Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 10 de outubro de 2020

PLANO DE AULA REMOTA: POESIA DO ELEFANTINHO/ EDUCAÇÃO INFANTIL

 




ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


Ø  LER A POESIA “O ELEFANTINHO” DE VINÍCIUS DE MORAES PARA A CRIANÇA.



EXPLORAR A POESIA, O QUE O ELEFANTINHO ESTAVA FAZENDO? PARA ONDE ELE ESTAVA INDO? DE QUEM ELE ESTAVA COM MEDO? SERÁ QUE O ELEFANTINHO TINHA MOTIVOS   PARA   TER   MEDO, POR QUÊ?  CONVERSAR   COM A   CRIANÇA    SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO ELEFANTE E FAZER UM DESENHO.

Ø  A CRIANÇA DEVERÁ RECITAR A POESIA DO ELEFANTINHO E FAZER UMA GRAVAÇÃO.

Ø  IDENTIFICAR TODAS AS LETRINHAS NA POESIA. PROCURAR EM REVISTAS E JORNAIS A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA ELEFANTE, FAZER O RECORTE.

COM A AJUDA DE UM ADULTO LISTAR O NOME DE ANIMAIS DOMÉSTICOS (ANIMAIS DO NOSSO CONVÍVIO) E UMA LISTA DE ANIMAIS SELVAGENS (ANIMAIS QUE VIVEM NA FLORESTA). 



O EU, O OUTRO E O NÓS

Ø  NA POESIA   DO   ELEFANTINHO, O   ELEFANTE   DEMONSTRA    TER   MEDO    DO PASSARINHO. UM ADULTO DEVERÁ CONVERSAR COM A CRIANÇA NO INTUITO DE DESCOBRIR SE ELA TEM MEDO DE ALGO E POR QUÊ. ACOLHER E ESCUTAR SÃO AS MELHORES SOLUÇÕES!

Ø  TRABALHAR COM A HISTÓRIA DO ELEFANTE “GILDO”, (UM ELEFANTINHO CORAJOSO, PORÉM TINHA MEDO DE BEXIGA). ILUSTRAR ATRAVÉS DE UM DESENHO A PARTE DA HISTÓRIA QUE A CRIANÇA MAIS GOSTOU.

PERGUNTAR A CRIANÇA QUAL É A COR PREFERIDA DELA, LISTAR OS OBJETOS DE CASA QUE POSSUEM ESSA COR.

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES 

Ø  RELACIONAR OS NUMERAIS ÀS QUANTIDADES DE 1 ATÉ 3. NA ATIVIDADE GRÁFICA A CRIANÇA DEVE CONTAR A QUANTIDADE DE ELEFANTINHOS E DEPOIS MARCAR COMUM (X) O NUMERAL REFERENTE.

Ø  MODELAR O ELEFANTINHO UTILIZANDO MASSINHA.

Ø  DESENHAR UMA AMARELINHA NO QUINTAL DE CASA UTILIZANDO GIZ OU FITA ADESIVA (NUMERAR E DEIXAR A CRIANÇA PULAR).

Ø  CONFECCIONAR UM JOGO DE BOLICHE UTILIZANDO GARRAFAS PET (NUMERAR DE 0 A 5) E FAZER O REGISTRO DOS PONTOS OBTIDOS PELOS PARTICIPANTES.


TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


Ø  ENROLAR BOLINHAS DE PAPEL CREPOM COM AS PONTINHAS DOS DEDOS E COLAR DENTRO DA LETRA E.

Ø  TRABALHAR E EXPLORAR   A HISTÓRIA “QUAL É A COR DO AMOR”. APROVEITAR E ENFATIZAR AS CORES COM AS CRIANÇAS. NA ATIVIDADE GRÁFICA AS CRIANÇAS DEVEM PINTAR OS ELEFANTES DAS CORES INDICADAS.

CONFECCIONAR UM ELEFANTINHO JUNTAMENTE COM A FAMÍLIA FEITO DE GARRAFA DE AMACIANTE.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTO

Ø  COLOCAR A MÚSICA DO “ILIBUM” PARA AS CRIANÇAS CANTAREM E FAZEREM OS GESTOS. (IMITAR O ELEFANTE, O COELHO, O MACACO, A FORMIGA E AS CRIANÇAS).

Ø  MÚSICA DA XUXA; O ELEFANTE TROMBINHA.

Ø  CANTAR E FAZER OS MOVIMENTOS DA MÚSICA “ ARCO ÍRIS” DA XUXA.

Ø  BRINCAR DE DESENHAR O CORPINHO UTILIZANDO GIZ (A CRIANÇA DEITA NO CHÃO E UM ADULTO FAZ O CONTORNO DO CORPINHO). DEIXAR A CRIANÇA NOMEAR AS PARTES DO CORPO.

Ø  MÚSICA INFANTIL UM ELEFANTE SE BALANÇAVA – OS DEZ ELEFANTES SE BALANÇAVAM (TRABALHAR NUMERAIS E QUANTIDADES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário