Tema: Planejar é preciso!
O plano de aula é uma ferramenta muito
importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão
dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os
objetivos que pretende alcançar e as
formas de avaliação.
O
planejamento deve estar presente em todas as atividades escolares. Improvisos
às vezes acontecem, mas não podem virar regra/rotina.
Planejar
é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre professores, direção,
coordenadores,supervisores, funcionários e pais. Isso não quer dizer que o produto final venha
a ser um documento complicado. Ao contrário, ele deve ser simples, funcional e
flexível.
E não adianta elaborar o planejamento tendo em mente apenas alunos ideais. Avalie o que sua turma já sabe e o que ainda precisa aprender(diagnóstico). Só assim você poderá planejar com base em necessidades reais de aprendizagem.
Esteja aberto para acolher o aluno e suas circunstâncias. E, é claro, para aprender com os próprios erros e caminhar junto com a classe.
Planejar requer:
E não adianta elaborar o planejamento tendo em mente apenas alunos ideais. Avalie o que sua turma já sabe e o que ainda precisa aprender(diagnóstico). Só assim você poderá planejar com base em necessidades reais de aprendizagem.
Esteja aberto para acolher o aluno e suas circunstâncias. E, é claro, para aprender com os próprios erros e caminhar junto com a classe.
Planejar requer:
- pesquisar sempre;
- ser criativo na
elaboração da aula;
- estabelecer
prioridades e limites;
- estar aberto para
acolher o aluno e sua realidade;
- ser flexível para
replanejar sempre que necessário.
Leve
sempre em conta:
- as características e
necessidades de aprendizagem dos alunos;
- os objetivos
educacionais da escola e seu projeto pedagógico;
- o conteúdo de cada
série;
- os objetivos e seu
compromisso pessoal com o ensino;
- as condições
objetivas de trabalho.
Com base nisso, defina:
- o que vai ensinar;
- como vai ensinar;
- quando vai ensinar;
- o que, como e quando
avaliar.
Ao adentrar em uma sala de aula o professor deve
sempre ter em mente o que irá lecionar para aquela turma, ele deve saber o
conteúdo, de que maneira vai abordar o assunto, quais os recursos didáticos
necessários para aquela aula e, acima de tudo, ter uma aula bem preparada.
Como
elaborar um bom plano de aula?
Quanto
mais antenado às estratégias disponíveis para explorar um determinado conteúdo,
mais eficiente o educador será na sua tarefa. Por isso, um bom planejamento é
essencial na hora de elaborar um plano de aula. Mas isso pode ser mais fácil do
que parece. A doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista –
UNESP, Caroline Luzivotto, elaborou uma lista de perguntas que trilham o
caminho de um bom planejamento, de forma simples e didática.
Segundo
ela, antes de chegar com um material novo em sala de aula, o professor deve se
questionar sobre:
1.
Por que isso é importante?
Quando
você pretende ensinar alguma coisa essa é a primeira pergunta que você deve se
fazer. Você deve estar pronto para responder a essa pergunta a qualquer
momento, inclusive, durante a aula.
2.
Qual o meu objetivo para os estudantes? O que eles devem ser capazes de fazer
ao fim deste conteúdo?
Uma
boa maneira de entender se um tema é ou não fundamental é planejá-lo criando
objetivos para os seus estudantes, ou seja, o que você espera que eles sejam
capazes de fazer ao fim daquela discussão. Compartilhe esses objetivos com os
estudantes, isso é fundamental para que vocês estejam alinhados e para que eles
conheçam as habilidades mais importantes.
3.
O que os estudantes já sabem sobre isso?
Procure
entender como você pode ajudar os alunos a desenvolverem o conhecimento prévio
sobre o assunto a ser tratado. Antes mesmo de começar a ensinar coisas novas,
procure saber o que os seus alunos já sabem sobre aquilo e, a partir daí,
comece a trabalhar para incrementar esse conhecimento.
4.
Como eu posso despertar o interesse dos alunos?
O
início de um capítulo ou unidade é o que vai garantir que os seus estudantes
mantenham ou não o interesse naquilo que você está dizendo, portanto, você
precisa chamar a atenção deles logo de cara. Uma boa maneira de fazer isso é procurar
conexões entre o que está sendo estudado, a cultura geral e a vida do
estudante. Outra opção é criar situações nas quais eles teriam de usar o que
está sendo aprendido de forma prática.
5.
Como eu posso apresentar esse material?
Pense
em como aquele conteúdo pode ser melhor compreendido e não se mantenha preso a
métodos tradicionais por medo de inovar. É fundamental que você pense nas
maneiras como apresentará o conteúdo aos seus estudantes. Vá além do que o
livro oferece, procure conteúdo agregado, como vídeos e apresentações, jogos e
até mesmo seminários ou representações. Dessa maneira você poderá incentivar os
estudantes em áreas além do que você está ensinando.
6.
O que os estudantes farão durante as aulas?
Um
bom plano de aulas deve prever diversas situações, inclusive o que os seus
alunos farão durante as aulas. Os estudantes serão meros ouvintes ou
participarão da aula de maneira ativa? Você proporá atividades práticas ou
simplesmente apresentará o panorama do que está sendo tratado. Pensar no que
acontecerá dentro de sala de aula é fundamental para criar atividades
adequadas.
7.
Como eu posso atender as necessidades de cada estudante?
Claro
que toda a sala deve receber o mesmo conteúdo, mas você não pode deixar de lado
as necessidades particulares de cada um dos seus estudantes. Essa problemática
também deve aparecer no seu plano de aulas, ou seja, identifique quais são as
principais dificuldades dos estudantes e pense em como resolvê-las. Uma boa
dica é ficar atento ao tipo de aprendizado de cada um dos seus alunos.
8.
Existe alguma tecnologia capaz de melhorar essa tarefa?
A
vida dos estudantes basicamente gira em torno da tecnologia, com as redes
sociais, pesquisas online e até mesmo grupos de estudo via Internet. Portanto,
se você quer realmente chamar a atenção deles, o melhor é fazer isso no meio
onde eles mais têm prática. Descubra ferramentas capazes de engajar os
estudantes em experiências de aprendizado e dessa maneira eles estarão cada vez
mais interessados em praticar o que você ensina.
.
“Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para sua
produção ou a sua construção. Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende
ensinar ao aprender.” (Paulo Freire).
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