ORGANIZAÇÃO
DOS CONTEÚDOS EM BIMESTRES – 1° ANO – ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
EIXOS
|
1° BIMESTRE
|
2° BIMESTRE
|
3° BIMESTRE
|
4° BIMESTRE
|
NÚMEROS E OPERAÇÕES
|
·
Os números: usos e funções.
·
Números ordinais usuais.
·
Contagem e recontagem.
·
Correspondência um a um.
·
Quantidades descontínuas
·
Representação dos números: leitura e escrita.
·
Identificação de quantidades.
·
Comparação de quantidades.
·
Resolução e elaboração de situações-problema (desafios)
envolvendo as ideias do campo aditivo
a) Adição: ideia de juntar, reunir e
acrescentar parcelas.
b) Subtração: ideia de separar, retirar,
comparar e completar quantidades.
|
·
Estimativa.
·
Contagem, recontagem
·
Sobrecontagem.
·
Correspondência um a um.
·
Identificação de quantidades.
·
Comparação de quantidades.
·
Contagem crescente
e decrescente.
·
Antecessor e
sucessor.
·
Regras das sequências
numéricas.
·
Agrupamentos
variados (um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.).
·
Resolução e elaboração de situações-problema (desafios)
envolvendo as ideias do campo aditivo
a) Adição: ideia de juntar, reunir e
acrescentar parcelas.
b) Subtração: ideia de separar, retirar,
comparar e completar quantidades.
|
·
Correspondência um a um.
·
Comparação de quantidades.
·
Contagem crescente e decrescente.
·
Antecessor e sucessor.
·
Agrupamentos variados (um em um, de dois em dois, de
cinco em cinco, de dez em dez etc.).
·
Resolução e elaboração de situações-problema (desafios)
envolvendo as ideias do campo aditivo
a) Adição: ideia de juntar, reunir e
acrescentar parcelas.
·
Resolução e elaboração de situações-problema (desafios)
envolvendo as ideias do campo multiplicativo:
a) Multiplicação: ideia de soma de parcelas iguais.
b) Divisão: ideia de repartir uma coleção em partes
iguais.
|
·
Correspondência um a um.
·
Comparação de quantidades.
·
Contagem crescente e decrescente.
·
Antecessor e sucessor.
·
Agrupamentos variados (um em um, de dois em dois, de
cinco em cinco, de dez em dez etc.).
·
Resolução e elaboração de situações-problema (desafios)
envolvendo as ideias do campo aditivo
a) Adição: ideia de juntar, reunir e
acrescentar parcelas.
·
Resolução e elaboração de situações-problema (desafios)
envolvendo as ideias do campo multiplicativo:
a)
Multiplicação: ideia de soma de parcelas iguais.
b)
Divisão: ideia de repartir uma coleção em partes
iguais.
|
ÁLGEBRAS E FUNÇÕES
|
·
Classificação de elementos.
·
Seriação de elemento
|
·
Classificação de elementos.
·
Seriação de elemento
·
|
·
Classificação de elementos.
·
Seriação de elemento
|
·
Classificação de elementos.
·
Seriação de elemento
|
GEOMETRIA
|
·
Identificação e descrição da localização de pessoas e
objetos no espaço, a partir de um ponto de referência.
|
·
Identificação e descrição da localização de pessoas e
objetos no espaço, a partir de um ponto de referência
|
·
Descrição de
objetos comparando-os com as figuras geométricas espaciais (sem nomeá-las).
|
·
Descrição,
comparação e nome das figuras planas: círculo, quadrado, retângulo e
triângulo apresentados em diferentes disposições.
|
GRANDEZAS E MEDIDAS
|
·
Tamanho (grande, pequeno, médio, maior que, menor que,
mesmo tamanho).
|
·
Períodos do dia
(manhã, tarde e noite).
·
Dias da semana.
·
Meses do ano.
·
Datas e relações
entre períodos de tempo (antes, entre, depois, ontem, hoje, amanhã).
|
·
Volume (cheio,
vazio, mais cheio que, mais vazio que).
·
Temperatura
(quente, frio, morno).
|
·
Massa (pesado,
leve, mais pesado que, tão pesado quanto).
·
Sistema monetário
|
PROBABILIDADE E
ESTATÍSTICA
|
·
Eventos familiares envolvendo o acaso (exemplo:
acontecerá com certeza, talvez aconteça ou é impossível acontecer).
|
·
Coleta de dados
(uma variável).
·
Descrição de
resultados de uma pesquisa.
·
Comunicação de
dados (estratégias próprias).
|
·
Coleta de dados (uma variável).
·
Descrição de resultados de uma pesquisa.
·
Comunicação de dados (estratégias próprias).
|
·
Coleta de dados (uma variável).
·
Descrição de resultados de uma pesquisa.
·
Comunicação de dados (estratégias próprias).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário