Tema : Cadê a Água que estava aqui?
Objetivos
·
Reconhecer a importância da água para o
surgimento e manutenção da vida, inclusive a nossa sobrevivência;
·
Analisar criticamente o uso deste recurso e
verificar se ele é adequado ou indevido.
Você sabia que...
Água no corpo humano A água
representa 70% da massa do corpo humano adulto (de um bebê 90%). Nosso
organismo necessita de 4 litros por dia. Regula a nossa temperatura interna.
Sintomas de desidratação: Perda de 1% a 5% de água Sede, pulso acelerado,
fraqueza Perda de 6% a 10% de água Dor de cabeça, fala confusa, visão turva
Perda de 11% a 12% de água Delírio, língua inchada, morte Uma pessoa pode
suportar até 50 dias sem comer, mas apenas 4 dias sem beber água.
Para refletir!!!
A água é um recurso natural e seu uso descontrolado está se
tornando alvo de muitas discussões: trata-se ou não um recurso inesgotável,
quais as formas de tratamento deste bem?
Por que a água está acabando?
Portanto, é de suma importância abordar este assunto de
forma consciente e crítica, tentando incutir uma mudança de postura no consumo
por parte dos alunos.
Estratégias
1) Propor questões em sala de aula, a fim de realizar um diagnóstico
do que os alunos sabem sobre o assunto.
Por exemplo:
a) Quanto de água o nosso corpo necessita diariamente? Por
quê?
b) Esta quantidade é a mesma em toda nossa vida?
c) Em qual(is) parte(s) do corpo concentra(m) maior
quantidade de água? Qual a relação disto?
d) Em outras espécies; a quantidade de água é a mesma?
2) A partir daí o professor poderá sistematizar, por meio de
desenhos ou gráficos, elaborados juntamente com a professora de Matemática, a
quantidade de água que existe em diferentes partes do corpo ou em diferentes
espécies. Por exemplo, o homem, o vegetal, a água-viva etc.;
3) Em seguida, deve-se analisar a importância da água para a
vida, podendo-se averiguar isso em diferentes formas de vida;
4) O professor também deve chamar a atenção dos educandos
para o uso correto deste recurso. E, para isto, poderá solicitar a eles uma
conta de água, para analisarem os seus dados (em especial, consumo X valor);
5) Realizar um trabalho de campo no entorno da escola para
verificar a situação da água hoje e confrontar com dados do passado.
Elaborar, juntamente
com os alunos, uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em
casa, a fim de evitar o desperdício da água.
Links:
Links:
http://www.copasa.com.br/media2/Noticia2015/CaptacaoParaopebaBrumadinho.pdf
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/03/projeto-institucional-agua-um-pingo-de.html
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/03/projeto-institucional-agua-um-pingo-de.html
Avaliação: Avaliar
as questões/atividades orais e os trabalhos escritos como pesquisas cartazes e gráficos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário