sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Plano de aula: Tema "Água "

Tema : Cadê a Água que estava aqui?
               


Objetivos
·         Reconhecer a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive a nossa sobrevivência;
·         Analisar criticamente o uso deste recurso e verificar se ele é adequado ou indevido.

Você sabia que...

Água no corpo humano A água representa 70% da massa do corpo humano adulto (de um bebê 90%). Nosso organismo necessita de 4 litros por dia. Regula a nossa temperatura interna. Sintomas de desidratação: Perda de 1% a 5% de água Sede, pulso acelerado, fraqueza Perda de 6% a 10% de água Dor de cabeça, fala confusa, visão turva Perda de 11% a 12% de água Delírio, língua inchada, morte Uma pessoa pode suportar até 50 dias sem comer, mas apenas 4 dias sem beber água.

Para refletir!!!

A água é um recurso natural e seu uso descontrolado está se tornando alvo de muitas discussões: trata-se ou não um recurso inesgotável, quais as formas de tratamento deste bem?
Por que a água está acabando?
Portanto, é de suma importância abordar este assunto de forma consciente e crítica, tentando incutir uma mudança de postura no consumo por parte dos alunos.

Estratégias
1) Propor questões em  sala de aula, a fim de realizar um diagnóstico do que os alunos sabem sobre o assunto.

 Por exemplo:

a) Quanto de água o nosso corpo necessita diariamente? Por quê?
b) Esta quantidade é a mesma em toda nossa vida?
c) Em qual(is) parte(s) do corpo concentra(m) maior quantidade de água? Qual a relação disto?
d) Em outras espécies; a quantidade de água é a mesma?
2) A partir daí o professor poderá sistematizar, por meio de desenhos ou gráficos, elaborados juntamente com a professora de Matemática, a quantidade de água que existe em diferentes partes do corpo ou em diferentes espécies. Por exemplo, o homem, o vegetal, a água-viva etc.;
3) Em seguida, deve-se analisar a importância da água para a vida, podendo-se averiguar isso em diferentes formas de vida;
4) O professor também deve chamar a atenção dos educandos para o uso correto deste recurso. E, para isto, poderá solicitar a eles uma conta de água, para analisarem os seus dados (em especial, consumo X valor);
5) Realizar um trabalho de campo no entorno da escola para verificar a situação da água hoje e confrontar com dados do passado.
 Elaborar, juntamente com os alunos, uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água.

Links:

http://www.copasa.com.br/media2/Noticia2015/CaptacaoParaopebaBrumadinho.pdf
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/03/projeto-institucional-agua-um-pingo-de.html

Avaliação: Avaliar as questões/atividades orais e os trabalhos escritos como pesquisas cartazes e gráficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário