sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Plano de aula - Dia da árvore

Tema: 21 de setembro - Dia da Árvore!!!

- Valorizar a natureza
- Reconhecer a importância da árvore em nosso cotidiano.
- Valorizar o Dia da Árvore, conhecendo como ele surgiu.
- Conscientizar a comunidade sobre o plantio de árvores e os cuidados que elas exigem.

Comentários

O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida. Esse dia está relacionado à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore, representante direta de nossa imensa riqueza natural.
No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, etc. Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.
Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária.
Devemos valorizar as árvores e contribuir para a manutenção e propagação delas, principalmente em tempos de aquecimento global.

Materiais

-  Distribuição de mudas de árvores frutíferas e  nativas da região- parceria com a empresa Vale

Estratégias

1. Conhecer a história de uma árvore antiga da  região.
2. Observar árvores encontradas nos locais próximos à escola e/ou às casas dos alunos.
3. Descobrir o local onde os alunos possam adquirir sementes e/ou mudas dessa árvore.
4. Explicar para a classe:
-A importância de cuidarmos das árvores;
- Quais são as árvores nativas da região (como se desenvolvem, se reproduzem, etc.).
5. Realizar uma oficina, incentivando a plantação de sementes 
6. Fazer um piquenique debaixo da sobra de uma grande árvore, próxima à escola.
Distribuição de mudas de árvores frutíferas e  nativas da região.


Um comentário:

  1. http://escolaleonrenault.blogspot.com/2015/09/trabalho-de-campo-o-que-aconteceu-com.html

    ResponderExcluir