quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Plano de aula/Dia da árvore


PLANO DE AULA - MATERNAL 1, 2 e 3.


Dia da Árvore / 21 de setembro.

Justificativa:

Cada vez mais, se faz necessário trabalhar junto aos nossos alunos, atividades que despertem o amor e o cuidado com as plantas. Sendo assim, no dia da árvore, encontramos uma ótima oportunidade para sentir, admirar e aplaudir a natureza.
As árvores constituem um assunto de agrado para as crianças. Nas ruas, no entorno da escola e no pátio existem árvores. Com a chegada da primavera elas estão florindo, se renovando e algumas dando frutos. Isso atrai a atenção dos nossos alunos.
Objetivos:

Ø Desenvolver atitudes de respeito, carinho e cuidado com as árvores/natureza;

Ø Apreciar a natureza que nos rodeia;

Ø Observar as cores presentes na natureza.

Metodologia:

No dia da árvore desenvolveremos as seguintes atividades.

Primeiro momento: Andar e observar as árvores presentes no pátio da EMEI.

  • Sentar na sombra de uma árvore e conversar sobre o respeito e cuidados que devemos ter com as plantinhas.

  • Saborear frutos das árvores frutíferas(ameixa, pera,banana,vitamina de abacate ...).




Segundo momento: Artes/fazer uma árvore, carimbando com as mãozinhas.



Terceiro momento:História "Aconteceu com a Margarida".
(Livro Gigante confeccionado pela professora Janete).












  • Fazer a Dramatização da História.
  • Deixar as crianças manusear livros diversos e realizar a Pseudoleitura.



Quarto momento:Corpo e movimento...DVD Patati Patatá- A Árvore.


Avaliação: Avaliar a participação e o entrosamento dos alunos, através da observação e registro.

Anexo:




segunda-feira, 17 de setembro de 2012

domingo, 16 de setembro de 2012

Plano de aula / tema animais



Planejamento semanal para maternal  I  e II



                Tema: Animais da Fazenda

Objetivos:


  • Desenvolver a linguagem oral e capacidade de falar e ouvir
  • Ampliar a atenção visual, concentração..
  • Trabalhar contagem e recitação de números até 3
  • Criar hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento
  • Explorar música e movimento.
  •  Perceber os animaizinhos no ambiente que os cercam...



Metodologia:


Acolhida: Cantar música “Bom dia”.

Bom dia céu!

Bom dia sol!

Bom dia mar!

Bom dia mundo...

Que eu vivo a sonhar!

Bom dia você ... que é meu irmão...

Bom dia você... que é do meu coração!

Bom dia você... Bom dia você... Bom dia você!!!


Bom dia você...  que é meu irmão...

Bom dia você... que é do meu coração!

Bom dia você... Bom dia você... Bom dia você!!!



Na rodinha:
- Conversar como foi o final de semana... Quem passeou?
- Foi à casa da vovó...etc (Para estimular a linguagem, alguns só ficam olhando e não responde nada... é normal).



                        IDENTIDADE E AUTONOMIA


Fichas com foto/nome: Sentados em roda ou encostado na parede, distribuir as fichas no chão, para que a criança reconheça a sua imagem/foto. Trabalhar a letra inicial do nome para reconhecimento.




 Cantar:

A Canoa virou

A canoa virou
Pois deixaram ela virar
Foi por causa de Maria
Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava Maria
Do fundo do mar

Siri pra cá,
Siri pra lá
Maria é bela
E quer casar.


  •         Assim que falar o nome da criança ela deverá pegar a sua ficha e entregar para a monitora ir colocando no cartaz de pregas...se deixar na mão da criança por muito tempo ela irá destruir as fichas, amassando-as  ou mordendo(caso ela confunda a sua ficha com a do coleguinha, a professora intervirá neste momento).
  •      Cantar até que todas as crianças estejam com as fichas.
  •     As vezes não funciona na primeira tentativa, nem na segunda, mas com o tempo a criança irá participando com maior entrosamento.



Quantos somos? Ainda com os alunos em círculo perguntar:


  • ·   Quantos alunos vieram hoje?
  •    Vamos contar? Contar colocando a mão sobre a cabeça de cada um ( um...dois...três...)

Tempo: Conversar sobre o tempo:



  • ·    Como está o tempo hoje?
  •     Vamos sair da sala para visitar nosso amigo sol? Diariamente sair da sala  para se aquecer com o sol.


Cantar música do tempo.


Como está o tempo?


Como está o tempo

Vou correndo ver

Se é sol ou vai chover...

Se o céu está limpinho

bem limpinho!!!

Então o tempo nos diz

Hoje é dia de solzinho.


Se o céu está com nuvem

Bem com nuvem

Então o tempo nos diz

Hoje é dia de chuvinha.




2ª feira:Caixa surpresa!!!


  •      Levar vários animaizinhos miniaturas, em uma caixa surpresa;
  •      Deixar as crianças manusear a caixa, balançar para ouvir o barulhinho, colocar a mãozinha para sentir através do tato, o que tem dentro.
  •        Depois pedir para que retirem os animaizinhos um a um;
  •      Observar o animalzinho, falar o nome , imitar o seu som.

Exemplo: A vaca faz Múuuuu...

                O pato  faz quaquá...


 Linguagem oral e escrita.

Ler o livro” Animais da Fazenda”.






- Comentar sobre  os animaizinhos;

- Imitar os sons dos animais.

- Cantar músicas para cada animal que apareceu na história.


Recreio/Lanche:

Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!


Matemática:Brincando e aprendendo.


 Contando os animais!!!


Utilizar a caixa com animais diversos.
  


  •          Contar  alguns animaizinhos (geralmente até três);
  •     Organizar os animais com  patas, com asas...(classificação).
Neste momento, trabalhar também o cuidado, a partilha e o momento de cada um brincar( saber dividir o brinquedo com o coleguinha).
         No decorrer do ano ela vai aprender cada vez mais sobre os números.


Filme: Assistir ao vídeo "As vozes dos bichinhos".
Observar a diversidade de animais e seus sons.


3ª feira: (acolhimento, rodinha /ficha com o nome, quantos somos  e tempo).


Música e movimento

O Sítio do Seu Lobato


Seu lobato tinha um sítio, ia, ia ô!
E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô!
Era quá, quá, quá pra cá! era quá, quá, quá pra lá!
Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma vaca, ia, ia ô!
Era mu, mu, mu pra cá! era mu, mu, mu pra lá!
Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um porco, ia, ia, ô!
Era óinc, óinc, óinc pra cá! era óinc, óinc, óinc pra lá!
Era óinc, óinc, óinc pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma ovelha, ia, ia, ô!



Utilizando fantoche.


BOI BARNABÉ




NA MINHA FAZENDA TEM UM BOI



ESTE BOI SE CHAMA BARNABÉ



SOBE O MORRO DESCE O MORRO



SE BABANDO DE AMORES



PELA VACA SALOMÉ..



A MINHA VACA MINHA LINDA SALOMÉ MINGUÊ



DÁ LEITE ENGARRAFADO COM TAMPINHA E COM ROSCA


A MINHA VACA MINHA LINDA SALOMÉ MINGUÊ


DÁ LEITE AÇUCARADO MISTURADO COM CAFÉ



OI TIRA O LEITE TI TI TI



OI TIRA O LEITE TI TI TI



OI TIRA O LEITE TIIII TIIII TIII



Linguagem oral e escrita(A mesma história poderá ser lida diariamente, durante uma semana, os alunos não se cansam)


Ler novamente o livro” Animais da Fazenda”.





- Comentar sobre  os animaizinhos;

- Imitar os sons dos animais.

- Cantar músicas para cada animal que apareceu na história.


4ª feira: (acolhimento, rodinha /ficha com o nome, quantos somos  e tempo).

Ler o livro “ O cachorro enlameado”







  •         Como a historia é  longa eu faço uma adaptação  de acordo com as imagens.Gradativamente, os alunos vão interessando mais pelos livros e ouvindo a história completa.
  •     Observar o cachorrinho
  •      Imitar o seu latido
  •      Fazer isso com os outros animaizinhos também.


Música e movimento

Cantar “A Carrocinha” (Eliana)

A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez

Tra-lá-lá
Que gente é essa
Tra-lá-lá
Que gente má

Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez

Tra-lá-lá
Que bom à beça
Tra-lá-lá
Vamos cantar

Fazer rodinha , se for possível e colocar 3 crianças no centro.

Produção de texto/cartaz


 Levar recortes de animais ou revistas com animais para recortar e fazer um cartaz com diversos animais.
-  Afixar na sala de aula.
- Observar e estimular a fala/produção de texto oral.



Matemática: Contando cachorrinhos.


    - Levar 3 cachorrinhos de borracha ou pelúcia e estimular a contagem e recitação de números.

- Olhe para o cachorrinho...quantas patas ele tem?

-   Quantos olhos..boca...etc.



5ª feira: (acolhimento, rodinha /ficha com o nome, quantos somos  e tempo).

       Surpresa!!!

Visita do cachorrinho.


  •      Levar para a sala de aula um cachorrinho/filhote;
  •      Deixar as crianças tocar nele, sentir o pelo;
  •      É fofinho?
  •     Olhar para o  cachorrinho...quantas patas ele tem?
  •     Quantos olhos..boca...nariz,etc.



Conversar sobre:


·         Os cuidados que devemos ter com o cachorrinho;


·       Dar comida, água...


·       Brincar com o cachorrinho com carinho e cuidado.
cantar...

 CACHORRINHO ESTÁ LATINDO
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.



6ª feira: Auditório.

·       No pátio, Ler a história “O cachorro enlameado”.

·       Conversar sobre a história e seus personagens.

·       Cantar músicas diversas.

·       Apresentação da musical “sítio do seu Lobato”

·       Brincadeiras diversas...rodinha música “A carrocinha”, Boi Barnabé...fazendinha.

Avaliação: Avaliar a participação, se houve interação/socialização, através da observação e registro feito pela professora.

Outra sugestão de plano de aula para o dia mundial dos animais.
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2017/10/plano-de-aula-dia-mundial-dos-animais-1.html