ORGANIZAÇÃO
DOS CONTEÚDOS EM BIMESTRES – 1° ANO – ALFABETIZAÇÃO LETRAMENTO
EIXOS
|
1° BIMESTRE
|
2° BIMESTRE
|
3° BIMESTRE
|
4° BIMESTRE
|
Compreensão e valorização da cultura
escrita
|
Práticas
de letramento: função social da escrita.
|
Práticas
de letramento: função social da escrita.
|
Práticas
de letramento: função social da escrita.
|
Práticas
de letramento: função social da escrita.
|
Usos
do suporte e instrumento de escrita no ambiente escolar.
|
Usos
do suporte e instrumento de escrita no ambiente escolar.
|
Usos
do suporte e instrumento de escrita no ambiente escolar.
|
Usos
do suporte e instrumento de escrita no ambiente escolar.
|
|
Habilidades
motoras para escrita: psicomotricidade.
|
Habilidades
motoras para escrita: psicomotricidade.
|
Habilidades
motoras para escrita: psicomotricidade.
|
Habilidades
motoras para escrita: psicomotricidade.
|
|
Apropriação do
Sistema de Escrita Alfabética
(Atente-se para a gradação do conteúdo e as
orientações pedagógicas no planejamento)
Apropriação do
Sistema de Escrita Alfabética
|
Escrita
do nome completo com apoio da ficha.
|
Escrita
do nome completo com apoio da ficha.
|
Escrita
do nome completo sem apoio da
ficha.
|
Escrita
do nome completo sem apoio da ficha.
|
Consolidação
do domínio do alfabeto.
|
Letras e sílabas.
Decomposição e
composição silábica.
Segmentação oral de
sílabas.
Composição
silábica.
Correspondência
fonema/grafema.
|
Letras
e sílabas.
Decomposição
e composição silábica.
Segmentação
oral de sílabas.
Composição
silábica.
Correspondência
fonema/grafema.
|
Diferentes
variações das sílabas: Consoante© e vogal (V): CV, CCV, CVC, V, CVV, CVVV,
VC, VCC, etc.
|
|
Segmentação de
espaços entre as palavras.
|
Segmentação
de espaços entre as palavras.
|
Segmentação
de espaços entre as palavras.
|
||
Orientação
e alinhamento da escrita na língua Portuguesa.
|
Orientação
e alinhamento da escrita na língua Portuguesa.
|
Orientação
e alinhamento da escrita na língua Portuguesa.
|
Orientação
e alinhamento da escrita na língua Portuguesa.
|
|
Consciência
fonológica.
|
Consciência
fonológica.
|
Consciência
fonológica.
|
Consciência
fonológica.
|
|
Diferenciar
letras, números e outros símbolos.
|
||||
Ordem
Alfabética.
|
Ordem
Alfabética.
|
Ordem
Alfabética.
|
Ordem
Alfabética.
|
|
Letra
manuscrita maiúscula (leitura e escrita)
Letra
manuscrita minúscula (leitura)
|
Letra
manuscrita maiúscula (leitura e escrita)
Letra
manuscrita minúscula (leitura)
|
Letra
manuscrita maiúscula (leitura e escrita)
Letra
manuscrita minúscula (leitura)
|
Letra
manuscrita maiúscula (leitura e escrita)
Letra
manuscrita minúscula (leitura)
Introdução da
cursiva (somente para alunos alfabéticos)
|
|
Análise linguística: discursividade,
textualidade e normatividade.
(Atente-se para a gradação do conteúdo e as
orientações pedagógicas no planejamento)
|
Adequação
de um texto ao interlocutor e ao contexto.
|
Adequação
de um texto ao interlocutor e ao contexto.
|
Adequação
de um texto ao interlocutor e ao contexto.
|
Adequação
de um texto ao interlocutor e ao contexto.
|
Suporte
e estrutura dos gêneros textuais: finalidade, esfera de circulação, tema e
composição.
|
Suporte
e estrutura dos gêneros textuais: finalidade, esfera de circulação, tema e
composição.
|
Suporte
e estrutura dos gêneros textuais: finalidade, esfera de circulação, tema e
composição.
|
Suporte
e estrutura dos gêneros textuais: finalidade, esfera de circulação, tema e
composição.
|
|
Gêneros
textuais a serem apresentados:
ü
Símbolos
ü
Rótulos
ü
Convites
ü
Parlendas
ü
Trava-línguas
|
Gêneros
textuais a serem apresentados:
ü Listagens
ü Cartões de felicitação
ü
Bilhetes
ü
Poemas
ü
Canções
|
Gêneros
textuais a serem apresentados:
ü
Sinais de trânsito
ü
Cartazes
ü
Contos tradicionais
e modernos.
