sábado, 31 de outubro de 2020

PLANO DE AULA : HALLOUWEEN - EDUCAÇÃO INFANTIL














            
  ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

CARTAZ COM O  POEMA: QUE SUJEIRA! ( PEDRO BANDEIRA)

CASA DE BRUXA TEM RATO,
SAPO, MORCEGO E CORUJA.
PRA QUE É QUE SERVE A VASSOURA,
            SE A CASA DELA É TÃO SUJA?
  • Apresente o  cartaz, com texto escrito em letras de imprensa maiúscula;
  • Leia em voz alta  com entonação,
  • Leia pausadamente, passando o dedo em cima de cada palavra;
  • Leia junto com os alunos, depois somente os alunos.(Repetir a leitura auxilia os alunos  familiarizar com  o texto e com as palavras do mesmo).
  •  Aponte para o texto (usando régua ou dedo)mostrando que a leitura é feita da esquerda para a direita e de cima para baixo.

O EU, O OUTRO E O NÓS.
  • Conversar sobre o poema: O que tem na casa da bruxa? 
  • E na sua casa?
  • Em sua opinião a casa da bruxa é suja ou limpa?
  • Para que serve a vassoura em sua casa? E na casa da bruxa para que serve a vassoura?

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES .

















  • Apresente o texto novamente, narrando e mostrando fantoches das imagens.
  • Aponte para os personagens(sapo, morcego, coruja) e peça que as crianças digam o nome.
  • Repita o procedimento com todos os desenhos/fantoches.
  • Quantos animais foram mencionados no texto?Vamos contar?
  • Preparar uma mesa com  alimentos para degustar com as crianças.
  • Usando a imaginação e a criatividade para enfeitar o espaço!











TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Música para cantar!


A BRUXA NÃO É DE NADA, A BRUXA NÃO É DE NADA,
É PURA MARMELADA
A BRUXA NÃO É DE NADA
A BRUXA NÃO É DE NADA,
É PURA MARMELADA!
PUXA! PUXA! PUXA A VASSOURA DA BRUXA!
PUXA! PUXA! PUXA A VASSOURA DA BRUXA!
  • Cantar outras  músicas de bruxinhas
  • Fazer dobradura da bruxinha ;
  •  Enfeitar a bruxinha com cabelinhos de papel crepom.
CORPO, GESTOS E MOVIMENTO

  • Cantar as músicas batendo palmas e dançando.
  • Vendar os olhinhos de uma criança , caracterizada o com chapeuzinho de bruxa/bruxo e pedir que ela encontre os coleguinhas pelo som da voz!
                       PUXA! PUXA! PUXA A VASSOURA DA BRUXA!




QUE SUJEIRA!

















CASA DE BRUXA TEM RATO,
















SAPO,















 MORCEGO












 E CORUJA.


















PRA QUE É QUE SERVE A VASSOURA,















SE A CASA DELA É TÃO SUJA?




ATIVIDADE REMOTA: POEMA QUE SUJEIRA - PEDRO BANDEIRA

                                   QUE SUJEIRA!

















CASA DE BRUXA TEM RATO,
















SAPO,















 MORCEGO











 E CORUJA.


















PRA QUE É QUE SERVE A VASSOURA,















SE A CASA DELA É TÃO SUJA?




domingo, 25 de outubro de 2020

sábado, 10 de outubro de 2020

PLANO DE AULA REMOTA: POESIA DO ELEFANTINHO/ EDUCAÇÃO INFANTIL

 




ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


Ø  LER A POESIA “O ELEFANTINHO” DE VINÍCIUS DE MORAES PARA A CRIANÇA.



EXPLORAR A POESIA, O QUE O ELEFANTINHO ESTAVA FAZENDO? PARA ONDE ELE ESTAVA INDO? DE QUEM ELE ESTAVA COM MEDO? SERÁ QUE O ELEFANTINHO TINHA MOTIVOS   PARA   TER   MEDO, POR QUÊ?  CONVERSAR   COM A   CRIANÇA    SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO ELEFANTE E FAZER UM DESENHO.

Ø  A CRIANÇA DEVERÁ RECITAR A POESIA DO ELEFANTINHO E FAZER UMA GRAVAÇÃO.

Ø  IDENTIFICAR TODAS AS LETRINHAS NA POESIA. PROCURAR EM REVISTAS E JORNAIS A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA ELEFANTE, FAZER O RECORTE.

COM A AJUDA DE UM ADULTO LISTAR O NOME DE ANIMAIS DOMÉSTICOS (ANIMAIS DO NOSSO CONVÍVIO) E UMA LISTA DE ANIMAIS SELVAGENS (ANIMAIS QUE VIVEM NA FLORESTA). 



O EU, O OUTRO E O NÓS

Ø  NA POESIA   DO   ELEFANTINHO, O   ELEFANTE   DEMONSTRA    TER   MEDO    DO PASSARINHO. UM ADULTO DEVERÁ CONVERSAR COM A CRIANÇA NO INTUITO DE DESCOBRIR SE ELA TEM MEDO DE ALGO E POR QUÊ. ACOLHER E ESCUTAR SÃO AS MELHORES SOLUÇÕES!

Ø  TRABALHAR COM A HISTÓRIA DO ELEFANTE “GILDO”, (UM ELEFANTINHO CORAJOSO, PORÉM TINHA MEDO DE BEXIGA). ILUSTRAR ATRAVÉS DE UM DESENHO A PARTE DA HISTÓRIA QUE A CRIANÇA MAIS GOSTOU.

PERGUNTAR A CRIANÇA QUAL É A COR PREFERIDA DELA, LISTAR OS OBJETOS DE CASA QUE POSSUEM ESSA COR.

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES 

Ø  RELACIONAR OS NUMERAIS ÀS QUANTIDADES DE 1 ATÉ 3. NA ATIVIDADE GRÁFICA A CRIANÇA DEVE CONTAR A QUANTIDADE DE ELEFANTINHOS E DEPOIS MARCAR COMUM (X) O NUMERAL REFERENTE.

Ø  MODELAR O ELEFANTINHO UTILIZANDO MASSINHA.

Ø  DESENHAR UMA AMARELINHA NO QUINTAL DE CASA UTILIZANDO GIZ OU FITA ADESIVA (NUMERAR E DEIXAR A CRIANÇA PULAR).

Ø  CONFECCIONAR UM JOGO DE BOLICHE UTILIZANDO GARRAFAS PET (NUMERAR DE 0 A 5) E FAZER O REGISTRO DOS PONTOS OBTIDOS PELOS PARTICIPANTES.


TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


Ø  ENROLAR BOLINHAS DE PAPEL CREPOM COM AS PONTINHAS DOS DEDOS E COLAR DENTRO DA LETRA E.

Ø  TRABALHAR E EXPLORAR   A HISTÓRIA “QUAL É A COR DO AMOR”. APROVEITAR E ENFATIZAR AS CORES COM AS CRIANÇAS. NA ATIVIDADE GRÁFICA AS CRIANÇAS DEVEM PINTAR OS ELEFANTES DAS CORES INDICADAS.

CONFECCIONAR UM ELEFANTINHO JUNTAMENTE COM A FAMÍLIA FEITO DE GARRAFA DE AMACIANTE.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTO

Ø  COLOCAR A MÚSICA DO “ILIBUM” PARA AS CRIANÇAS CANTAREM E FAZEREM OS GESTOS. (IMITAR O ELEFANTE, O COELHO, O MACACO, A FORMIGA E AS CRIANÇAS).

Ø  MÚSICA DA XUXA; O ELEFANTE TROMBINHA.

Ø  CANTAR E FAZER OS MOVIMENTOS DA MÚSICA “ ARCO ÍRIS” DA XUXA.

Ø  BRINCAR DE DESENHAR O CORPINHO UTILIZANDO GIZ (A CRIANÇA DEITA NO CHÃO E UM ADULTO FAZ O CONTORNO DO CORPINHO). DEIXAR A CRIANÇA NOMEAR AS PARTES DO CORPO.

Ø  MÚSICA INFANTIL UM ELEFANTE SE BALANÇAVA – OS DEZ ELEFANTES SE BALANÇAVAM (TRABALHAR NUMERAIS E QUANTIDADES).