Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 15 de agosto de 2015

Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa/6º ano

INSTRUÇÕES:
Preencha o cabeçalho
Leia sempre atentamente todas as questões antes de respondê-las
Faça letra legível, evite rasuras e use caneta azul ou preta
Faça revisão antes de entregar a prova e BOA SORTE!
A prova consta de 25 acertos de 0,4 pontos
Lenda do guaraná
            Em uma aldeia dos índios Maués havia um casal, com um único filho, muito bom, alegre e saudável. Era muito querido por todos de sua aldeia, o que levava a crer que no futuro seria um grande chefe guerreiro.
            Isto fez com que Jurupari, o deus do mal, sentisse muita inveja do menino. Por isso resolveu mata-lo. Então Jurupari transformou-se numa enorme serpente e, enquanto o indiozinho estava distraído, colhendo frutinhas na floresta, ela atacou e matou a pobre criança.
            Seus pais, que de nada desconfiavam, esperaram em vão pela volta do indiozinho, até que o sol foi embora. Veio a noite e a lua começou a brilhar no céu iluminando toda a floresta. Seus pais já estavam desesperados com a demora do menino. Então toda a tribo se reuniu para procura-lo.
            Quando o encontrou morto na floresta, uma grande tristeza tomou conta da tribo. Ninguém conseguia conter as lágrimas. Neste exato momento uma grande tempestade caiu sobre a floresta e um raio veio atingir bem de perto do corpo do menino.
            Todos ficaram muito assustados. A índia-mãe disse: “- É Tupã que se compadece de nós. Quer que enterremos os olhos de meu filho, para que nasça uma fruteira, que será nossa felicidade”.
            Assim foi feito. Os índios plantaram os olhinhos da criança e imediatamente, conforme o desejo de Tupã, o rei do trovão. Alguns dias se passaram e no local nasceu uma plantinha que os índios ainda não conheciam. Era o guaranazeiro. É por isso que os frutos do guaraná são sementes negras rodeadas por uma película branca, muito semelhante a um olho humano. Agora, diz aí, quem não gosta de guaraná?        (tribo do guaraná-artigo da internet)

1-      Leia o trecho “Em uma aldeia dos índios Maués havia um casal, com um único filho, muito bom, alegre e saudável. Era muito querido por todos de sua aldeia, o que levava a crer que no futuro seria um grande chefe guerreiro”.    Por este trecho podemos afirmar que o texto é uma:
(    ) notícia
(    ) propaganda
(    ) história

2-      Na frase “Isto fez com que Jurupari, o deus do mal, sentisse inveja do menino”, a palavra grifada faz referência a:
(    ) ao fato do indiozinho ser muito querido
(    ) aos pais do indiozinho
(    ) à enorme serpente


3-      No trecho “... enquanto o indiozinho estava distraído, colhendo frutinhas na floresta, ela atacou e matou a pobre criança”, as palavras grifadas dão ideia de que o índio:
(    ) era indefeso
(    ) estava perdido na floresta
(    ) era medroso

4-      Da saída do indiozinho até o momento em que a família o encontra, passaram-se:
(    ) dois dias
      (    ) algumas horas
      (    ) uma semana

5-      Leia o trecho “Isto fez com que Jurupari, o deus do mal, sentisse muita inveja,,,” Marque a frase em que a vírgula é utilizada da mesma maneira.
(    ) ... com um único filho, muito bom, alegre e saudável.
(    ) agora, diz aí, quem não gosta de guaraná?
(    ) Brasil, país do futebol, é também o país do guaraná.

6-      De acordo com o texto, a frase que explica como o guaraná nasceu é:
(    ) “Diz a lenda que o guaraná nasceu de uma paixão”.
(    ) “Os índios plantaram os olhinhos da criança e dias depois nasceu uma planta: o guaranazeiro”.
(    ) “Nascia na Fazenda Santa Helena o laboratório para produção do guaraná”.