ü
Adivinha
Propagandas
História
em quadrinhos.
|
Gêneros
textuais a serem apresentados:
ü
Entrevistas
ü
Tabelas
ü
Anedotas
ü
Receitas
ü
Notícias
|
|
Palavras
que indicam tempo, espaço e causa.
|
Palavras
que indicam tempo, espaço e causa.
|
Palavras
que indicam tempo, espaço e causa.
|
Palavras
que indicam tempo, espaço e causa.
|
|
Palavras
que retomam o sentido do que já foi escrito.
|
Palavras
que retomam o sentido do que já foi escrito.
|
Palavras
que retomam o sentido do que já foi escrito.
|
Palavras
que retomam o sentido do que já foi escrito.
|
|
Sentidos
de palavras
|
Sentidos
de palavras
|
Sentidos
de palavras
|
Sentidos
de palavras
|
|
Correspondências
regulares (P/B, T/D, F/V).
|
Correspondências
regulares (P/B, T/D, F/V).
|
|||
Leitura
Leitura
|
Compreender
textos de gêneros variados lidos pelo professor ou leitor experiente.
|
Compreender
textos de gêneros variados lidos pelo professor ou leitor experiente
|
Compreender
textos de gêneros variados lidos pelo
aluno.
|
Compreender
textos de gêneros variados lidos pelo aluno.
|
Antecipação
de sentidos e conhecimentos prévio de gêneros variados lidos pelo professor
ou leitor experiente.
|
Antecipação
de sentidos e conhecimentos prévio de gêneros variados lidos pelo professor
ou leitor experiente.
|
Antecipação
de sentidos e conhecimentos prévio de gêneros variados lidos pelo aluno.
|
Antecipação
de sentidos e conhecimentos prévio de gêneros variados lidos pelo professor
ou leitor experiente.
|
|
Finalidade
de um texto lido pelo professor ou leitor experiente.
|
Finalidade
de um texto lido pelo professor ou leitor experiente.
|
Finalidade
de um texto lido pelo aluno.
|
Finalidade
de um texto lido pelo aluno.
|
|
Leitura em voz alta
de palavras e frases.
|
Leitura em voz alta
de pequenos textos.
|
Leitura
em voz alta de pequenos textos.
|
||
Localização
de informação explícitas em textos de gêneros variados lidos pelo professor
ou leitor experiente.
|
Localização
de informação explícitas em textos de gêneros variados lidos pelo professor
ou leitor experiente.
|
Localização
de informação explícitas em textos de gêneros variados lidos pelo aluno.
|
Localização
de informação explícitas em textos de gêneros variados lidos pelo aluno.
|
|
Realizar inferência
em textos lido pelo professor ou leitor experiente.
|
Realizar
inferência em textos lido pelo professor ou leitor experiente.
|
Realizar
inferência em textos lido pelo aluno.
|
||
Relações
entre as partes de um texto, lido pelo professor ou leitor experiente.
|
Relações
entre as partes de um texto, lido pelo professor ou leitor experiente.
|
Relações
entre as partes de um texto, lido pelo
aluno.
|
Relações
entre as partes de um texto, lido pelo aluno.
|
|
Apreensão
do assunto/tema em textos lidos pelo professor ou leitor experiente.
|
Apreensão
do assunto/tema em textos lidos pelo professor ou leitor experiente.
|
Apreensão
do assunto/tema em textos lidos pelo
aluno.
|
Apreensão
do assunto/tema em textos lidos pelo aluno.
|
|
Interpretação
de frases contidas em textos lidos pelo professor ou leitor experiente.
