sábado, 1 de agosto de 2015

O NOME PRÓPRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Dicas para trabalhar o nome próprio em 10 passos.

Por que alfabetizar com nome próprio?

A importância de trabalhar com o nome para dar início às reflexões sobre o sistema de escrita na Educação Infantil, que inicia no maternal e segue aumentando as possibilidades/ dificuldades até o 2º período , primeiro ano do ensino fundamental e assim sucessivamente...

Caio. Lívia.João...Todos nós temos um nome, mas imagine se não tivéssemos um nome. No meio de milhões de outras pessoas, como seríamos diferenciados? A importância dessa palavra levou muitos linguistas e antropólogos a acreditar que a escrita foi fonetizada por causa dos nomes próprios, uma vez que os pictogramas não davam conta de codificá-los e registrar a diversidade de indivíduos. Atualmente, é difícil conceber uma sociedade que não utiliza o nome próprio para registrar a diferença – e, por conseguinte, a identidade – de cada membro.
Diante disso, como pensar, então, numa forma mais significativa para dar início à alfabetização escolar?
As crianças, aliás, intuem a importância do nome mesmo sem saber escrever. Do nome próprio à compreensão do sistema alfabético de escrita
As principais referências sobre o aprendizado da língua escrita
O trabalho com nome próprio na sala de aula já virou objeto de muitas pesquisas. No entanto, alguns estudos se tornaram referência para quem quer entender como se dá o processo de aquisição da língua escrita pelas crianças e qual o papel do professor nesse caminho.

1º Passo
Reconhecimento do nome/identidade.
O professor pode fazer o crachá/ficha com foto para que os alunos, na rodinha comece a identificar sua própria ficha e a ficha dos colegas.

2º Passo
Ficha com nome/quebra cabeça do nome
Utilizar a ficha apenas com a escrita do nome, sem fotos. Para que os alunos identifiquem o nome escrito.Montar quebra cabeça do nome.
3º Passo
Semelhança entre os nomes
Descobrir as semelhanças e diferenças entre o próprio nome e o nome dos coleguinhas.
Colocar anexadas ao quadro os nomes parecidos.
Ex: JOÃO E JOANA
       CAIO E CARINA
       MARIA E MARIANA
Obs: aproveitar para explorar os finais parecidos em Joana, Marina e Carina...etc.

4º Passo
Musica e brincadeiras com nomes
Para que os desafios variem, é importante pensar em diversas formas de realizar a chamada. Uma delas é cantar parlendas conhecidas pelas crianças, como:
 “Quem foi que comeu pão na casa do João”.
Solicitar que os alunos identifiquem o próprio crachá no meio da roda. O professor pode aumentar a dificuldade propondo que o nome identificado seja o de um colega. Outra possibilidade é encobrir parte do nome e perguntar de quem pode ser aquele.

5º Passo
Brincando de carteiro
Outra possibilidade é o faz de conta de carteiro. Vestida com um colete e carregando uma bolsinha com crachás com os nomes da turma, uma das crianças recebe o desafio de entregar o cartão correspondente a cada colega.

6º Passo
Bingo com nomes
A lógica do bingo de nomes é a mesma do jogo com números. Cada criança recebe uma cartela feita pelo professor com alguns nomes da turma (de quatro a oito). A cada rodada, o docente sorteia um e pede que os pequenos o procurem no cartão. Após um tempo, escreve na lousa para que ninguém esqueça quais já foram falados. A primeira criança que conseguir identificar todos os nomes de sua cartela ganha a brincadeira. Para aumentar o desafio da atividade, o professor pode escolher nomes muito parecidos entre si.
7º Passo
Forca de nomes
Depois de eleger o nome de uma das crianças da turma, o professor pede que os pequenos digam as letras que eles acham que compõem a palavra. Quando uma delas estiver correta, o docente a escreve na lousa. Caso esteja errada, ele desenha uma parte do corpo do boneco que está com a corda no pescoço.
8º Passo
Escrita de nomes

Na Educação Infantil, as crianças costumam realizar diversas atividades de desenho e pintura. Para diferenciar as produções de cada uma, o professor costuma pedir à turma que nomeie todo trabalho que fizer. Essa ação pode ser feita com base na cópia de um modelo ou sem nenhum suporte, caso a criança já saiba escrevê-lo.
9º passo
Leitura e escrita de listas
Depois de checar quem está na sala, o professor pode pedir aos alunos que anotem no quadro o nome dos ausentes. A lista poderá ser utilizada para a merendeira saber quanto de comida deverá fazer ou para registrarem numa folha o nome de quem faltou. Outra possibilidade é pedir às crianças que identifiquem na lista de chamada quais serão os ajudantes do dia.

10º Passo.
Escrita do nome completo/2º período em diante.
Após o aluno reconhecer o primeiro nome ira acrescentando os sobrenomes para reconhecimento e escrita.

                                                                         Algumas ideias de sugestões foram extraídas de:

                                                                           http://revistaescola.abril.com.br/nome-proprio

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