Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

terça-feira, 17 de agosto de 2021

PLANO DE AULA: HISTÓRIA BEM LÁ NO ALTO. -(EDUCAÇÃO INFANTIL)

#professoraivaniferreira
#brumadinhoesseéomeulugar

            BEM LÁ NO ALTO!


ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

   CONTAR  A  HISTÓRIA “BEM LÁ NO ALTO” .


😊

  • OBJETIVOS: AUMENTAR O REPERTÓRIO DE HISTÓRIAS OUVIDAS; DESENVOLVER ATENÇÃO E A CURIOSIDADE EM OUVIR NOVAS HISTÓRIAS.
  • (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.

    (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO- -LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA).

APÓS CONTAR A HISTÓRIA PERGUNTAR:

  • QUAIS ANIMAIS APARECEM NA HISTÓRIA? PERGUNTAR USANDO O TERMO “QUAL VEM DEPOIS”, DESENVOLVENDO NOÇÕES DE ORDEM.
  • CONHECE (JÁ VIU)ALGUM DESSES ANIMAIS?
  • POR QUE OS ANIMAIS NÃO CONSEGUIRAM ALCANÇAR O BOLO?
  • QUANDO VOCÊ QUER PEGAR UM OBJETO QUE ESTÁ NO ALTO, O QUE VOCÊ FAZ? ORIENTAR QUE A CRIANÇA DEVE PEDIR O AUXÍLIO DE UM ADULTO PARA PEGAR OBJETOS NO ALTO.


O EU, O OUTRO E O NÓS

  • OBJETIVOS: INTERAGIR COM SEUS PARES.
  • (EI02EO03) COMPARTILHAR OS OBJETOS E OS ESPAÇOS COM CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA E ADULTOS.

    (EI02EO04) COMUNICAR-SE COM OS COLEGAS E OS ADULTOS, BUSCANDO COMPREENDÊ-LOS E FAZENDO-SE COMPREENDER.

 A HISTÓRIA ACONTECE EM UMA CASA.






































  • NA HISTÓRIA APARECERAM VÁRIOS ANIMAIS E TODOS CONSEGUIRAM O QUE QUERIA "COMER UM PEDAÇO DO BOLO". 
  • A MENINA  DIVIDIU O BOLO COM OS ANIMAIZINHOS, O QUE VOCÊS PENSAM SOBRE ESSA ATITUDE?.
  • ACOLHER E ESCUTAR  AS MELHORES SOLUÇÕES! 
  • QUAIS SÃO AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ EM SUA CASA? SABE FALAR O NOME DELAS? E O ENDEREÇO DA CASA?

s      ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES 

  •     OBJETIVOS:DESENVOLVER ATENÇÃO, LINGUAGEM ORAL, MEMÓRIA, RECONHECIMENTO DOS ANIMAIS E SEQUÊNCIA.
  • (EI02ET04) IDENTIFICAR RELAÇÕES ESPACIAIS (DENTRO E FORA, EM CIMA, EMBAIXO, ACIMA, ABAIXO, ENTRE E DO LADO) E TEMPORAIS (ANTES, DURANTE E DEPOIS)

      OBSERVE OS ANIMAIS NA ATIVIDADE ANTERIOR.

  •     QUANTOS SÃO?  USAR UMA TAMPINHA OU PALITO PARA REPRESENTAR A QUANTIDADE DE ANIMAIS.
  •      QUANTAS PESSOAS MORAM, JUNTAMENTE COM VOCÊ, EM SUA CASA?
  •      USAR TAMPINHAS OU PALITOS PARA REPRESENTAR A QUANTIDADE DE PESSOAS DA CASA.

    PULAR AMARELINHA:  DESENHAR UMA AMARELINHA NO QUINTAL DE CASA UTILIZANDO GIZ OU FITA  ADESIVA (NUMERAR E DEIXAR A CRIANÇA PULAR).


TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


OBJETIVOS: DESENVOLVER ATENÇÃO, LINGUAGEM ORAL, COORDENAÇÃO MOTORA FINA, RECONHECIMENTO DOS ANIMAIS E CARACTERÍSTICAS

EI02TS03) UTILIZAR DIFERENTES FONTES SONORAS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE EM BRINCADEIRAS CANTADAS, CANÇÕES, MÚSICAS E MELODIAS

1.FOLHEANDO O LIVRO COM A HISTÓRIA: ORIENTAR A CRIANÇA A MOSTRAR QUANDO VER UM ANIMAL, SEMPRE INTERAGINDO:
 
  •  QUE ANIMAL É ESSE? QUAL O SOM QUE ELE FAZ?
  • ELE É GRANDE OU PEQUENO? 
  • QUANTAS PATAS ELE TEM?  SEU CORPO TEM PELO OU PENAS? 
  • ONDE ELE MORA? (SELVA,NO PASTO, CHIQUEIRO, NO QUINTAL...)SERÁ QUE É BRAVO?  OU É BONZINHO? 
  • COLORIR  A ATIVIDADE ,USANDO AS CORES QUE DESEJAR!
FAZER DOBRADURA DA GALINHA E DE OUTROS ANIMAIS QUE DESEJAR.
  

CORPO, GESTOS E MOVIMENTO


OBJETIVOS: DESENVOLVER ATENÇÃO, CONSCIÊNCIA CORPORAL E CONCEITOS BÁSICOS: EM CIMA, EMBAIXO, DO LADO, ATRÁS, NA FRENTE, NO MEIO..

EI02CG03) EXPLORAR FORMAS DE DESLOCAMENTO NO ESPAÇO (PULAR, SALTAR, DANÇAR), COMBINANDO MOVIMENTOS E SEGUINDO ORIENTAÇÕES.


RECURSO: MÚSICA INFANTIL E UMA BOLA DESENVOLVIMENTO: COLOCAR A MÚSICA PARA CRIANÇA DANÇAR (MUSICA QUE A CRIANÇA GOSTE) AO PARAR A MÚSICA O ADULTO DARÁ UM COMANDO:
 - “BOLA EM CIMA DA CABEÇA”, 
TOCA MÚSICA NOVAMENTE E PARA LOGO DIZ O COMANDO:
 - “BOLA EMBAIXO DA PERNA” E ASSIM POR DIANTE. 
COMANDOS POSSÍVEIS: BOLA  ATRÁS; BOLA DO LADO; BOLA NA FRENTE; BOLA EMBAIXO DO PÉ.

ATIVIDADE MÚSICA  PARA DANÇAR E  MOVIMENTAR:


https://www.youtube.com/watch?v=6cYK9EPfDq0

5 comentários: