EVOLUÇÃO DOS CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA – 1º AO 5º ANO
1º
ANO
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2º
ANO
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3º
ANO
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4º
ANO
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5º
ANO
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SISTEMA
DE ESCRITA ALFABÉTICA
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Compreender o alinhamento e a direção da escrita.
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Dominar o alinhamento e a direção da escrita.
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Utilizar espaçamento adequado entre as palavras.
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Utilizar espaçamento adequado entre as palavras.
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Escrever o nome completo sem auxílio da ficha.
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Escrever o nome completo sem auxílio da ficha.
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Diferenciar letras de outros símbolos.
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Diferenciar letras de outros símbolos.
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Conhecer e nomear o alfabeto.
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Conhecer e nomear o alfabeto.
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Conhecer palavras com as diferentes formações das
sílabas.
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Conhecer palavras com as diferentes formações das
sílabas.
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Consciência fonológica: sílabas iniciais,
medianas e finais.
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Consciência fonológica: sílabas iniciais,
medianas e finais.
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Consciência fonológica: sílabas iniciais,
medianas e finais.
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Conhecer a ordem alfabética tomando a primeira
letra como referência.
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Conhecer a função da ordem alfabética (ampliando para as próximas letras).
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Conhecer a função da ordem alfabética.
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Reconhecer diferentes tipos de letra: manuscrita
maiúscula, minúscula e cursiva (somente para os alfabéticos).
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Reconhecer diferentes tipos de letra (manuscrita
maiúscula, minúscula e cursiva).
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Compor e decompor sílabas.
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Compor e decompor sílabas.
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Segmentar palavras em textos.
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Segmentar palavras em textos.
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Perceber a presença das vogais em todas as
sílabas.
|
Perceber a presença das vogais em todas as
sílabas.
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Dominar correspondência entre grafemas e fonemas.
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Dominar correspondência entre grafemas e fonemas.
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Conhecer e fazer uso das grafias de
palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas.
(P,B,T,D,F,V)
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Conhecer
e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas
entre letras e fonemas. (P,B,T,D,F,V)
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Escrever palavras com estruturas silábicas
diversas, observando regras contextuais que explicam o valor sonoro dos
grafemas:
·
SA/SO/SU (em início de palavras)
·
JA/JO/JU (inicial)
·
Z no início de palavras
·
M/N (final de sílabas)
·
NH, LH, CH
·
C/QU
·
G/GU
|
·
C/QU,
G/GU.
·
R/RR.
·
SA/SO/SU
(em início de palavras).
·
JA,
JO, JU, Z (inicial).
·
O/U, E/I (em sílaba final).
·
M e N
(nasalizando final de sílaba).
·
Ã, ÃO (em final de substantivos e
adjetivos).
·
NH,
LH, CH.
·
A, E, I, O, U (sílabas nasais que
antecedem
·
M e N).
|
·
C/QU,
G/GU, R/RR,
·
SA/SO/SU
(em início de palavras)
·
JA,
JO, JU, Z (inicial)
·
O/U,
E/I (em sílaba final)
·
M, N,
NH ou ~ (marcar nasalização)
·
Ã, ÃO
(em final de substantivos e adjetivos)
·
Uso
do H acompanhado de N, C e do L: NH, LH, CH
·
A, E,
I, O, U (sílabas nasais que antecedem M e N)
|
·
C/QU,
G/GU, R/RR,
·
SA/SO/SU
(em início de palavras)
·
JA,
JO, JU, Z (inicial)
·
O/U,
E/I (em sílaba final)
·
M, N,
NH ou ~ (marcar nasalização)
·
Ã, ÃO
(em final de substantivos e adjetivos)
·
Uso
do H acompanhado de N, C e do L: NH, LH, CH
·
A, E,
I, O, U (sílabas nasais que antecedem M e N)
|
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Conhecer e fazer
uso das grafias de palavras com correspondências regulares
morfológico-gramaticais presentes em substantivos e adjetivos:
·
Formação por derivação:
oAdjetivos que indicam lugar
de origem se escrevem com ESA no final (exemplo: francesa).
oSubstantivos derivados de
adjetivos que terminam com o segmento sonoro /eza/ se escrevem com EZA.
oMilharal, canavial, cafezal
e outros coletivos semelhantes terminam com L.
oFamoso, carinhoso, gostoso,
e outros adjetivos semelhantes se escrevem sempre com S.
oDoidice, meninice, chatice e
outros substantivos terminados com o sufixo ICE se escrevem com C.
oSubstantivos derivados que
terminam com os sufixos ÊNCIA, ANÇA, ÂNCIA também se escrevem com C ou Ç.
·
Flexão verbal
oCantou, bebeu, partiu e
todas as outras formas da 3ª pessoa do singular do passado se escrevem com U
final.
oCantarão, beberão e todas as
formas da 3ª pessoa do plural no futuro se escrevem com ÃO, enquanto todas as
outras formas da 3ª pessoa do plural de todos os tempos verbais se escrevem
com M no final.
oCantasse, bebesse, dormisse
e todas as flexões do imperfeito do subjuntivo terminam com SS.
·
Todos os infinitivos terminam com R,
embora esse R não seja pronunciado em muitas regiões de nosso país.
|
·
Formação
por derivação:
o
Adjetivos
que indicam lugar de origem se escrevem com ESA no final (exemplo: francesa).
o
Substantivos
derivados de adjetivos que terminam com o segmento sonoro /eza/ se escrevem com EZA.
o
Milharal,
canavial, cafezal e outros coletivos semelhantes terminam com L.
o
Famoso,
carinhoso, gostoso, e outros adjetivos semelhantes se escrevem sempre com S.
o
Doidice,
meninice, chatice e outros substantivos terminados com o sufixo ICE se
escrevem com C.
o
Substantivos
derivados que terminam com os sufixos ÊNCIA, ANÇA, ÂNCIA também se escrevem
com C ou Ç.
·
Flexão
verbal
o
Cantou,
bebeu, partiu e todas as outras formas da 3ª pessoa do singular do passado se
escrevem com U final.
o
Cantarão,
beberão e todas as formas da 3ª pessoa do plural no futuro se escrevem com
ÃO, enquanto todas as outras formas da 3ª pessoa do plural de todos os tempos
verbais se escrevem com M no final.
o
Cantasse,
bebesse, dormisse e todas as flexões do imperfeito do subjuntivo terminam com
SS.
o
Todos
os infinitivos terminam com R, embora esse R não seja pronunciado em muitas
regiões de nosso país
|
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Escrever palavras irregulares que aparecem
com muita frequência em textos lidos na sala de aula.
|
·
A notação do som do /s/ com S, C, Z, SS,
X, Ç, XC, SC, SÇ, S. (exemplo: seguro,
cidade, assistir, auxílio, açude, exceto, piscina, cresça).
·
A notação do som do /z/ com Z, S e X (gozado, casa, exame).
·
A notação do som /s/ com X, CH OU Z (xale, chalé, rapaz).
·
A notação do som /g/ com G e J (gelo, jiló).
·
A notação do som /l/ com L e LH em
palavras como família e toalha.
·
A notação do som /i/ com I ou E em posição
átona não-final (cigarro, seguro).
·
A notação do som /u/ com U ou O em posição
átona não-final (buraco, bonito).
·
O emprego do H em início de palavra (harpa, hoje e humano).
|
·
A
notação do som do /s/ com S, C, Z, SS, X, Ç, XC, SC, SÇ, S. (exemplo: seguro, cidade, assistir,
auxílio, açude, exceto, piscina, cresça).
·
A
notação do som do /z/ com Z, S e X (gozado,
casa, exame)
·
A
notação do som /s/ com X, CH OU Z (xale,
chalé, rapaz)
·
A
notação do som /g/ com G e J (gelo,
jiló)
·
A
notação do som /l/ com L e LH em palavras como família e toalha.
·
A
notação do som /i/ com I ou E em posição átona não-final (cigarro, seguro)
·
A
notação do som /u/ com U ou O em posição átona não-final (buraco, bonito)
·
O
emprego do H em início de palavra (harpa,
hoje e humano)
·
Certos ditongos da escrita, que tem uma
pronúncia reduzida, por exemplo: caixa, madeira, vassoura.
|
·
A
notação do som do /s/ com S, C, Z, SS, X, Ç, XC, SC, SÇ, S. (exemplo: seguro, cidade, assistir,
auxílio, açude, exceto, piscina, cresça).
·
A
notação do som do /z/ com Z, S e X (gozado,
casa, exame)
·
A
notação do som /s/ com X, CH OU Z (xale,
chalé, rapaz)
·
A
notação do som /g/ com G e J (gelo,
jiló)
·
A
notação do som /l/ com L e LH em palavras como família e toalha.
·
A
notação do som /i/ com I ou E em posição átona não-final (cigarro, seguro)
·
A
notação do som /u/ com U ou O em posição átona não-final (buraco, bonito)
·
O
emprego do H em início de palavra (harpa,
hoje e humano)
·
Certos
ditongos da escrita, que tem uma pronúncia reduzida, por exemplo: caixa, madeira, vassoura.
|
ANÁLISE
LINGUISTICA: DISCURSIVIDADE E NORMATIVIDADE
|
||||
Adequação do texto ao interlocutor
|
Adequação do texto ao interlocutor
|
Adequação do texto ao interlocutor
|
Adequação do texto ao interlocutor
|
Adequação do texto ao interlocutor
|
Diversas estruturas dos gêneros textuais: finalidades, esfera de circulação, tema e
composição.
|
Diversas estruturas dos gêneros textuais: finalidades, esfera de circulação, tema e
composição.
|
Diversas estruturas dos gêneros textuais: finalidades, esfera de circulação, tema e
composição.
|
Diversas estruturas dos gêneros textuais: finalidades, esfera de circulação, tema e
composição.
|
Diversas estruturas dos gêneros textuais: finalidades, esfera de circulação, tema e
composição.
|
·
Textos
não verbais e mistos
o
Símbolos
(A)
o
Sinais
de trânsito (A)
o
Rótulos
(A)
·
Textos
jornalísticos
o
Notícias
(A)
o
Entrevistas
(A)
·
Textos
publicitários
o
Propagandas
(A)
o
Cartazes
(A)
·
Textos
instrucionais
o
Receitas
(A)
o
Listagens
(A)
·
Textos
humorísticos
o
História
em quadrinhos (A)
o
Anedotas
(A)
·
Textos
científicos
o
Tabelas
(A)
·
Textos
epistolares
o
Cartões
de felicitação (A)
o
Convites
(A)
o
Bilhetes
(A)
·
Textos
literários
o
Parlendas
(A)
o
Contos
tradicionais e modernos (A)
o
Poemas
(A)
o
Canções
(A)
o
Adivinhas
(A)
o
Canções
(A)
o
Trava-línguas
(A)
|
·
Textos
não verbais e mistos
o
Logotipos
(A)
o
Símbolos
(A)
o
Sinais
de trânsito (A)
o
Rótulos
(A)
·
Textos
jornalísticos
o
Notícias
(A)
o
Entrevistas
(A)
·
Textos
publicitários
o
Propagandas
(A)
o
Cartazes
(A)
o
Anúncios
(A)
·
Textos
instrucionais
o
Regras
de jogo (A)
o
Receitas
(A)
o
Listagens
(S)
·
Textos
humorísticos
o
História
em quadrinhos (A)
·
Textos
científicos
o
Verbete
de dicionário (A)
o
Tabelas
(A)
o
Gráficos
(A)
·
Textos
epistolares
o
Cartões
de felicitação (S)
o
Avisos
(S)
o
Convites
(A)
o
Bilhetes
(S)
·
Textos
literários
o
Contos
tradicionais e modernos (A)
o
Poemas
(A)
o
História
em quadrinhos (A)
o
Canções
(A)
o
Quadrinhas
(A)
o
Adivinhas
(A)
o
Canções
(A)
o Trava-línguas (A)
|
·
Textos
não verbais e mistos
o
Logotipos
(A)
o
Tirinhas
(A)
o
Sinais
de trânsito (A)
o
Rótulos
(A)
·
Textos
jornalísticos
o
Notícias
(A)
o
Entrevistas
(A)
·
Textos
publicitários
o
Propagandas
(A)
o
Cartazes
(A)
o
Anúncios
(S)
·
Textos
instrucionais
o
Regras
de jogo (A)
o
Receitas
(S)
·
Textos
humorísticos
o
Tirinhas
(A)
o
Anedotas
(A)
·
Textos
científicos
o
Relato
de vivência (A)
o
Verbete
de dicionário (A)
o
Tabelas
