terça-feira, 22 de março de 2016

Planejamento para o 1º ano - Alfabetização Matemática

ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS EM BIMESTRES – 1° ANO – ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
EIXOS
1° BIMESTRE
2° BIMESTRE
3° BIMESTRE
4° BIMESTRE











NÚMEROS E OPERAÇÕES
·      Os números: usos e funções.
·      Números ordinais usuais.
·      Contagem e recontagem.
·      Correspondência um a um.
·      Quantidades descontínuas
·      Representação dos números: leitura e escrita.
·      Identificação de quantidades.
·      Comparação de quantidades.
·      Resolução e elaboração de situações-problema (desafios) envolvendo as ideias do campo aditivo
a) Adição: ideia de juntar, reunir e acrescentar parcelas.
b) Subtração: ideia de separar, retirar, comparar e completar quantidades.

  • Os números: usos e funções.
  • Números ordinais usuais.
·         Estimativa.
·         Contagem, recontagem
·         Sobrecontagem.
·         Correspondência um a um.
  • Quantidades descontínuas
  • Representação dos números: leitura e escrita.
·         Identificação de quantidades.
·         Comparação de quantidades.
  • Compor e decompor números de formas variadas (sem o uso de algoritmo)
·         Contagem crescente e decrescente.
·         Antecessor e sucessor.
·         Regras das sequências numéricas.
·         Agrupamentos variados (um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.).
·         Resolução e elaboração de situações-problema (desafios) envolvendo as ideias do campo aditivo
a) Adição: ideia de juntar, reunir e acrescentar parcelas.
b) Subtração: ideia de separar, retirar, comparar e completar quantidades.
  • Os números: usos e funções.
  • Números ordinais usuais.
  • Estimativa.
  • Cálculo mental.
  • Sobrecontagem
·         Correspondência um a um.
  • Quantidades descontínuas
  • Representação dos números: leitura e escrita.
·         Comparação de quantidades.
  • Compor e decompor números de formas variadas (sem o uso de algoritmo).
·         Contagem crescente e decrescente.
·         Antecessor e sucessor.
·         Agrupamentos variados (um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.).
  • Uso da calculadora para produzir e comparar escritas numéricas.
·         Resolução e elaboração de situações-problema (desafios) envolvendo as ideias do campo aditivo
a) Adição: ideia de juntar, reunir e acrescentar parcelas.
  • b) Subtração: ideia de separar, retirar, comparar e completar quantidades.
·         Resolução e elaboração de situações-problema (desafios) envolvendo as ideias do campo multiplicativo:
a)    Multiplicação: ideia de soma de parcelas iguais.
b)   Divisão: ideia de repartir uma coleção em partes iguais.
  • Os números: usos e funções.
  • Números ordinais usuais.
  • Estimativa.
  • Cálculo mental.
  • Sobrecontagem
·         Correspondência um a um.
  • Quantidades descontínuas
  • Representação dos números: leitura e escrita.
·         Comparação de quantidades.
  • Compor e decompor números de formas variadas (sem o uso de algoritmo).
·         Contagem crescente e decrescente.
·         Antecessor e sucessor.
·         Agrupamentos variados (um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.).
  • Uso da calculadora para produzir e comparar escritas numéricas.
·         Resolução e elaboração de situações-problema (desafios) envolvendo as ideias do campo aditivo
a) Adição: ideia de juntar, reunir e acrescentar parcelas.
  • b) Subtração: ideia de separar, retirar, comparar e completar quantidades.
·         Resolução e elaboração de situações-problema (desafios) envolvendo as ideias do campo multiplicativo:
a)    Multiplicação: ideia de soma de parcelas iguais.
b)    Divisão: ideia de repartir uma coleção em partes iguais.

ÁLGEBRAS E FUNÇÕES

·                Classificação de elementos.
·                Seriação de elemento
·         Classificação de elementos.
·         Seriação de elemento
·          
·         Classificação de elementos.
·         Seriação de elemento
·         Classificação de elementos.
·         Seriação de elemento





GEOMETRIA
·         Identificação e descrição da localização de pessoas e objetos no espaço, a partir de um ponto de referência.


·         Identificação e descrição da localização de pessoas e objetos no espaço, a partir de um ponto de referência
·         Descrição de objetos comparando-os com as figuras geométricas espaciais (sem nomeá-las).

·         Descrição, comparação e nome das figuras planas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo apresentados em diferentes disposições.






GRANDEZAS E MEDIDAS
·         Tamanho (grande, pequeno, médio, maior que, menor que, mesmo tamanho).
  • Quantidade (mais, menos, a mais que, a menos que).
  • Orientação espacial (longe, perto, em cima, embaixo, perto de, longe de).

·         Períodos do dia (manhã, tarde e noite).
·         Dias da semana.
·         Meses do ano.
·         Datas e relações entre períodos de tempo (antes, entre, depois, ontem, hoje, amanhã).
  • Orientação temporal (ontem, hoje, amanhã).
·         Volume (cheio, vazio, mais cheio que, mais vazio que).
·         Temperatura (quente, frio, morno).
·         Massa (pesado, leve, mais pesado que, tão pesado quanto).
·         Sistema monetário

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
·         Eventos familiares envolvendo o acaso (exemplo: acontecerá com certeza, talvez aconteça ou é impossível acontecer).
·         Coleta de dados (uma variável).
·         Descrição de resultados de uma pesquisa.
·         Comunicação de dados (estratégias próprias).
·         Coleta de dados (uma variável).
·         Descrição de resultados de uma pesquisa.
·         Comunicação de dados (estratégias próprias).
·         Coleta de dados (uma variável).
·         Descrição de resultados de uma pesquisa.
·         Comunicação de dados (estratégias próprias).



Nenhum comentário:

Postar um comentário