7-      No trecho “... è Tupã que se compadece de nós. Quer que enterremos os olhos de meu filho, para que nasça uma fruteira, que será nossa felicidade”, as aspas são utilizadas para:
(    ) Marcar a oração dos índios
(    ) destacar a fala de Tupã
(    ) marcar a fala da mãe do indiozinho

8-      No trecho “... ela atacou e matou a pobre criança, a expressão grifada significa que o índio:
(    ) não tem o necessário para viver
(    ) é um mendigo
(    ) inspira compaixão



9-      A frase “Agora diz aí, quem não gosta de guaraná? , é um jeito popular do adolescente falar. Se fosse escrita para pessoas idosas ficaria
 (    ) A maioria das pessoas gostam de guaraná, não é?
       (    ) Só bobo não se liga em guaraná!
       (    ) Galera, quem não gosta de guaraná?

10-  Os frutos do guaraná são parecidos com os olhos humanos porque são:
(    ) frutos mágicos de deus Tupã
      (    ) sementes negras rodeadas por uma película branca.
      (    ) os olhinhos da criança da tribo Maués.

11-   Na frase”... enquanto o indiozinho estava distraído, colhendo frutinhas na floresta,...” A palavra em negrito pode ser substituído por que palavra sem perder o sentido original.
(    ) atento
      (    ) pensativo
      (    ) indignado

12-   “Quando o encontraram morto na floresta, uma grande tristeza tomou conta da tribo.” Qual o antônimo da palavra em negrito.
(    ) alegria
      (    ) dor
      (    ) angústia

13-  Qual o objetivo principal do texo


(    ) ensinar fazer guaraná
      (    ) contar a lenda do guaraná
   
     (    ) informar onde surgiu o guaraná
     (    ) falar sobre os índios Maués
    


14-  Numa das seguinte frases, há uma flexão de plural grifada erradamente, marque-a:
a)      (    ) os escrivães serão beneficiados por esta lei.
b)      (    ) o número mais importante é o dos anõezinhos.
c)      (    ) faltam os hifens nesta relação de palavras.
d)     (    ) Fulano e Beltrano são dois grandes carácteres.
e)      (    ) os répteis são animais ovíparos.


15-  Assinale a alternativa em que está correta a formação do plural:
a)      (    ) cadáver – cadáveres;
b)      (    ) gavião – gaviões
c)      (    ) fuzil – fuzíveiis
d)       (    ) mal – maus;
e)      (    ) atlas – os atlas
              TEXTO 2
     A LUA NO CINEMA
    A lua foi ao cinema,
    passava um filme engraçado,
    a história de uma estrela
    que não tinha namorado.
    Não tinha porque era apenas
    uma estrela bem pequena,
    dessas que, quando apagam,
    ninguém vai dizer, que pena!
    Era uma estrela sozinha,
    ninguém olhava pra ela,
    e toda a luz que tinha
    cabia numa janela.
    A lua ficou tão triste
    com aquela história de amor,
    que até hoje a lua insiste:
    Amanheça, por favor!
         LEMINSKI, Paulo
   16- De acordo com o poema "A lua no cinema", a estrela
    A) era pequena e solitária.             
    B) parecia grande na janela.
    C) tinha um namorado apaixonado.   
    D) viveu uma bela história de amor.
  17- O último verso "– Amanheça, por favor!" sugere que a lua
  A) achou o filme da estrela que tinha namorado engraçado. 
  B) acreditava que a estrela era pequena e sem graça.
  C) desejava esquecer a história da estrela solitária.      
  D) gostava mais do dia do que da noite.
  18- O texto "A lua no cinema" é um poema por usar
   A) orações.
   B) períodos. 
   C) parágrafos. 
   D) versos.
   19- Da leitura do poema percebe-se que a estrela
    A) era um astro insignificante. 
    B) era uma artista engraçada. 
    C) tinha inveja da lua.  
    D) tinha uma história feliz.

          
           20- O poema trata
          A) da solidão. 
         B) da tristeza. 
         C) da amizade. 
         D) do ciúme.

      21-Numere a segunda coluna de acordo com antônimo das palavras corretamente.

   A_ (   )doente           (    )idoso
   B- (    )jovem            (    )saudável
  C_  (    )calmo            (    )conversador
  D_ (   )grande             (    )pequeno
  E_ (   )calado              (      )nervoso
  


Boa prova!











Nenhum comentário:

Postar um comentário