(A)
o
Gráficos
(A)
·
Textos
epistolares
o
Cartas
formais (A)
o
Convites
(S)
o
Bilhetes
(A)
·
Textos
literários
o
Contos
tradicionais e modernos (A)
o
Poemas
(A)
o
História
em quadrinhos (A)
o
Canções
(A)
o
Quadrinhas
(S)
o
Adivinhas
(A)
|
·
Textos
não verbais e mistos
o
Logotipos
(A)
o
Visuais
(A)
o
Símbolos
(A)
o
Sinais
de trânsito (A)
·
Textos
jornalísticos
o
Reportagens
(A)
o
Notícias
(S)
·
Textos
publicitários
o
Propagandas
(A)
o
Folhetos
(A)
o
Cartazes
(S)
·
Textos
instrucionais
o
Manuais
de instrução (A)
o
Regras
de jogo (S)
·
Textos
humorísticos
o
Tirinhas
(A)
o
Histórias
em quadrinhos (S)
·
Textos
científicos
o
Tabelas
(A)
o
Gráficos
(A)
o
Relatos
de Vivência (A)
o
Verbete
de dicionário (A)
o
Relato
de experimento (S)
·
Textos
epistolares
o
Convite
(A)
o
Diários
(A)
o
Bilhetes
(A)
o
Cartas
informais (S)
o
E-mail
(A)
o
Cartas
abertas (A)
·
Textos
literários
o
Fábulas
(A)
o
Lendas
(A)
o
Poemas
(S)
o
Contos
modernos (A)
o
Canções
(A)
o
Histórias
em quadrinhos (A)
|
·
Textos
não verbais e mistos
o
Logotipos
(S)
·
Textos
jornalísticos
o
Reportagens
(S)
o
Artigos
de opinião (A)
o
Entrevistas
(A)
·
Textos
publicitários
o
Propagandas
(S)
o
Folhetos
(S)
·
Textos
instrucionais
o
Manuais
de instrução (A)
o
Regras
de jogo (S)
o
Formulários
(S)
·
Textos
humorísticos
o
Tirinhas
(A)
o
Charges
(A)
o
Anedotas
(S)
·
Textos
científicos
o
Tabelas
(S)
o
Gráficos
(S)
o
Verbete
de dicionário (S)
·
Textos
epistolares
o
Cartas
formais (A)
o
Diários
(s)
·
Textos
literários
o
Fábulas
(A)
o
Lendas
(A)
o
Peças
de teatro (A)
o
Provérbios
(A)
o
Canções
(A)
o
Poemas
(S)
|
Conhecimento
e uso de palavras e/ou expressões que retomam sentido no texto.
|
Conhecimento e uso de
palavras e/ou expressões que retomam sentido no texto.
|
Conhecimento e uso de
palavras e/ou expressões que retomam sentido no texto.
|
Conhecimento e uso de
palavras e/ou expressões que retomam sentido no texto.
|
Conhecimento e uso de
palavras e/ou expressões que retomam sentido no texto.
|
|
Palavras que indicam tempo, espaço e
relações de causa.
|
Palavras
que indicam tempo, espaço e relações de causa.
|
Palavras
que indicam tempo, espaço e relações de causa.
|
Palavras
que indicam tempo, espaço e relações de causa.
|
|
Palavras e/ou expressões que retomam o que
já foi escrito e palavras que substituem o nome evitando repetições.
|
Palavras
e/ou expressões que retomam o que já foi escrito e palavras que substituem o
nome evitando repetições.
|
Palavras
e/ou expressões que retomam o que já foi escrito e palavras que substituem o
nome evitando repetições.
|
Palavras
e/ou expressões que retomam o que já foi escrito e palavras que substituem o
nome evitando repetições.
|
|
|
Elementos que compõem as partes de um
texto: título, texto principal e tópicos.
|
|
|
|
Concordância nominal: concordância de
gênero e número nos casos mais frequentes.
a) Gênero:
masculino e feminino
b) Número:
singular e plural
Concordância verbal
|
Concordância
nominal: concordância de gênero e número nos casos mais frequentes.
a)
Gênero:
masculino e feminino
b)
Número:
singular e plural
Concordância
verbal
a) Modo-temporal:
passado, presente e futuro.
b)
Pessoa: 1ª e 3ª pessoa.
|
Concordância
nominal: concordância de gênero e número nos casos mais frequentes.
a)
Gênero:
masculino e feminino
b)
Número:
singular e plural
Concordância
verbal
a)
Modo-temporal:
passado, presente e futuro.
b)
Pessoa:
1ª e 3ª pessoa.
|
Concordância
nominal: concordância de gênero e número nos casos mais frequentes.
a)
Gênero:
masculino e feminino
b)
Número:
singular e plural
Concordância
verbal
a)
Modo-temporal:
passado, presente e futuro.
b)
Pessoa:
1ª e 3ª pessoa.
|
|
|
Substantivos próprio e comum:
estabelecendo relações com o uso da letra maiúscula e minúscula.
|
Substantivos:
o
Comum
e próprio: estabelecer relação do uso da letra maiúscula.
o
Simples e composto: estabelecer relação
com o emprego ou não do hífen.
o
Primitivo e derivado: estabelecer relação
entre as grafias das palavras.
o
Coletivos usuais
o
Variação quanto ao número: singular e
plural.
o
Variação quanto ao gênero: masculino e
feminino.
o
Variação quanto ao grau: aumentativo e
diminutivo.
o
Concordância nominal.
|
·
Substantivos:
o
Comum
e próprio: estabelecer relação do uso da letra maiúscula.
o
Simples
e composto: estabelecer relação com o emprego ou não do hífen.
o
Primitivo
e derivado: estabelecer relação entre as grafias das palavras.
o
Coletivo
usuais.
o
Variação
quanto ao número: singular e plural
o
Variação
quanto ao gênero: masculino e feminino.
o
Variação
quanto ao grau: aumentativo e diminutivo.
o
Concordância
nominal.
|
|
Uso adequado da letra maiúscula e
minúscula.
|
Uso
adequado da letra maiúscula e minúscula.
|
Uso adequado da letra
maiúscula e minúscula.
|
Uso adequado da letra
maiúscula e minúscula.
|
|
|
|
|
Palavras de ligação para a construção de
frases: por que, e, mas, que, porque e porquê, portanto, etc.
|
|
|
Função dos adjetivos para conferir
características, qualidades, aspecto ou estado.
|
Função dos adjetivos no
texto.
|
Função dos adjetivos no
texto.
|
|
|
|
|
Uso e identificação da preposição no
texto.
|
|
|
|
|
Uso e identificação da conjunção no tempo.
|
|
|
|
|
Palavras que expressam
modo, tempo, lugar e intensidade (advérbio )
|
|
|
Substituição do nome por pronomes e
sinônimos, evitando repetição de palavras.
|
Substituição
do nome por pronomes e sinônimos, evitando repetição de palavras.
|
Substituição
do nome por pronomes e sinônimos, evitando repetição de palavras.
Pronomes pessoais, possessivos e
demonstrativos.
|
|
|
Funções dos verbos na frase: ligar uma
característica a um ser, exprimir ações, fenômenos e sentimentos.
|
Conceito
de verbo:
· Noção
de tempos verbais (passado, presente e futuro)
· Noção
de pessoas verbais (1ª, 2ª e 3ª pessoa)
Concordância verbal
|
Uso e identificação do verbo
no texto.
|
|
Pontuação:
exclamação, interrogação, ponto final e dois pontos para indicar a fala de
personagens, travessão. Análise dos efeitos de sentidos provocados pela
pontuação numa frase e a relação entre os tipos de frase e a pontuação.
|
Pontuação:
exclamação, interrogação, ponto final e dois pontos para indicar a fala de
personagens, travessão.
Análise
dos efeitos de sentidos provocados pela pontuação numa frase e a relação
entre os tipos de frase e a pontuação.
|
Sinais
de pontuação:
ü
ponto
final,
ü
interrogação,
ü
exclamação,
ü
vírgula (em listagens, vocativo, aposto e
em outros casos que precisam de esclarecimentos).
ü
Dois pontos: introduzir listagens,
exemplos e indicar fala de personagens.
ü Travessão
Análise
dos efeitos de sentidos provocados pela pontuação numa frase e a relação
entre os tipos de frase e a pontuação.
Tipos de frases: afirmativa,
interrogativa, exclamativa, negativa, imperativa).
|
Sinais
de pontuação:
ü
ponto
final,
ü
interrogação,
ü
exclamação,
ü
vírgula
(em listagens, vocativo, aposto e em outros casos que precisam de
esclarecimentos).
ü
Dois
pontos: introduzir listagens, exemplos e indicar fala de personagens.
ü Travessão
ü Reticências
ü Aspas
Análise
dos efeitos de sentidos provocados pela pontuação numa frase e a relação
entre os tipos de frase e a pontuação.
Tipos de
frases: afirmativa, interrogativa, exclamativa, negativa, imperativa).
|
|
|
Identificação de tonicidade das sílabas.
Acentos agudo e circunflexo.
Marcas de nasalização (til, n, m).
|
Tonicidade
(sílaba tônica)
Classificação quanto a tonicidade:
oxítona, paroxítona e proparoxítona.
Acentuação de proparoxítona.
Acentos:
circunflexo e agudo
Uso do
til: sinal indicativo de nasalização.
|
Classificação
quanto a tonicidade: oxítona, paroxítona e proparoxítona.
Regras de acentuação (oxítona e paroxítona
e proparoxítona).
Conhecer e utilizar as regras de
acentuação: paroxítonas terminadas em l, r, i,is, ã, ãs, ao, aos, um,us e
uns.
Uso do
til: sinal indicativo de nasalização.
|
Sentidos
de palavras e expressões no texto, diferenças dos sentidos entre sinônimos.
|
Sentidos
de palavras e expressões no texto, diferenças dos sentidos entre sinônimos.
|
Sentidos
de palavras e expressões no texto, diferenças dos sentidos entre sinônimos.
|
Sentidos
de palavras e expressões no texto, diferenças dos sentidos entre sinônimos.
|
Sentidos
de palavras e expressões no texto, diferenças dos sentidos entre sinônimos.
|
LEITURA
|
||||
Leitura de textos verbais e não verbais.
|
Leitura de textos verbais e não verbais.
|
Leitura de textos verbais e não verbais.
|
Leitura de textos verbais e não verbais.
|
Leitura de textos verbais e não verbais.
|
Leitura de textos de gêneros variados.
|
Leitura de textos de gêneros variados.
|
Leitura de textos de gêneros variados.
|
Leitura de textos de gêneros variados.
|
Leitura de textos de gêneros variados.
|
Antecipação de sentidos e conhecimentos prévios.
|
Antecipação de sentidos e conhecimentos prévios.
|
Antecipação de sentidos e conhecimentos prévios.
|
Antecipação de sentidos e conhecimentos prévios.
|
Antecipação de sentidos e conhecimentos prévios.
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Leitura de texto em voz alta com fluência.
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Leitura de texto em voz alta com fluência.
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Leitura de texto em voz alta com fluência.
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Leitura de texto em voz alta com fluência.
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Leitura de texto em voz alta com fluência.
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Localização de informações explícitas em textos.
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Localização de informações explícitas em textos.
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Localização de informações explícitas em textos.
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Localização de informações explícitas em textos.
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Localização de informações explícitas em textos.
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Localização de informações implícitas em textos.
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Localização de informações implícitas em textos.
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Localização de informações implícitas em textos.
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Localização de informações implícitas em textos.
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Localização de informações implícitas em textos.
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Inferências em textos.
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Inferências em textos.
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Inferências em textos.
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Estabelecimento de relações lógicas entre as
partes do texto.
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Estabelecimento de relações lógicas entre as partes do texto.
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Estabelecimento de relações lógicas entre as partes do texto.
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Estabelecimento de relações lógicas entre as partes do texto.
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Estabelecimento de relações lógicas entre as partes do texto.
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Apreensão de assunto e tema tratado no texto.
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Apreensão de assunto e tema tratado no texto.
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Apreensão de assunto e tema tratado no texto.
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Apreensão de assunto e tema tratado no texto.
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Apreensão de assunto e tema tratado no texto.
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Finalidade
do texto.
