Insira a brincadeira de pular corda em suas aulas!!!
Pular corda é uma brincadeira
que anda esquecida, mas que oportuniza inúmeros benefícios ao desenvolvimento
infantil e à saúde tanto da criança, do adolescente quanto do adulto.
Na infância, as atividades com
corda desenvolvem a coordenação motora, a noção de espaço, rítmo, equilíbrio,
além de ser lúdica, proporciona a interação com outras crianças ensinando a
viver em grupo.
Algumas dicas de atividades
com corda:
Atividade 1
Distribua as cordas pelo chão
e proponha que andem pelo espaço sem encostar nas cordas. No próximo
comando, a criança terá que caminhar com um pé a cada lado da corda. Na sequência
peça que andem sobre a corda colocando um pé a frente do outro.
Faça os observar como as
cordas estão em linha reta outras em linhas curvas, pergunte em quais são mais
fáceis de brincar.
Atividade 2
Forme com a corda um grande
círculo para a proporcione a execução dos seguintes comandos:
- Pular
para dentro do círculo com os dois pés;
- Pular
para fora com os dois pés;
- Pular
para dentro com um pé só;
- Pular
para fora com um pé só;
- Pular
de lado com os dois pés juntos de dentro pra fora;
- Pular de lado com os dois pés juntos de fora pra dentro.
Atividade 3
Amarre uma corda em dois
apoios desde que ela fique com aproximadamente 15 cm de altura. Proponha a
ultrapassagem da corda das seguintes formas:
Caminhando normalmente;
Pulando com os dois pés
juntos;
Pulando com afastamento das
pernas.
Suba a corda a uma altura de
50cm para que as crianças ultrapassem inferiormente a corda das seguintes
formas:
Andando normalmente.
De lado
Abaixada
Aumente a dificuldade e passe rastejando,
por baixo da corda.
Batendo cobrinha!!! A
conhecida forma de pular corda a “cobrinha” é ótima para que todos consigam
realizar a atividade facilmente para depois passar para atividades mais
difíceis.
Atividade 5
Passe para o pular corda
normal, onde duas crianças seguram a corda e um de cada vez brinca, iniciando e
terminando com a corda parada. Orientando para pular com os 2 pezinhos assim
que a corda estiver passando no alto da cabeça...falando já e incentivando até
que todos os alunos consigam dar alguns pulinhos e assim sucessivamente.
Atividade 6
Nesta aula, lance o desafio de
entrar e sair da corda, estando ela em movimento. Deixe a criança
livre pra escolher a hora de sair, o que deverá acontecer quando ela estiver
segura. Quando a criança dominou esse exercício, passe a direcionar o número de
pulos. Por exemplo, pule 5 x e sai da corda em movimento, depois pule 4x e sai
e assim sucessivamente até chegar a 1.
Relógio: é uma maneira de
pular corda muito divertida. Cada vês que você entra na corda deve seguir as
ordens do relógio, ou seja, entra dá um pulo e sai, até chegar as 12horas. Cada
criança do grupo de uma vez, dando tempo de intervalo para cada criança.
Atividade 7
Inicie nesta aula, a prática
do pular corda com brinquedos cantados. Vou sugerir os mais conhecidos:
Um homem bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores: põe a mão
no chão
Senhoras e senhores: pule de
um pé só
Senhoras e senhores: dê uma
rodadinha
E vá pro olho da rua.
Ra, re, ri, ro, rua
Ao pronunciar a última frase a
criança se prepara para sair e ao falar RUA, deve sair e dar lugar ao próximo.
Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta.
Fogo, foguinho.
Onde a palavra foguinho
significa que a velocidade da corda será aumentada.
Atividade 8
Disponha músicas com ritmos
diferentes para pular corda. Observe que todos tenham a oportunidade
de experimentar. Proporcione uma aula agradável.
Atividade 9
Com a corda em círculo ir pulando
e cantando “Escravos de Jó”.
Atividade 10
Esta aula é mais recomendável
para os anos finais do ensino fundamental. Sugiro o filme JUNP IN!, pois
além de ter como tema o Pular corda, fala do Bullying e de preconceito.
Proporcione a oportunidade
para que os alunos expressem sua opinião e encaminhe um momento de reflexão a
respeito. Proponha a construção de pequenas sequências de movimentos
com uma ou duas cordas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário