quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Planejando atividades de pular corda!!!




Insira a brincadeira de pular corda em suas aulas!!!
Pular corda é uma brincadeira que anda esquecida, mas que oportuniza inúmeros benefícios ao desenvolvimento infantil e à saúde tanto da criança, do adolescente quanto do adulto.
Na infância, as atividades com corda desenvolvem a coordenação motora, a noção de espaço, rítmo, equilíbrio, além de ser lúdica, proporciona a interação com outras crianças ensinando a viver em grupo.


Algumas dicas de atividades com corda:



Atividade 1

Distribua as cordas pelo chão e proponha que andem pelo espaço sem encostar nas cordas.  No próximo comando, a criança terá que caminhar com um pé a cada lado da corda. Na sequência peça que andem sobre a corda colocando um pé a frente do outro.
 Faça os observar como as cordas estão em linha reta outras em linhas curvas, pergunte em quais são mais fáceis de brincar.

Atividade 2

Forme com a corda um   grande círculo para a proporcione a execução dos seguintes comandos:
  • Pular para dentro do círculo com os dois pés;
  • Pular para fora com os dois pés;
  • Pular para dentro com um pé só;
  • Pular para fora com um pé só;
  • Pular de lado com os dois pés juntos de dentro pra fora;
  • Pular de lado com os dois pés juntos de fora pra dentro.
Atividade 3

Amarre uma corda em dois apoios desde que ela fique com aproximadamente 15 cm de altura. Proponha a ultrapassagem da corda das seguintes formas:
Caminhando normalmente;
Pulando com os dois pés juntos;
Pulando com afastamento das pernas.
Suba a corda a uma altura de 50cm para que as crianças ultrapassem inferiormente a corda das seguintes formas:
Andando normalmente.
De lado
Abaixada
Aumente a dificuldade e passe rastejando, por baixo da corda.

    Atividade 4

Batendo cobrinha!!! A conhecida forma de pular corda a “cobrinha” é ótima para que todos consigam realizar a atividade facilmente para depois passar para atividades mais difíceis. 
 
Atividade 5

 Passe para o pular corda normal, onde duas crianças seguram a corda e um de cada vez brinca, iniciando e terminando com a corda parada. Orientando para pular com os 2 pezinhos assim que a corda estiver passando no alto da cabeça...falando já e incentivando até que todos os alunos consigam dar alguns pulinhos e assim sucessivamente.



Atividade 6

Nesta aula, lance o desafio de entrar e sair da corda, estando ela em movimento. Deixe a criança livre pra escolher a hora de sair, o que deverá acontecer quando ela estiver segura. Quando a criança dominou esse exercício, passe a direcionar o número de pulos. Por exemplo, pule 5 x e sai da corda em movimento, depois pule 4x e sai e assim sucessivamente até chegar a 1.
Relógio: é uma maneira de pular corda muito divertida. Cada vês que você entra na corda deve seguir as ordens do relógio, ou seja, entra dá um pulo e sai, até chegar as 12horas. Cada criança do grupo de uma vez, dando tempo de intervalo para cada criança.


Atividade 7

Inicie nesta aula, a prática do pular corda com brinquedos cantados. Vou sugerir os mais conhecidos:

Um homem bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores: põe a mão no chão
Senhoras e senhores: pule de um pé só
Senhoras e senhores: dê uma rodadinha
E vá pro olho da rua.
Ra, re, ri, ro, rua

Ao pronunciar a última frase a criança se prepara para sair e ao falar RUA, deve sair e dar lugar ao próximo.

Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta.
Fogo, foguinho.

Onde a palavra foguinho significa que a velocidade da corda será aumentada.

Atividade 8

Disponha músicas com ritmos diferentes para pular corda.  Observe que todos tenham a oportunidade de experimentar. Proporcione uma aula agradável.


Atividade 9


Com a corda em círculo ir pulando e cantando “Escravos de Jó”.

Atividade 10


Esta aula é mais recomendável para os anos finais do ensino fundamental. Sugiro o filme JUNP IN!,  pois além de ter como tema o Pular corda, fala do Bullying  e de preconceito.
Proporcione a oportunidade para que os alunos expressem sua opinião e encaminhe um momento de reflexão a respeito.  Proponha a construção de pequenas sequências de movimentos com uma ou duas cordas.





Sugestão de plano de aula:

Nenhum comentário:

Postar um comentário