Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Plano de aula para o 1º ano . Camilão, o comilão (BNCC)




PLANO DE AULA 
Público Alvo: 1º ano

Tema: Alimentação
Camilão, o comilão

COMPONENTES CURRICULARES:
Língua Portuguesa   e Matemática/ciências

LÍNGUA PORTUGUESA:

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA
(Escuta compartilhada e autônoma):
Com os alunos sentados em rodinha, ler a história Camilão, o comilão. Em seguida, explorar a história oralmente.

  OBJETOS DE CONHECIMENTO             
Protocolos de leitura. Decodificação. Fluência de leitura. Formação de leitor.
·         Habilidade – (EF01LP01) – Reconhecer que todos os textos são lidos e escritos  da esquerda para direita e de cima para baixo da página.
·                                 (EF12LP02) – Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente por memorização.


 OBJETOS DE CONHECIMENTO: Reconhecimento de número no contexto diário, indicação de quantidades, ordem ou de código para organização de informações.

·         Habilidades – (EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis de seu interesse e universo de até 30 elementos e organizar dados por meio de representações pessoais.

DESENVOLVIMENTO:

Sugestões de como desenvolver a aula:

Com os alunos sentados em rodinha, ler a história Camilão, o comilão. Em seguida, explorar a história oralmente.

Ler o título da história e o nome dos personagens várias vezes
( no cartaz, com auxílio de uma régua para direcionar a leitura, sendo da esquerda para direita e de cima para baixo). Faça a leitura em voz alta quantas vezes achar necessário. Na sequência peça que acompanhem a leitura do resumo ilustrado no cartaz, apontando com o dedo indicador. Enquanto isto a professora observa se todas as crianças estão fazendo a leitura de cima para baixo e da esquerda para direita. Se perceber dúvidas é interessante que o professor passe de mesa em mesa e acompanhe a leitura individual das crianças.
Explorar as quantidades de alimentos que cada animal deu ao porquinho comilão.
 Peça que elas identifiquem os números e registre no caderno. Desenhem de acordo com o número indicado e pintem da cor que desejarem. É o tempo que a professora terá para avaliar o aprendizado das crianças, quanto ao direcionamento da leitura. Quando o professor pede para ler o texto elas leem por memorização porque o resumo no cartaz foi explorado durante a semana.
Na sequência pergunta quem gosta dos alimentos que apareceram  na história?
Conversar sobre os benefícios  de uma boa alimentação para a saúde.
 Pode fazer perguntas como: Quais são seus alimentos preferidos? 

AVALIAÇÃO: Observar se todas as crianças conseguiram apropriar das habilidades propostas nas atividades  de leitura e de matemática.


Links com atividades desenvolvidas na educação infantil, mas que podem ser adaptadas ao 1º ano :

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/10/plano-de-aulasequencia-didatica-camilao.html

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/09/historia-camilao-o-comilao-e-seus.html

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/09/projeto-alimentacao-camilao-o-comilao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário