Área do conhecimento: Ética / Diversidade
Conteúdo:
- Interpretação de textos orais , escritos e imagem.
- Produção textual e apresentação de trabalhos
- Racismo, preconceito e discriminação
Objetivos:
- Possibilitar uma reflexão mais ampla sobre o verdadeiro exercício de cidadania, permitindo a interação de todos os envolvidos no contexto escolar para a desconstrução do racismo, preconceito e discriminação.
- Reconhecer a diversidade étnica, racial e cultural da sociedade brasileira;
- Identificar, respeitar, criticar, repudiar e denunciar todas as formas de relações preconceituosas, discriminatórias e excludentes.
Desenvolvimento:
Iniciar com uma leitura deleite:
Refletir!!!
- Quem são as pessoas que vocês buscam para conviver no dia a dia? São aquelas que mais se parecem com vocês?
- Aquelas que pensam, agem e gostam das mesmas coisas que vocês?
- É mais fácil conviver com os “iguais”? Por quê?
- Qual o problema em conviver com quem é diferente?
- Vocês concordam que as diferenças afastam as pessoas?
- Concordam que é legal ser diferente? Por quê?
IMAGEM 1:
Levantar questões como:
- Como são os patinhos? São todos iguais?
- Que sentimentos esta imagem transmite para vocês?
- Vocês acham que ela retrata situações que podem ser observadas no dia a dia?
- Alguém já se sentiu “na pele” do patinho feio?
- Como foi sentir-se diferente do grupo?
- No final da história o patinho era feio?
- Qual o problema em ser diferente do outro?
- Na escola e em outros espaços de convivência social, procuram se relacionar com pessoas que são diferentes de vocês?
- Como agem em relação ao jeito diferente de ser e de se comportar do outro?
- Respeitam o outro, o colega, apesar das diferenças?
- Conseguem identificar pessoas que vocês evitam conviver por algum julgamento negativo em relação a elas?
- Como explicam essa atitude de vocês?
Vídeo: Teste do Racismo em Crianças
- Será por que essas crianças agem assim diante da boneca?
IMAGEM 2:
Sugestão de questões:
- Você observou a imagem atentamente?
- O que a imagem transmite a vocês?
- Vocês concordam que ninguém nasce racista?
- Então, como explicam a origem do racismo nas pessoas?
- Vocês acham que o racismo é aprendido e que depende da cultura, da sociedade e da família?
Conversar com os alunos sobre o que entendem pelos
conceitos: racismo, preconceito e discriminação.
Avaliação:
adorei!!
ResponderExcluirtd de bom .Bora por em práticar ameiiii!!!!!
ResponderExcluirQue bom pessoal! Adapte, dê seu toque especial e coloque em prática. Caso queiram compartilhar sua versão...pode me enviar! Beijosss e ótimo trabalho!
ResponderExcluirmuito legal ..
ResponderExcluirshow
ResponderExcluir