LEVANTAMENTO SOBRE ANÁLISE DE AVALIAÇÃO
Ao analisar uma
avaliação, observo a estética, cabeçalho, tipo de letra e as orientações para
o aluno. Verifico se as questões a
serem avaliadas, estão de acordo com os conteúdos desenvolvidos na sala de
aula e previsto no planejamento.
Analiso as
perguntas me colocando no lugar do aluno e refletindo, se as mesmas, estão
claras para tal faixa etária e se estão instigando o aluno, a demonstrar o
que apreendeu.
|
2)
O que você orienta aos professores
na elaboração de questões dissertativas (abertas)?
Elaborar questões/perguntas contextualizadas que
ofereçam ao aluno a oportunidade de escrever, demonstrando o que entendeu
sobre o assunto.
|
3)
O que você orienta aos professores
na elaboração de questões objetivas (fechadas)?
Elaborar
as questões fechadas diversificadas com verdadeiro e falso, marcar com um (x)
alternativas de respostas. A B e C.
Que
as questões inspirem a confiança na resposta para evitar chute/dedução.
|
4)
Com relação a quantidade de questões
e a valorização, qual a sua orientação?
Sigo
as orientações de acordo com as recebidas na agenda do supervisor. Que todos os
acertos tenham o mesmo valor, evitando ultrapassar quatro décimos.
Exemplos:
Para
avaliações com valorização de 6,0 pontos . sugere-se: 20 acertos com 0,3
pontos.
Para
avaliações com valorização de 12,0 pontos.
40 acertos de 0,3 pontos.
Para
avaliações de 10 pontos. 25 acertos de 0,4 pontos.
|
5)
Com relação ao conteúdo da avaliação,
o que você observa e orienta?
Priorizar
os conteúdos que foram introduzidos e/ou foram sistematizados no bimestre. Que
tenham textos e imagens para análise e as questões ofereçam aos alunos um
momento de reflexão para que coloquem em prática o que apreenderam.
|
6)
O que não pode conter numa
avaliação?
Questões
mal elaboradas, pegadinhas e falta de bom senso.
|
7)
No momento da correção da avaliação,
o que você considera importante?
Além
das expectativas quanto aos resultados finais é importante também verificar
os caminhos que foram percorridos para chegar a tais resultados.
Observar
por exemplo: o meu aluno é ótimo ,
porém hoje ele não teve um bom resultado, sendo assim vou dar uma nova
oportunidade para que ele recupere.
Em
caso de dúvida pode pedir para que
determinado aluno explique o que quis dizer naquela questão.
O aluno pode aprender com a prova/ avaliação que foi feita.
|
8)
Após a correção da avaliação o que
você orienta?
Após
a avaliação sugiro que os professores utilizem, as mesmas, para uma analise
junto aos alunos, conversando sobre o que foi positivo e negativo e refazendo
as questões nas quais os alunos
demonstraram dificuldades.
Para
a recuperação paralela, indico para que retorne aos conteúdos e/ou conceitos
ainda não apreendidos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário