquedos com materiais recicláveis " para a Mostra Cultural - culminância do projeto.
- A proposta é a família confeccionar algum brinquedo, junto aos filhos, para que haja momentos de interação e participação, entre pais e filhos( usando materiais recicláveis).
Avaliação: Avaliar a participação e entrosamento de todos no decorrer das atividades propostas.
Registro com fotos para o portfólio.
#Brumadinhoesseémeulugar!
Que maravilha de literatura bem explorada. Projeto riquissimo! Parabéns (Vera)
ResponderExcluir