domingo, 17 de fevereiro de 2019

Plano de aula para o 1º ano . Camilão, o comilão (BNCC)




PLANO DE AULA 
Público Alvo: 1º ano

Tema: Alimentação
Camilão, o comilão

COMPONENTES CURRICULARES:
Língua Portuguesa   e Matemática/ciências

LÍNGUA PORTUGUESA:

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA
(Escuta compartilhada e autônoma):
Com os alunos sentados em rodinha, ler a história Camilão, o comilão. Em seguida, explorar a história oralmente.

  OBJETOS DE CONHECIMENTO             
Protocolos de leitura. Decodificação. Fluência de leitura. Formação de leitor.
·         Habilidade – (EF01LP01) – Reconhecer que todos os textos são lidos e escritos  da esquerda para direita e de cima para baixo da página.
·                                 (EF12LP02) – Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente por memorização.


 OBJETOS DE CONHECIMENTO: Reconhecimento de número no contexto diário, indicação de quantidades, ordem ou de código para organização de informações.

·         Habilidades – (EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis de seu interesse e universo de até 30 elementos e organizar dados por meio de representações pessoais.

DESENVOLVIMENTO:

Sugestões de como desenvolver a aula:

Com os alunos sentados em rodinha, ler a história Camilão, o comilão. Em seguida, explorar a história oralmente.

Ler o título da história e o nome dos personagens várias vezes
( no cartaz, com auxílio de uma régua para direcionar a leitura, sendo da esquerda para direita e de cima para baixo). Faça a leitura em voz alta quantas vezes achar necessário. Na sequência peça que acompanhem a leitura do resumo ilustrado no cartaz, apontando com o dedo indicador. Enquanto isto a professora observa se todas as crianças estão fazendo a leitura de cima para baixo e da esquerda para direita. Se perceber dúvidas é interessante que o professor passe de mesa em mesa e acompanhe a leitura individual das crianças.
Explorar as quantidades de alimentos que cada animal deu ao porquinho comilão.
 Peça que elas identifiquem os números e registre no caderno. Desenhem de acordo com o número indicado e pintem da cor que desejarem. É o tempo que a professora terá para avaliar o aprendizado das crianças, quanto ao direcionamento da leitura. Quando o professor pede para ler o texto elas leem por memorização porque o resumo no cartaz foi explorado durante a semana.
Na sequência pergunta quem gosta dos alimentos que apareceram  na história?
Conversar sobre os benefícios  de uma boa alimentação para a saúde.
 Pode fazer perguntas como: Quais são seus alimentos preferidos? 

AVALIAÇÃO: Observar se todas as crianças conseguiram apropriar das habilidades propostas nas atividades  de leitura e de matemática.


Links com atividades desenvolvidas na educação infantil, mas que podem ser adaptadas ao 1º ano :

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/10/plano-de-aulasequencia-didatica-camilao.html

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/09/historia-camilao-o-comilao-e-seus.html

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/09/projeto-alimentacao-camilao-o-comilao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário