Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 31 de outubro de 2020

PLANO DE AULA : HALLOUWEEN - EDUCAÇÃO INFANTIL














            
  ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

CARTAZ COM O  POEMA: QUE SUJEIRA! ( PEDRO BANDEIRA)

CASA DE BRUXA TEM RATO,
SAPO, MORCEGO E CORUJA.
PRA QUE É QUE SERVE A VASSOURA,
            SE A CASA DELA É TÃO SUJA?
  • Apresente o  cartaz, com texto escrito em letras de imprensa maiúscula;
  • Leia em voz alta  com entonação,
  • Leia pausadamente, passando o dedo em cima de cada palavra;
  • Leia junto com os alunos, depois somente os alunos.(Repetir a leitura auxilia os alunos  familiarizar com  o texto e com as palavras do mesmo).
  •  Aponte para o texto (usando régua ou dedo)mostrando que a leitura é feita da esquerda para a direita e de cima para baixo.

O EU, O OUTRO E O NÓS.
  • Conversar sobre o poema: O que tem na casa da bruxa? 
  • E na sua casa?
  • Em sua opinião a casa da bruxa é suja ou limpa?
  • Para que serve a vassoura em sua casa? E na casa da bruxa para que serve a vassoura?

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES .

















  • Apresente o texto novamente, narrando e mostrando fantoches das imagens.
  • Aponte para os personagens(sapo, morcego, coruja) e peça que as crianças digam o nome.
  • Repita o procedimento com todos os desenhos/fantoches.
  • Quantos animais foram mencionados no texto?Vamos contar?
  • Preparar uma mesa com  alimentos para degustar com as crianças.
  • Usando a imaginação e a criatividade para enfeitar o espaço!











TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Música para cantar!


A BRUXA NÃO É DE NADA, A BRUXA NÃO É DE NADA,
É PURA MARMELADA
A BRUXA NÃO É DE NADA
A BRUXA NÃO É DE NADA,
É PURA MARMELADA!
PUXA! PUXA! PUXA A VASSOURA DA BRUXA!
PUXA! PUXA! PUXA A VASSOURA DA BRUXA!
  • Cantar outras  músicas de bruxinhas
  • Fazer dobradura da bruxinha ;
  •  Enfeitar a bruxinha com cabelinhos de papel crepom.
CORPO, GESTOS E MOVIMENTO

  • Cantar as músicas batendo palmas e dançando.
  • Vendar os olhinhos de uma criança , caracterizada o com chapeuzinho de bruxa/bruxo e pedir que ela encontre os coleguinhas pelo som da voz!
                       PUXA! PUXA! PUXA A VASSOURA DA BRUXA!




QUE SUJEIRA!

















CASA DE BRUXA TEM RATO,
















SAPO,















 MORCEGO












 E CORUJA.


















PRA QUE É QUE SERVE A VASSOURA,















SE A CASA DELA É TÃO SUJA?




Nenhum comentário:

Postar um comentário