Professora estagiária: Aline
Tema : Leitura de rótulos e embalagens
Objetivos
- Leitura de diferente rótulos
- Estimular a curiosidade e analisar as diferentes informações encontradas nos rótulos dos alimentos.
- Estimular o faz de conta.
Justificativa
Os rótulos dos diferentes produtos encontrados nos supermercados podem ser grandes aliados no processo de alfabetização e letramento.
Recursos didáticos
- Diferentes rótulos de alimentos trazidos pelos alunos.
- kraft ou cartolina para montar os cartazes
- Fita adesiva
Estratégias
1º Momento: Estudando o alfabeto através de rótulos
a) Solicitar para que os alunos tragam diferentes rótulos para a sala de aula;
b) Organizar junto com a turma um alfabeto com os rótulos;
c) Incentivar diariamente a leitura dos rótulos(leitura coletiva, leitura individual...quantidade de letras nas palavras,letra inicial e final...)
2º Momento: Faz de conta!
Brincando de supermercado ou Vendinha na sala de aula.
- Solicitar para que os alunos tragam embalagens de diversos produtos para a sala de aula.
- Xerocar dinheirinho para a turma e reservar em envelopes com nomes.
- Montar uma vendinha em sala de aula, utilizando as mesas ou caixas de papelão para fazer as divisórias.
- Incentivar a brincadeira e registrar as observações necessárias.
3º Momento
Leitura de rótulos
Leitura de rótulos
Utilizar os rótulos que sobraram da atividade 1.
- Com os alunos sentados em círculos, a professora promoverá uma ampla leitura dos rótulos . Ela orientará aos alunos para que observe os rótulos para descobrirem as informações que eles trazem:
- Nomes dos produtos
- Marca dos produto
- Data de fabricação e validade
- Quantidade
- Utilidade
- Código de barras
- Slogan da marca
TODDY - Slogan do TODDY
- As propagandas: Toddy, sabor que alimenta!
- Slogan Nescau -
- Energia que dá gosto
Este primeiro momento será um momento de descobertas. Dar oportunidade para cada criança falar do produto que trouxe.
4ª Momento - Montando cartazes com rótulos
- A professora solicitará para que os alunos formem grupos de quatro elementos para a confecção de cartazes.
Orientações
para os trabalhos:
- A professora sorteará entre os grupos os itens discutidos anteriormente.
- Cada grupo deverá ilustrar o cartaz, recortando dos seus rótulos e colando o item sorteado para o seu grupo: código de barra, marca, etc
- Um elemento escolhido pelo grupo escreverá no cartaz o que significa o seu item:
- Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.
- Código de barra é um símbolo que aparece nos rótulos e serve para indicar o preço do produto. É um retângulo com vários tracinhos diferentes que será lido por um computador.
- Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.
- Marca - é o nome próprio do produto: Lux, Faber Castel, Antártica.
- Data de fabricação: diz quando o produto foi feito.
- Validade: informa até quando o produto estará bom para ser usado.
- Utilidade: é a informação que nos diz para que serve o produto.
5ª Momento Apresentação de trabalhos
- Apresentação oral dos trabalhos: cada grupo apresentará seu trabalho para toda a turma, explicando também para eles o significado do seu item.
- Exposição dos cartazes no mural da sala para apreciação de todos.
Dicas:
O mesmo procedimento poderá ser utilizado com diferentes segmentos de produtos: Alimentícios, de limpeza, de higiene , etc.
Avaliação: Observar se os alunos interagiram em grupo, se trouxeram os rótulos solicitados para sala de aula.Verificar como está a leitura , se já são capazes de ler ou de antecipam a leitura porque já conhecem os rótulos e embalagens,se já sabem buscar informações nas embalagens e se reconhecem dinheiro.
Este plano de aula é nota dez para ser bem trabalhado em sala de aula, pedagogicamente foi de muito agrado ser publicado.
ResponderExcluirPostagem da professora Fátima Silva
Obrigada! Volte sempre.
ResponderExcluirQueria Professora Ivan Ferreira, parabéns excelente proposta de trabalho. Eu particularmente amo alfabetização através e rótulos.
ResponderExcluirObrigada Marta! Caso queira compartilhar alguma ideia , pode me enviar através do email ivani07_ferreira@yahoo.com.br. Eu postarei, mencionando a sua autoria. Lembrando que fotos só das atividades, pois , de pessoas com com autorização...beijosss...
