PLANO DE AULA
Público Alvo: 1º ano
Tema: Alimentação
Camilão, o comilão
COMPONENTES CURRICULARES:
Língua Portuguesa e Matemática/ciências
LÍNGUA PORTUGUESA:
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA
(Escuta
compartilhada e autônoma):
Com os
alunos sentados em rodinha, ler a história Camilão, o comilão. Em seguida, explorar a história
oralmente.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Protocolos
de leitura. Decodificação. Fluência de leitura. Formação de leitor.
· Habilidade – (EF01LP01) – Reconhecer que todos
os textos são lidos e escritos da esquerda para direita e de cima
para baixo da página.
· (EF12LP02)
– Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso
frequente, ler globalmente por memorização.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Reconhecimento
de número no contexto diário, indicação de quantidades, ordem ou de código para
organização de informações.
· Habilidades
– (EF01MA22)
Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis de seu interesse e universo de
até 30 elementos e organizar dados por meio de representações pessoais.
DESENVOLVIMENTO: -
Sugestões de como desenvolver a aula:
Com os alunos sentados em rodinha, ler a história Camilão, o comilão. Em seguida, explorar a história oralmente.
Ler o título da história e o nome dos personagens várias vezes
( no cartaz, com auxílio de uma régua para direcionar a leitura, sendo da esquerda para direita e de cima para baixo). Faça a leitura em voz alta quantas vezes achar necessário. Na sequência peça que acompanhem a leitura do resumo ilustrado no cartaz, apontando com o dedo indicador. Enquanto isto a professora observa se todas as crianças estão fazendo a leitura de cima para baixo e da esquerda para direita. Se perceber dúvidas é interessante que o professor passe de mesa em mesa e acompanhe a leitura individual das crianças.
Explorar as quantidades de alimentos que cada animal deu ao porquinho comilão.
Peça que elas identifiquem os números e registre no caderno. Desenhem de acordo com o número indicado e pintem da cor que desejarem. É o tempo que a professora terá para avaliar o aprendizado das crianças, quanto ao direcionamento da leitura. Quando o professor pede para ler o texto elas leem por memorização porque o resumo no cartaz foi explorado durante a semana.
( no cartaz, com auxílio de uma régua para direcionar a leitura, sendo da esquerda para direita e de cima para baixo). Faça a leitura em voz alta quantas vezes achar necessário. Na sequência peça que acompanhem a leitura do resumo ilustrado no cartaz, apontando com o dedo indicador. Enquanto isto a professora observa se todas as crianças estão fazendo a leitura de cima para baixo e da esquerda para direita. Se perceber dúvidas é interessante que o professor passe de mesa em mesa e acompanhe a leitura individual das crianças.
Explorar as quantidades de alimentos que cada animal deu ao porquinho comilão.
Peça que elas identifiquem os números e registre no caderno. Desenhem de acordo com o número indicado e pintem da cor que desejarem. É o tempo que a professora terá para avaliar o aprendizado das crianças, quanto ao direcionamento da leitura. Quando o professor pede para ler o texto elas leem por memorização porque o resumo no cartaz foi explorado durante a semana.
Na sequência
pergunta quem gosta dos alimentos que apareceram na história?
Conversar
sobre os benefícios de uma boa
alimentação para a saúde.
Pode fazer perguntas como: Quais são seus
alimentos preferidos?
AVALIAÇÃO: Observar se todas as crianças
conseguiram apropriar das habilidades propostas nas atividades de leitura e de matemática.
Links com atividades desenvolvidas na educação infantil, mas que podem ser adaptadas ao 1º ano :
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/10/plano-de-aulasequencia-didatica-camilao.html
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/09/projeto-alimentacao-camilao-o-comilao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário