Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

terça-feira, 22 de março de 2016

Planejamento para o 1º ano - Alfabetização Matemática

ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS EM BIMESTRES – 1° ANO – ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
EIXOS
1° BIMESTRE
2° BIMESTRE
3° BIMESTRE
4° BIMESTRE











NÚMEROS E OPERAÇÕES
·      Os números: usos e funções.
·      Números ordinais usuais.
·      Contagem e recontagem.
·      Correspondência um a um.
·      Quantidades descontínuas
·      Representação dos números: leitura e escrita.
·      Identificação de quantidades.
·      Comparação de quantidades.
·      Resolução e elaboração de situações-problema (desafios) envolvendo as ideias do campo aditivo
a) Adição: ideia de juntar, reunir e acrescentar parcelas.
b) Subtração: ideia de separar, retirar, comparar e completar quantidades.

  • Os números: usos e funções.
  • Números ordinais usuais.
·         Estimativa.
·         Contagem, recontagem
·         Sobrecontagem.
·         Correspondência um a um.
  • Quantidades descontínuas
  • Representação dos números: leitura e escrita.
·         Identificação de quantidades.
·         Comparação de quantidades.
  • Compor e decompor números de formas variadas (sem o uso de algoritmo)
·         Contagem crescente e decrescente.
·         Antecessor e sucessor.
·         Regras das sequências numéricas.
·         Agrupamentos variados (um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.).
·         Resolução e elaboração de situações-problema (desafios) envolvendo as ideias do campo aditivo
a) Adição: ideia de juntar, reunir e acrescentar parcelas.
b) Subtração: ideia de separar, retirar, comparar e completar quantidades.
  • Os números: usos e funções.
  • Números ordinais usuais.
  • Estimativa.
  • Cálculo mental.
  • Sobrecontagem
·         Correspondência um a um.
  • Quantidades descontínuas
  • Representação dos números: leitura e escrita.
·         Comparação de quantidades.
  • Compor e decompor números de formas variadas (sem o uso de algoritmo).
·         Contagem crescente e decrescente.
·         Antecessor e sucessor.
·         Agrupamentos variados (um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.).
  • Uso da calculadora para produzir e comparar escritas numéricas.
·         Resolução e elaboração de situações-problema (desafios) envolvendo as ideias do campo aditivo
a) Adição: ideia de juntar, reunir e acrescentar parcelas.
  • b) Subtração: ideia de separar, retirar, comparar e completar quantidades.
·         Resolução e elaboração de situações-problema (desafios) envolvendo as ideias do campo multiplicativo:
a)    Multiplicação: ideia de soma de parcelas iguais.
b)   Divisão: ideia de repartir uma coleção em partes iguais.
  • Os números: usos e funções.
  • Números ordinais usuais.
  • Estimativa.
  • Cálculo mental.
  • Sobrecontagem
·         Correspondência um a um.
  • Quantidades descontínuas
  • Representação dos números: leitura e escrita.
·         Comparação de quantidades.
  • Compor e decompor números de formas variadas (sem o uso de algoritmo).
·         Contagem crescente e decrescente.
·         Antecessor e sucessor.
·         Agrupamentos variados (um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.).
  • Uso da calculadora para produzir e comparar escritas numéricas.
·         Resolução e elaboração de situações-problema (desafios) envolvendo as ideias do campo aditivo
a) Adição: ideia de juntar, reunir e acrescentar parcelas.
  • b) Subtração: ideia de separar, retirar, comparar e completar quantidades.
·         Resolução e elaboração de situações-problema (desafios) envolvendo as ideias do campo multiplicativo:
a)    Multiplicação: ideia de soma de parcelas iguais.
b)    Divisão: ideia de repartir uma coleção em partes iguais.

ÁLGEBRAS E FUNÇÕES

·                Classificação de elementos.
·                Seriação de elemento
·         Classificação de elementos.
·         Seriação de elemento
·          
·         Classificação de elementos.
·         Seriação de elemento
·         Classificação de elementos.
·         Seriação de elemento





GEOMETRIA
·         Identificação e descrição da localização de pessoas e objetos no espaço, a partir de um ponto de referência.


·         Identificação e descrição da localização de pessoas e objetos no espaço, a partir de um ponto de referência
·         Descrição de objetos comparando-os com as figuras geométricas espaciais (sem nomeá-las).

·         Descrição, comparação e nome das figuras planas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo apresentados em diferentes disposições.






GRANDEZAS E MEDIDAS
·         Tamanho (grande, pequeno, médio, maior que, menor que, mesmo tamanho).
  • Quantidade (mais, menos, a mais que, a menos que).
  • Orientação espacial (longe, perto, em cima, embaixo, perto de, longe de).

·         Períodos do dia (manhã, tarde e noite).
·         Dias da semana.
·         Meses do ano.
·         Datas e relações entre períodos de tempo (antes, entre, depois, ontem, hoje, amanhã).
  • Orientação temporal (ontem, hoje, amanhã).
·         Volume (cheio, vazio, mais cheio que, mais vazio que).
·         Temperatura (quente, frio, morno).
·         Massa (pesado, leve, mais pesado que, tão pesado quanto).
·         Sistema monetário

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
·         Eventos familiares envolvendo o acaso (exemplo: acontecerá com certeza, talvez aconteça ou é impossível acontecer).
·         Coleta de dados (uma variável).
·         Descrição de resultados de uma pesquisa.
·         Comunicação de dados (estratégias próprias).
·         Coleta de dados (uma variável).
·         Descrição de resultados de uma pesquisa.
·         Comunicação de dados (estratégias próprias).
·         Coleta de dados (uma variável).
·         Descrição de resultados de uma pesquisa.
·         Comunicação de dados (estratégias próprias).



Nenhum comentário:

Postar um comentário