ResponderExcluirA proposta é não deixar de utilizar rótulos em sala de aula. Percebo que muitos professores já não utilizam mais.
ResponderExcluirBom dia ! Gostaria de mais sugestões ,já trabalhei rótulos no fundamental l, agora vou trabalhar no pré 2 rótulos alimentos saudáveis e não saudáveis.me ajuda por favor!
ExcluirPeça aos alunos para levar rótulos para a sala de aula e classificá-los em saudáveis e não saudáveis. Gosto também de incluir histórias como " A Cesta da Dona Maricota" " O sanduíche da Maricota" assim cada aluno monta um sanduíche saudável e também atividades envolvendo a história de chapeuzinho vermelho " O que que tem na Cesta da Chapeuzinho?'...Os alunos irão colocar os alimentos que são saudáveis na cesta... enfim são muitas as possibilidades!Ótimo trabalho!
ExcluirBom dia Professora Ivani Ferreira.Sou Marina mae de um aluno do primeiro ano do ensino fundamental Marcelo de 06 anos.E nos ajudou bem elaborar esse trabalho.De pesquisar os alimentos com o codigo de barras.parabéns.
ResponderExcluirQue bom Marina!Deve ter ficado ótimo o trabalho do seu filho auxiliado pela família.Essa parceria é fundamental!!! Volte sempre...beijosss
ResponderExcluirAmei esse plano de aula
ResponderExcluirAmei esse plano de aula
ResponderExcluirQue bom! Ótimo trabalho para você!
Excluirem quantas aulas da para aplicar esse plano de aula..
ResponderExcluirO professor tem a rotina diária. Esse plano poderá ser desenvolvido durante 15 dias ou mais. A leitura dos rótulos e a vendinha poderá ser explorada durante meses...retornando na atividade e renovando o estoque de embalagens para a vendinha.
ExcluirParabéns, ótimo plano de aula, apenas acredito que não exista uma antecipação da leitura, a criança lê o rótulo e lê a palavra da marca se o código já estiver decodificado para ela, assim consegue contextualizá-la sem precisar decodificar a palavra em sílabas. Defendo a aprendizagem da leitura antes e dissociada da aprendizagem da escrita. Glauco Lobo
ResponderExcluirok! Obrigada por sua contribuição.
ExcluirGostei muito queria sugestões pois pensei em fazer um seminário para os alunos apresentarem para os pais na escola. O que acha pode me dar sugestões?
ResponderExcluirAcho bacana sim! Você pode expor a vendinha organizada com diferentes produtos, os cartazes , frases...etc. Eu sempre gosto de aprofundar mais nos conteúdos interdisciplinando com natureza e sociedade/reciclagem. Assim as famílias podem participar auxiliando aos filhos/confeccionando algum brinquedo ou jogos com materiais reclicláveis. Acho bem bacana! Todo mundo gosta de ver!!! Beijoosss
ExcluirNo link abaixo foi só o ensaio em minha casa.
https://www.youtube.com/watch?v=S4NcHxde468
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/07/trabalho-de-reciclagem-objetos.html
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/09/brinquedos-feitos-com-materiais.html
oI BOA TARDE FOI MUITO BOM TER OPORTUNIDADE DE SER CONTEMPLADA COM SUAS IDEIAS SÃO ÓTIMAS ESTOU TRABALHANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL NOSSO PROJETO POR UM BRASIL MELHOR GOSTARIA DE RECEBER OUTRAS SUGESTÕES
Excluirnossa q aula completa!! fiz bom aproveito dela, parabéns professora
ResponderExcluirQuem bom Katiane! Volte sempre...bjusss
ExcluirAmei,essa interação de aluno e atividade.Parabéns.
ResponderExcluirSequência delicada.Parabéns
ResponderExcluirAchei uma análise deste plano de aula em:
ResponderExcluirhttps://pedagogiamodular.wordpress.com/tag/professora-ivani-ferreira/
Estou pesquisando plano de aula para fazer um trabalho.acheimuitos cada um melhor que o outro.gostei
ResponderExcluirProfessora Ivani, sou professora da educação infantil e amo as suas ideias.
ResponderExcluirParabéns pelo lindo trabalho 👏🏾.