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Finalidade do texto.
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Finalidade do texto.
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Finalidade do texto.
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Interpretação de frases e expressões contidas em
textos.
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Interpretação de frases e expressões contidas em
textos.
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Interpretação de frases e expressões contidas em
textos.
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Interpretação de frases e expressões contidas em
textos.
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Interpretação de frases e expressões contidas em
textos.
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Estabelecimento de relações de intertextualidade.
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Estabelecimento de relações de intertextualidade.
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Estabelecimento de relações de intertextualidade.
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Estabelecimento de relações de intertextualidade.
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Estabelecimento de relações de intertextualidade.
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Significado das palavras no dicionário e
busca do sentido das palavras no contexto.
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Significado das palavras no
dicionário e busca do sentido das palavras no contexto.
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Significado das palavras no
dicionário e busca do sentido das palavras no contexto.
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Significado das palavras no
dicionário e busca do sentido das palavras no contexto.
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Uso do dicionário com auxílio do
professor.
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Uso do dicionário com
auxílio do professor.
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Uso do dicionário
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Uso do dicionário
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PRODUÇÃO
DE TEXTOS ESCRITOS
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||||
Planejamento da escrita de textos.
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Planejamento da escrita de textos.
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Planejamento da escrita de textos.
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Planejamento da escrita de textos.
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Planejamento da escrita de textos.
|
Produção de textos com diversas finalidades.
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Produção de textos com diversas finalidades, em especial:
ü
Avisos
ü
Listagem
ü
Bilhete
ü Cartão
de felicitação
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Produção de textos com diversas finalidades.
ü Anúncios
ü Receitas
ü Convites
ü
Quadrinhas
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Produção de textos com diversas finalidades.
ü
Narrativas literárias
ü
Poemas
ü
Cartazes
ü
Notícias
ü
Regras de jogo
ü
Relato pessoal
ü
Relato de experimento
ü
Cartas informais
ü
Cartas abertas
ü
Histórias em quadrinhos
ü
Textos multimodais
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Produção de textos com diversas finalidades.
ü
Logotipo
ü
Reportagens
ü
Propagandas
ü
Folhetos
ü
Regras de jogo
ü
Formulário
ü
Anedotas
ü
Tabela
ü
Gráfico
ü
Verbete de dicionário
ü
Diários
ü
Poemas
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Organização do conteúdo do texto: articulação de ideias e uso de
recursos coesivos.
|
Organização do conteúdo do texto: articulação de ideias e uso de
recursos coesivos.
|
Organização do conteúdo do texto: articulação de ideias e uso de
recursos coesivos.
|
Organização do conteúdo do texto: articulação de ideias e uso de
recursos coesivos.
|
Organização do conteúdo do texto: articulação de ideias e uso de
recursos coesivos.
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|
Uso do
parágrafo.
|
Uso do parágrafo.
|
·
Uso
do parágrafo.
·
Separação adequada de palavras no texto.
·
Escrita de acordo com a norma ortográfica
regulares (através da inferência de regras) e irregulares (constatação da
ausência de regras) em palavras usuais.
·
Acentuação de palavras: regras gerais
relacionadas a tonicidade.
·
Separação, no texto, entre discurso direto
e indireto.
·
Utilização de marcadores de tempo, espaço,
causa.
·
Substituição do nome pelos pronomes,
sinônimos.
|
·
Uso
do parágrafo.
·
Separação adequada de palavras no texto.
·
Escrita de acordo com a norma ortográfica
regulares (através da inferência de regras) e irregulares (constatação da
ausência de regras) em palavras usuais.
·
Acentuação de palavras: regras gerais
relacionadas a tonicidade.
·
Separação, no texto, entre discurso direto
e indireto.
·
Utilização de marcadores de tempo, espaço,
causa.
·
Substituição do nome pelos pronomes,
sinônimos.
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|
Marcas da fala direta de personagens.
|
Marcas
da fala direta de personagens.
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Marcas da fala direta de
personagens.
|
Marcas da fala direta de
personagens.
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Pontuação como recurso essencial para
estruturar textos. Análise dos efeitos de sentidos provocados pela pontuação
numa frase e relação entre os tipos de frases e a pontuação.
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Pontuação
como recurso essencial para estruturar textos. Análise dos efeitos de sentidos
provocados pela pontuação numa frase e relação entre os tipos de frases e a
pontuação.
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Pontuação
como recurso essencial para estruturar textos. Análise dos efeitos de
sentidos provocados pela pontuação numa frase e relação entre os tipos de
frases e a pontuação.
|
Pontuação
como recurso essencial para estruturar textos. Análise dos efeitos de
sentidos provocados pela pontuação numa frase e relação entre os tipos de
frases e a pontuação.
|
Utilização de vocabulário diversificado e adequado ao gênero.
|
Utilização de vocabulário diversificado e adequado ao gênero.
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Utilização de vocabulário diversificado e adequado ao gênero.
|
Utilização de vocabulário diversificado e adequado ao gênero.
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Utilização de vocabulário diversificado e adequado ao gênero.
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|
Revisão (coletiva ou autônoma) de textos
de gêneros variados.
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Revisão (coletiva ou
autônoma) de textos de gêneros variados.
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Revisão (coletiva ou
autônoma) de textos de gêneros variados.
|
Revisão (coletiva ou
autônoma) de textos de gêneros variados.
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ORALIDADE
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Participação
em interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
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Participação
em interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
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Participação
em interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
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Participação
em interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
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Participação
em interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
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Escuta
com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns
em situações públicas, analisando-os criticamente.
|
Escuta
com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns
em situações públicas, analisando-os criticamente.
|
Escuta
com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns
em situações públicas, analisando-os criticamente.
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Escuta
com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns
em situações públicas, analisando-os criticamente.
|
Escuta
com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns
em situações públicas, analisando-os criticamente.
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Planejamento
de intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debates,
contação de histórias.
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Planejamento
de intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debates,
contação de histórias.
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Planejamento
de intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debates,
contação de histórias.
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Planejamento
de intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debates,
contação de histórias.
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Planejamento
de intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debates,
contação de histórias.
|
Produção
de textos orais de diferentes gêneros com diferentes propósitos sobretudo os
mais formais, comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição,
notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outras).
|
Produção
de textos orais de diferentes gêneros com diferentes propósitos sobretudo os
mais formais, comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição,
notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outras).
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Produção
de textos orais de diferentes gêneros com diferentes propósitos sobretudo os
mais formais, comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição,
notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outras).
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Produção
de textos orais de diferentes gêneros com diferentes propósitos sobretudo os
mais formais, comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição,
notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outras).
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Produção
de textos orais de diferentes gêneros com diferentes propósitos sobretudo os
mais formais, comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição,
notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outras).
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|
Produção (coletiva ou autônoma) de resumos
de textos lidos ou ouvidos.
|
Produção (coletiva ou
autônoma) de resumos de textos lidos ou ouvidos.
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Análise
da pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades
e características dos gêneros.
|
Análise
da pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades
e características dos gêneros.
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Análise
da pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades
e características dos gêneros.
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Análise
da pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades
e características dos gêneros.
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Análise
da pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades
e características dos gêneros.
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Reconhecimento
da diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre
variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras
|
Reconhecimento
da diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre
variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras
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Reconhecimento
da diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades
regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras
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Reconhecimento
da diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre
variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras
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Reconhecimento
da diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre
variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras
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Relação
da fala e escrita, tendo em vista a apropriação do Sistema de Escrita
Alfabética, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
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Relação
da fala e escrita, tendo em vista a apropriação do Sistema de Escrita
Alfabética, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
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Relação
da fala e escrita, tendo em vista a apropriação do Sistema de Escrita
Alfabética, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
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Relação
da fala e escrita, tendo em vista a apropriação do Sistema de Escrita
Alfabética, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
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Relação
da fala e escrita, tendo em vista a apropriação do Sistema de Escrita
Alfabética, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
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Valorização
dos textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
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Valorização
dos textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
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Valorização
dos textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
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Valorização
dos textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
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Valorização
dos textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
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Exposição oral de trabalhos e pesquisas.
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Exposição oral de trabalhos
e pesquisas.
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Exposição oral de trabalhos
e pesquisas.
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Exposição oral de trabalhos
e pesquisas.
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