Tema:
Introduzindo o Material Dourado.
Turma do 2º e ou 3º ano do ensino fundamental.
Objetivos:
Objetivos:
• Apresentar o material dourado para a turma;
Construir o
conhecimento de unidade, dezena, centena através do Material Dourado;
• Desenvolver o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal;
• Explorar diferentes representações numéricas;
• Resolver soma e subtração de Números Naturais através do Material Dourado.
• Desenvolver o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal;
• Explorar diferentes representações numéricas;
• Resolver soma e subtração de Números Naturais através do Material Dourado.
Conteúdos:
Sistema de numeração decimal, valor posicional: unidade e dezena; Adição e
subtração com material dourado.
Material necessário: material dourado, folha, lápis, quadro, fita adesiva.
Desenvolvimento:
1º Momento: Apresentar a rotina do dia, em seguida apresentar a caixa de material dourado.
Passar a
caixa para que todos os alunos vejam o que está dentro, em seguida explicar que
as peças que formam o material dourado tem seus nomes e valores :
Apresentar o cubinho que vale uma
unidade, a barra que vale uma dezena, a placa que vale uma centena e o cubão que vale uma unidade de milhar.
2º Momento: Com a turma
sentada em círculo, distribuir o material dourado para que os alunos explorem o material livremente.
Pedir aos alunos que cubram totalmente uma barra usando somente cubinhos.
Em seguida questionar:
1) Quantos cubinhos eu preciso para formar uma barra?
2) Quantas barras eu preciso para formar uma placa?
3) Quantos cubinhos eu preciso para formar uma placa?
4) Quantas placas eu preciso para formar um bloco?
Professor explore conceitos geométricos, propondo desafios, como por exemplo:
- Quantos cubinhos você precisaria para montar um novo cubo?
- Que sólidos geométricos eu posso montar com 9 cubinhos?
Solicitar
que os alunos represente as quantidades solicitadas.
12
14
27
36
85
Experimentando sabores...
Leve para a sala de aula um pacote de balas. Solicite para que os alunos façam a estimativa. Depois conte as balas com os alunos,levantando questionamentos:
Vamos contar?
1) Quantas balas são ao todo?
2) Quantos alunos têm na nossa sala?
3) Sabendo-se que na sala de aula existem 18 alunos e que a professora trouxe um pacote com 119 balas .Quantas balas cada aluno irá receber?
- Como podemos representar esse número?
- Com o material dourado os alunos representam a situação problema.
- Formule outras situações e estimule os alunos a formularem outras.
É importante que você questione os alunos como eles pensaram para chegar ao resultado apresentados.
Dê preferência ao pacote de balas sortidas, depois construa um gráfico, junto aos alunos, com o sabor preferido pela turma.
Explore gráfico ,tabela e valor posicional!
Atividades com material dourado;
A apostila do link abaixo é muito boa!
http://www.atividadespnaic.com/wp-content/uploads/2015/02/Apostila-com-Material-Dourado-e-SND-2014.pdf
Diversificar a atividade utilizando palitos coloridos, fichas coloridas ...etc.
Diversificar a atividade utilizando palitos coloridos, fichas coloridas ...etc.
Observação:
- Assim que a turma tiver apreendido o valor de cada peça, já poderá introduzir a adição e subtração com material dourado.
- Adicionar e subtrair utilizando o material dourado, fazendo a troca, agrupando e reagrupando.
Avaliação: Serão avaliadas todas as atividades durante seu decorrer através da observação e registro do professor, mediante a participação dos alunos.
Material excelente.
ResponderExcluirAdorei, muito bom!!!
ResponderExcluirAmei esta me ajudando muito
ResponderExcluirexcelente material muito significativo facilitado para processo de aprendizagem diferentemente das metodologia insignificante onde teríamos que decorar uma tabuada para resolução dos problemas aritmético. parabéns
ResponderExcluirótimo
ExcluirObrigada Wellington!Volte sempre...beijosss
ExcluirExcelente
ResponderExcluirObrigada, me ajudou muito!
ResponderExcluirQue bom. Fico feliz! Bjusss
Excluirprofª.Ivani,boa noite.
ResponderExcluirseus planos de aulas têm sido de grande importância no meu planejamento,demonstra clareza e facilidade para desenvolver na sala de aula,estou aprendendo muito com seu trabalho.Parabéns e meu obrigada .És maravilhosa no que escreve! De coração que Deus abençoe cada dia sua vida,para trazer as sugestões e planos para nos ajudar.Abraços.
Oh obrigada pelo carinho! Amei...beijokasssss
ExcluirObrig.. Prof Ivani amei sua atividades de material dourado vou de grande ajuda.
ResponderExcluirMuito bom parabéns 👏
ResponderExcluir