sábado, 5 de setembro de 2015

Plano de aula sobre racismo, preconceito e discriminação






Área do conhecimento: Ética / Diversidade

Conteúdo:

  • Interpretação  de textos orais , escritos e   imagem.
  • Produção textual e apresentação de trabalhos
  • Racismo, preconceito e discriminação

Objetivos:


  • Possibilitar uma reflexão mais ampla sobre o verdadeiro exercício de cidadania, permitindo a interação de todos os envolvidos no contexto escolar para a desconstrução do racismo, preconceito e discriminação.
  • Reconhecer a diversidade étnica, racial e cultural da sociedade brasileira;
  •  Identificar, respeitar, criticar, repudiar e denunciar todas as formas de relações preconceituosas, discriminatórias e excludentes.

Desenvolvimento:

Iniciar com uma leitura deleite:


Refletir!!!

  •  Quem são as pessoas que vocês buscam para conviver no dia a dia? São aquelas que mais se parecem com vocês?
  •  Aquelas que pensam, agem e gostam das mesmas coisas que vocês?
  • É mais fácil conviver com os “iguais”? Por quê?
  •  Qual o problema em conviver com quem é diferente?
  • Vocês concordam que as diferenças afastam as pessoas?
  • Concordam que é legal ser diferente? Por quê?



IMAGEM 1:





Levantar questões como:

  • Como são os patinhos? São todos iguais?  
  •  Que sentimentos esta imagem transmite para vocês?
  • Vocês acham que ela retrata situações que podem ser observadas no dia a dia?
  • Alguém já se sentiu “na pele” do patinho feio?
  • Como foi sentir-se diferente do grupo?
  • No final da história o patinho era feio?
  • Qual o problema em ser diferente do outro?
  • Na escola e em outros espaços de convivência social, procuram se relacionar com pessoas que são diferentes de vocês?
  • Como agem em relação ao jeito diferente de ser e de se comportar do outro?
  • Respeitam o outro, o colega, apesar das diferenças?
  • Conseguem identificar pessoas que vocês evitam conviver por algum julgamento negativo em relação a elas? 
  • Como explicam essa atitude de vocês?   

Vídeo: Teste do Racismo em Crianças





  • Será por que essas crianças agem assim diante da boneca?


IMAGEM 2:   
Sugestão de questões:   
  •  Você observou a imagem atentamente?
  • O que a imagem transmite a vocês?
  •  Vocês concordam que ninguém nasce racista?
  • Então, como explicam a origem do racismo nas pessoas?
  • Vocês acham que o racismo é aprendido e que depende da cultura, da sociedade e da família?

Conversar com os alunos sobre o que entendem pelos conceitos: racismo, preconceito e discriminação.

Avaliação:


5 comentários: