Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sexta-feira, 25 de março de 2016

Plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental- Tema circo

Tema: Dia do Circo!!





O circo é o lugar mágico que alimenta a fantasia.

A riqueza de suas atrações e a arte fantástica de seus profissionais emocionam pessoas de todas as idades.
O dia 27 de março foi escolhido como o dia do Circo em homenagem ao palhaço Piolin nascido, nesta data, em 1897.
O Palhaço Pirulito era o mais engraçado do Circo Arrelia, mas um dia ele apareceu com uma carinha triste. Ele havia perdido a alegria e não conseguia encontrá-la. Junto com o Palhaço Chicotinho e a bailarina Talita eles vão descobrir quem roubou a alegria do palhaço?


1º Momento: Contar a história ....
Quem Roubou a Alegria do Palhaço?

Autora: Gerusa Rodrigues Pinto
Editora Fapi-LTDA



No circo Arrelia, os palhaços viviam levando alegria para todas as crianças. Quando apareciam no picadeiro, cada palhaço era mais engraçado que o outro. 
Um se equilibrava sobre uma roda, outro tocava tuba.
Mas, o mais engraçado era o palhaço Pirulito. Ele fazia muitas estrepolias: dava cambalhotas e fazia malabarismo.
Certo dia, Pirulito apareceu com a carinha muito triste.
— Porque você está triste, meu amigo?
— Você não vai acreditar, mas eu perdi a alegria e não consigo encontra-la em nenhum lugar.
Talita, a menina que andava sobre uma bola, ouvindo a conversa, disse a Pirulito:
— Não se preocupe, eu vou ajudá-lo. E lá se foram os dois à procura da alegria perdida.
Vendo o trapezista, eles perguntaram:
— Você viu onde foi a alegria do palhaço Pirulito?
— Não, eu não vi. Pergunta ao homem que anda na corda-bamba,talvez ele saiba.
Então, eles perguntaram ao homem que andava na corda-bamba. Ele também disse que não havia visto a alegria do palhaço Pirulito. Mas, ele deu uma sugestão:
— Por que vocês não procuram o mágico Xaulim?
Ele é um sujeito misterioso, talvez tenha escondido a alegira do palhaço dentro de sua cartola.
Talita e Pirulito foram à procura do alojamento do mágico Xaulim.
Como tudo ali era estranho, Talita e Pirulito ficaram com medo e esconderam-se atrás de um baú.
O mágico chegou, tirou a cartola, deixou-a sobre a mesa e foi dormir.
Quando o mágico estava num sono profundo, eles saíram bem devagarinho, pegaram a cartola e saíram correndo.
Mas, uma coisa muito estranha aconteceu.
Enquanto eles corriam, da cartola saíam gargalhadas e mais gargalhadas.
Pirulito e Talita ficaram intrigados e resolveram olhar.
E lá dentro bem escondida, eles viram a alegria do palhaço Pirulito, que o mágico Xaulim havia roubado.
Mais que depressa, Talita colocou a cartola na cabeça do palhaço Pirulito.
Que transformação!...
Voltou a alegria do palhaço!
Ele pulava, fazia piruetas e mil palhaçadas, que boas gargalhadas em todos que estavam no circo.
Durante o espetáculo, Pirulito estava impossível. Ele fez tantas, palhaçadas, que tirou a graça dos outros
palhaços.
Por isso, Pirulito foi escolhido para ser o Rei dos palhaços.

Fazer a interpretação oral do texto

2º Momento: Atividade escrita

Interpretação escrita e registro no caderno.

3º Momento: Artes
                Fazer um palhacinho amarrado no barbante....Fica lindo!.





4º Momento: História ginasticada....


Era uma vez um palhacinho que estava muito triste. Ele estava cansado de ficar no circo.Resolveu, então, fugir para uma floresta.Ele arrumou o cabelo e saiu muito contente pulando que nem sapo (saltar)Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas elas. (zig zag)No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado) Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando seu caminho. O palhacinho começou a empurra-la. Empurrou, empurrou (empurrar) até que ela saiu do caminho.Mas adiante havia uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar. O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar) Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imita-lo. (saltar como um canguru.)Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar um canguru voador ( pular e bater com os braços)Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o outro (pular com o pé direito) , depois só com o pé esquerdo (pular com o pé esquerdo).A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com medo. A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo.Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito cansado. (andar em zig zag bem devagar), sua garganta doía e ele fazia assim (respirar ofegante)O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos abertos por muito tempo (piscar).Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças. O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono. Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa. (exercício de respiração). 

(RETIRADO DO BLOG ESCOLA SEM MIMEOGRAFO)

• - Levar um palhacinho para a sala de aula;

• -Ler o texto pausadamente, enquanto a “monitora” caminha junto aos alunos fazendo os gestos e expressões solicitadas.
• (triste...fugir....pular....)


• Depois da leitura e movimento, colocar o CD com a música da Xuxa:

 O Palhacinho Atrapalhado.

• Era um palhacinho, muito atrapalhado
Dava piruetas, fazia caretas
Sempre que pulava, a calça caia
Ele ria, ele chorava e o público aplaudia
Esse palhacinho, tinha um monociclo
Dava muitas voltas, ao redor do circo
Sempre que parava, a calça caia
Ele ria, ele chorava e o público aplaudia

Corre, corre,corre palhacinho
Segura, segura, segura essa calça
Só mais uma vez, só pra gente rir
Que palhaço mais engraçado, deixou ela cair

Pula, pula, pula palhacinho
Segura, segura, segura essa calça
Só mais uma vez, só pra gente rir
Que palhaço, mais engraçado, deixou ela cair

Bem no finalzinho da apresentação
O nosso palhacinho mexia o popozão
Sempre que dançava, a calça caia
Ele ria, ele chorava e o público aplaudia
• 
• -Cantar de fazer a coreografia junto aos alunos


Avaliação: A avaliação será através da observação e realização das atividades propostas.

2 comentários:

  1. Ótimo esse plano de aula para o dia do circo.Vou adaptá-lo para a educação infantil. (selma)

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse plano de aula para o dia do circo.Obrigada pelas ideias( Giovana)

    ResponderExcluir