|
Interpretação
de frases contidas em textos lidos pelo professor ou leitor experiente
|
Interpretação
de frases contidas em textos lidos
pelo aluno.
|
Interpretação
de frases contidas em textos lidos pelo aluno.
|
|
Relação
de intertextualidade.
|
Relação
de intertextualidade
|
Relação
de intertextualidade
|
Relação
de intertextualidade.
|
|
Produção de textos escritos
Produção de textos escritos
|
Planejamento
do texto, com ajuda de um escriba.
|
Planejamento
do texto, com ajuda de um escriba.
|
Planejamento
do texto pelo aluno.
|
Planejamento
do texto pelo aluno.
|
Produção
de pequenos textos, com ajuda de um escriba.
|
Produção
de pequenos textos, com ajuda de um escriba.
|
Produção
de pequenos textos, com autonomia.
|
Produção
de pequenos textos, com autonomia.
|
|
Organização
do conteúdo de um texto, com ajuda de um escriba.
|
Organização
do conteúdo de um texto, com ajuda de um escriba.
|
Organização
do conteúdo de um texto, com
autonomia.
|
Organização
do conteúdo de um texto, com autonomia.
|
|
Articulação
de ideias e fatos no texto, com ajuda de um escriba.
|
Articulação
de ideias e fatos no texto, com ajuda de um escriba.
|
Articulação
de ideias e fatos no texto, com
autonomia.
|
Articulação
de ideias e fatos no texto, com autonomia.
|
|
Adequação
do vocabulário ao gênero e a finalidade proposta, com ajuda de um escriba.
|
Adequação
do vocabulário ao gênero e a finalidade proposta, com ajuda de um escriba.
|
Adequação
do vocabulário ao gênero e a finalidade proposta, com autonomia.
|
Adequação
do vocabulário ao gênero e a finalidade proposta, com autonomia.
|
|
Oralidade
|
Participação
de interações orais.
|
Participação
de interações orais.
|
Participação
de interações orais.
|
Participação
de interações orais.
|
Respeito
aos turnos de fala.
|
Respeito
aos turnos de fala.
|
Respeito
aos turnos de fala.
|
Respeito
aos turnos de fala.
|
|
Argumentação.
|
Argumentação.
|
Argumentação.
|
Argumentação.
|
|
Escuta
de texto.
|
Escuta
de texto.
|
Escuta
de texto.
|
Escuta
de texto.
|
|
Interpretação
de textos orais.
|
Interpretação
de textos orais.
|
Interpretação
de textos orais.
|
Interpretação
de textos orais.
|
|
Planejamento
de intervenções orais em situações públicas.
|
Planejamento
de intervenções orais em situações públicas.
|
Planejamento
de intervenções orais em situações públicas.
|
Planejamento
de intervenções orais em situações públicas.
|
|
Produção
de textos orais de diferentes gêneros.
|
Produção
de textos orais de diferentes gêneros.
|
Produção
de textos orais de diferentes gêneros.
|
Produção
de textos orais de diferentes gêneros.
|
|
Análise
da pertinência e consistência de textos orais.
|
Análise
da pertinência e consistência de textos orais.
|
Análise
da pertinência e consistência de textos orais.
|
Análise
da pertinência e consistência de textos orais.
|
|
Reconhecimento
e valorização da diversidade linguística.
|
Reconhecimento
e valorização da diversidade linguística.
|
Reconhecimento
e valorização da diversidade linguística.
|
Reconhecimento
e valorização da diversidade linguística.
|
|
Relação
entre a fala e a escrita.
|
Relação
entre a fala e a escrita.
|
Relação
entre a fala e a escrita.
|
Relação
entre a fala e a escrita.
|
|
Oralidade
|
Adequação
da fala as circunstâncias de interlocução.
|
Adequação
da fala as circunstâncias de interlocução.
|
Adequação
da fala as circunstâncias de interlocução.
|
Adequação
da fala as circunstâncias de interlocução.
|
Valorização
de textos de tradição oral.
|
Valorização
de textos de tradição oral.
|
Valorização
de textos de tradição oral.
|
Valorização
de textos de tradição oral.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário