Ana Maria Machado
Eixos/Competências:
Linguagem oral e escrita; matemática, artes, corpo e movimento, formação
pessoal e social.
Objetivos:
ü Oportunizar situações de aprendizagem que
envolvam a leitura, compreensão oral e escrita,
ü Participar das interações orais em sala de
aula a respeito da história narrada, alternando momentos de fala e de escuta.
ü Dar sua opinião sobre os temas em discussão ,
papel dos amigos e atitude do personagem principal .
ü Elaborar lista de convidados para a "Festança
da Comilança"
ü Produzir com auxílio de escriba e colegas convite
para a "Festa da Comilança",
ü Desenvolver o raciocínio lógico, a coordenação
motora, a oralidade, a percepção auditiva e visual das crianças;
ü Reconhecer
como uma boa alimentação e hábitos de
higiene ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças.
Linguagem oral e
escrita:
Roda de conversa: explorar junto aos alunos os conhecimentos
prévios sobre o assunto “Alimentação”
- O que é
alimentação?
- Vocês já ouviram
falar em alimentação saudável?
- Quais alimentos
são bons para a saúde? Quais alimentos podem prejudicar a saúde?
- Apresentar
o livro, a capa, a autora....
- Ler
mostrando as imagens. Essa é uma história de acumulação. Os alunos devem ficar
atentos em quais alimentos o porquinho comilão irá ganhar e repetir junto a
professora contando...Na cesta agora tem: uma melancia...duas abóboras...três
queijos...
- Após a
história realizar a interpretação oral, mostrando as imagens e auxiliando nas
conclusões.
Linguagem
Matemática:
- Levar para a
sala de aula várias frutas/alimentos, animais de borracha, imagens.
-Classificar/separar
os materiais de acordo com as características, depois conversar sobre a
organização dos materiais.
- Em duplas, fazer
escultura dos animais e alimentos, utilizando massinha, contar verificando as
quantidades. Quantos animais? Quantas frutas?
- Levar os alunos
a compararem quantidades. Quem fez mais? Onde tem menos? Fazer a
correspondência um a um.
- Confeccionar o
porquinho e frutas em diferentes tamanhos e deixar que os alunos coloquem em
ordem de tamanhos (seriação).
- Trabalhar com os
alunos utilizando porquinho de tamanhos variados, estabelecendo conceitos
maior/menor, pequeno/grande, etc.
- Solicitar para o
dia da fruta que os alunos levem a fruta de sua preferência, trabalhar com os
alunos o peso (mais leve, mais pesado, comparar, fazer estimativas, etc).
- Montar o gráfico
com a fruta preferida.
- Análise e
síntese do porquinho / quebra cabeça (3 ou 4 partes).
-Jogos diversos :Colhendo frutas(Maçã, laranja); classificação;seriação...
-Jogos diversos :Colhendo frutas(Maçã, laranja); classificação;seriação...
Artes visuais
- Confeccionar os
personagens e os alimentos, usando diferentes materiais;
- Realizar junto aos
alunos, utilizando animais feitos com caixa de papelão (massinha, garrafas,
objetos), o reconto da história.
- Deixar com que
os alunos façam o reconto e a ordenação dos personagens, do jeito deles, a
forma que entenderam a história.
- Montar
cartazes, juntamente com as crianças/ Alimentos saudáveis e não saudáveis;
- Montar cartaz
com colunas de frutas amarelas, vermelhas, verdes...
- Confeccionar
porquinho utilizando garrafas pet.
- Montar/ilustrar
o livrinho do porquinho “Camilão, o comilão”, utilizando diferentes materiais,
giz, tinta, bolinhas de papel, tecidos, lantejoulas...
- Tirar foto
vestido de porquinho comilão para lembrancinha do projeto.
- Realizar artes com
a participação das famílias. As artes realizadas pelos pais e filhos serão
expostas na Mostra Literária.
Música, corpo e movimento
- Dramatizar a
história “Camilão,
o comilão”. Os alunos serão os próprios personagens.
-Brincar com
mímicas faciais e corporais/gestos expressando diversos sentimentos.
Ex: Imitar a
carinha de quem está feliz, triste e doente, imitar o andado de quem está
saudável e o andado de quem está doente.
Músicas diversas
com o tema alimentação
Formação Pessoal e social
- Montar uma horta escolar, contando com a contribuição de todos da
escola e das famílias dos alunos.
- Experimentar diversos alimentos;
- Observar as cores dos alimentos/hortaliças;
- Explorar formas geométricas nos canteiros;
- Falar sobre a função do espantalho(ajudar a cuidar e proteger a horta)
- Observar as cores dos alimentos/hortaliças;
- Explorar formas geométricas nos canteiros;
- Falar sobre a função do espantalho(ajudar a cuidar e proteger a horta)
-Explorar os 5 sentidos: paladar, olfato, visão, tato e audição.
-Receber a visita de um cãozinho na escola.
- Conversar sobre animais que os alunos tem em casa/sítio(gato, cachorro,vaca,porco);
- Conversar sobre animais que os alunos tem em casa/sítio(gato, cachorro,vaca,porco);
- Visitar os
porquinhos recém nascidos no chiqueiro .
- Conversar sobre
o que comem, o que bebem.
- Textos/vídeos informativos
sobre o cuidado com os animais (porquinho, cachorro…)
-Quais os cuidados
que a família toma para prevenir contra a dengue/higiene?
Festa do Camilão, o Comilão.
-Todos os alunos foram convidados!
- Organizar lista de convidados(professor como escriba)
Avaliação:
A avaliação será
contínua mediante abordagem do tema “Alimentação” e da participação e execução
das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do
aluno.
A culminância
acontecerá na Mostra Literária em 27 de setembro.
Anexos: Fotos do projeto
Animais feitos com caixas de papelão.
Mostra Literária!
Trabalhinhos/Livro Camilão , O Comilão.
Link com fotos do projeto:
Mostra Literária:
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/09/projeto-alimentacao-camilao-o-comilao.html
Artes
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/09/historia-camilao-o-comilao-e-seus.html
Horta Escolar
https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/08/horta-escolar-projeto-o-reino-encantado.html
Simplesmente apaixonada! ótimo plano de aula e muito completo.Sou sua fã Ivani ferreira! (Juh)
ResponderExcluirPlano de aula maravilhoso . Estou trabalhando projeto alimentação. (Maria)
ResponderExcluirTrabalho maravilhoso! Parabéns!!!
ResponderExcluirParabens pelo belo trabalho! Apaixonada😍
ResponderExcluirObrigada
Excluir