Dicas para trabalhar o nome próprio em 10 passos.
Por que alfabetizar com nome próprio?
A importância de trabalhar com o nome para dar início às
reflexões sobre o sistema de escrita na Educação Infantil, que inicia no maternal e segue aumentando as possibilidades/ dificuldades até o 2º período , primeiro ano do ensino fundamental e assim sucessivamente...
Caio. Lívia.João...Todos nós temos um nome, mas imagine se
não tivéssemos um nome. No meio de milhões de outras pessoas, como seríamos
diferenciados? A importância dessa palavra levou muitos linguistas e
antropólogos a acreditar que a escrita foi fonetizada por causa dos nomes
próprios, uma vez que os pictogramas não davam conta de codificá-los e
registrar a diversidade de indivíduos. Atualmente, é difícil conceber uma
sociedade que não utiliza o nome próprio para registrar a diferença –
e, por conseguinte, a identidade – de cada membro.
Diante disso, como
pensar, então, numa forma mais significativa para dar início à alfabetização
escolar?
As crianças, aliás, intuem a importância do nome mesmo sem
saber escrever. Do nome próprio à compreensão do sistema alfabético de
escrita
As principais referências sobre o aprendizado da língua
escrita
O trabalho com nome próprio na sala de aula já virou objeto
de muitas pesquisas. No entanto, alguns estudos se tornaram referência para
quem quer entender como se dá o processo de aquisição da língua escrita pelas
crianças e qual o papel do professor nesse caminho.
1º Passo
Reconhecimento do nome/identidade.
O professor pode fazer o crachá/ficha com foto para que os
alunos, na rodinha comece a identificar sua própria ficha e a ficha dos
colegas.
2º Passo
Ficha com nome/quebra cabeça do nome
Utilizar a ficha apenas com a escrita do nome, sem fotos.
Para que os alunos identifiquem o nome escrito.Montar quebra cabeça do nome.
3º Passo
Semelhança entre os nomes
Descobrir as semelhanças e diferenças entre o próprio nome e
o nome dos coleguinhas.
Colocar anexadas ao quadro os nomes parecidos.
Ex: JOÃO E JOANA
CAIO E CARINA
MARIA E MARIANA
Obs: aproveitar para explorar os finais parecidos em Joana, Marina
e Carina...etc.
4º Passo
Musica e brincadeiras com nomes
Para que os desafios variem, é importante pensar em diversas
formas de realizar a chamada. Uma delas é cantar parlendas conhecidas pelas
crianças, como:
“Quem foi que comeu
pão na casa do João”.
Solicitar que os alunos identifiquem o próprio crachá no
meio da roda. O professor pode aumentar a dificuldade propondo que o nome
identificado seja o de um colega. Outra possibilidade é encobrir parte do nome
e perguntar de quem pode ser aquele.
5º Passo
Brincando de carteiro
Outra possibilidade é o faz de conta de carteiro. Vestida
com um colete e carregando uma bolsinha com crachás com os nomes da turma, uma
das crianças recebe o desafio de entregar o cartão correspondente a cada
colega.
6º Passo
Bingo com nomes
A lógica do bingo de nomes é a mesma do jogo com números.
Cada criança recebe uma cartela feita pelo professor com alguns nomes da turma
(de quatro a oito). A cada rodada, o docente sorteia um e pede que os pequenos
o procurem no cartão. Após um tempo, escreve na lousa para que ninguém esqueça
quais já foram falados. A primeira criança que conseguir identificar todos os
nomes de sua cartela ganha a brincadeira. Para aumentar o desafio da atividade,
o professor pode escolher nomes muito parecidos entre si.
7º Passo
Forca de nomes
Depois de eleger o nome de uma das crianças da turma, o
professor pede que os pequenos digam as letras que eles acham que compõem a
palavra. Quando uma delas estiver correta, o docente a escreve na lousa. Caso
esteja errada, ele desenha uma parte do corpo do boneco que está com a corda no
pescoço.
8º Passo
Escrita de nomes
Na Educação Infantil, as crianças costumam realizar diversas
atividades de desenho e pintura. Para diferenciar as produções de cada uma, o
professor costuma pedir à turma que nomeie todo trabalho que fizer. Essa ação
pode ser feita com base na cópia de um modelo ou sem nenhum suporte, caso a
criança já saiba escrevê-lo.
9º passo
Leitura e escrita de listas
Depois de checar quem está na sala, o professor pode pedir
aos alunos que anotem no quadro o nome dos ausentes. A lista poderá ser
utilizada para a merendeira saber quanto de comida deverá fazer ou para
registrarem numa folha o nome de quem faltou. Outra possibilidade é pedir às
crianças que identifiquem na lista de chamada quais serão os ajudantes do dia.
10º Passo.
Escrita do nome completo/2º período em diante.
Após o aluno reconhecer o primeiro nome ira acrescentando os
sobrenomes para reconhecimento e escrita.
Algumas
ideias de sugestões foram extraídas de:
http://revistaescola.abril.com.br/nome-proprio
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