Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

terça-feira, 12 de maio de 2020

Sequência Didática "Os Três Porquinhos"- Educação Infantil

https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
 #Brumadinhoesseémeulugar!

Sugestões  de atividades para ser realizada, em casa, pela família.(Quarentena Covid-19)


História musical "Os Três Porquinhos"
                                            (ALUNA SOFIA E FAMÍLIA)

Eixo: Linguagem musical

"Através das histórias infantis a criança desenvolve o imaginário, a oralidade e a criatividade. A ideia é contar histórias de forma mais dinâmica e envolvente, utilizando a música nesse contexto. Mais do que divertir, histórias musicais ou cantadas,  podem se tornar um momento único em família, além de promover o aprendizado e estimular a imaginação".

2ª feira: História "Os Três porquinhos"


ATIVIDADES SOBRE O TEMA

1) Assistir ao filme "Os Três Porquinhos"



- Após assistir ao vídeo converse com a criança, perguntando:
  •   Quem são os personagens da história?
  •   São quantos porquinhos?
  •   Quantos lobos?
  •   De que material foram feitas as casinhas?
  •   Qual a casinha mais resistente?                         


2) Cantar com  a criança a  música "Os Três Porquinhos"

MÚSICA:

OS TRÊS PORQUINHOS

Era uma vez três porquinhos,
 Prático o mais velho e trabalhador. 
Seu irmão Heitor era músico, 
e Cícero caçula o roncador. 

Cada um fez a sua casa, 
Cícero só palhas entrelaçou. 
Heitor madeiras e marteladas,
Prático tijolos e cimento usou. 

Cuidado porquinhos o lobo vai chegar,
e todas as casas vai soprar Fu fu fu fu fu…
A casa de palha foi pelos ares 
A casa de madeira também voou. 

Só restou a casinha de tijolos,
e todos os porquinhos abrigou. 
Grande festa na floresta,
o lobo despencou no caldeirão (TchiBum). 

Queimou seu rabo,
fugiu depressa não volta nunca não.
Quem tem medo do lobo mau,
lobo mau, lobo mau,
Quem tem medo do lobo mau lalalalalá…

3)  Dramatizar a música livremente (As crianças amam brincar de assoprar as casinhas e  se esconder do lobo)


ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA

1) Assistir ao filme, cantar  e dramatizar a música.
A criança irá imitar o que acontece na música, juntamente com a família (Alguém da família pode ser o lobo e a criança os porquinhos).

3ª feira: Artes e  matemática


1) A família irá desenhar : 
  • Três casinhas de tamanhos diferentes.



  2) A criança vai colorir as casinhas da cor que quiser e falar o nome das cores que escolheu.

  3)  A família irá ajudar a recortar as casinhas .Em seguida, deixar a criança observar as casinhas fazendo comparações de tamanho:Qual é maior, a menor/ grande, pequena, média... ( explorando os conceitos: pequeno , médio e grande).

  4) Contar as casinhas apontando com os dedinhos UMA...DUAS...TRÊS... 
  
  5) Deixar a criança organizar  as casinha, em ordem de tamanho  e colar em uma folha.
.

  6)  Assistir ao vídeo “Os três porquinhos”. 




- Conversar sobre o filme , mostrando que uma mesma história pode ser contada de forma diferente.


- Confeccionar três porquinhos e três casinhas de papelão, como na história:
- Recontar usando as casinhas e os porquinhos

ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA


1) Colorir as casinhas escolhendo as cores que desejar.

2) Falar o nome das cores usadas
3) Colar as casinhas em uma folha em ordem de tamanho.
4) Contar as casinhas.
5) Assistir ao filme "Os Três Porquinhos", versão diferente ao dia anterior.
6) Recontar a história.

4ª feira: Observando os espaços da própria casa!


Assim como os 3 porquinhos eu também tenho a minha casa!



1)   Ande pela sua casa e observe com atenção como ela é.
2)   Quantos cômodos  tem  na casa? Quais são eles?
3)   Em qual local da casa você gosta de ficar? 
4)   Qual o endereço... número da sua casa?
5)   Você ajuda a mamãe nas tarefas de casa? Guarda os brinquedinhos?
6)   Faça um desenho da sua casa. Desenhe você e as pessoas que moram com você.

ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA


1) Andar e perceber/observar os espaços onde mora
2) Contar os cômodos da casa.Quantos quartos,banheiro, sala, cozinha...
3) Falar qual o espaço preferido em casa. Onde  mais gosta de ficar?
4) Falar o endereço, número da casa que mora.
5) Ajudar a mamãe na organização da casa, guardando os brinquedos.
6) Desenhando a casa e os moradores , do jeitinho que conseguir.

 5ª feira: Brincadeira cantada(Realizada na casa ou quintal)
          Enquanto Seu Lobo Não Vem !

1) Brincar de passear no bosque enquanto seu Lobo não vem.... 

Vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem
Vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem seu lobo está?
Estou botando a calça
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem, vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem, seu lobo está?
Estou botando a camiseta
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem, vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem seu lobo está?
Estou botando o casaco
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem, vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem, seu lobo está?
Estou botando o sapato
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem, vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem seu lobo está
Estou com fome e vou ... pegar...
Ai, ai socorro!!! socorro!!!
Vou pegar as frutas da vovó! Esperem, eu sou um lobo bonzinho, são só as frutinhas!
Poxa, eu me arrumei todinho, auuuuuu





  • Explicar que essa brincadeira é muito antiga e que não precisa ficar com medo (É só um faz de conta!)


2) Confeccionado fantoches  de dedo(dedoches)

Colorir e recortar os dedoches  para colocar nos dedinhos e brincar, recontar a história e se divertir muito.

Resultado de imagem para os tres porquinhos desenho para pintar ...



ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA


1) Brincar de passear e cantar a música do "Seu Lobo".
2) Colorir e recontar a história com os dedoches.


6ª feira: Leitura na cabana!


1) Ler a história "Os Três porquinhos", em uma cabana,feita com lençol.


 Quem tiver o livro com a história, em casa, pode utilizá-lo. Outra opção é o texto abaixo.





2) Brincar livremente na cabana, usando os dedoches para recontar a história.



ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA


 1) Auxiliar na montagem de uma cabaninha, para ouvir a história.
 2) Recontar a história utilizando os dedoches  do lobo e os 3 porquinhos.



Observação!!!
  • Lembrando que as atividades acima , são sugestões! Cada família desenvolverá  no momento  e forma que achar pertinente.

            Um forte abraço! Com as benção de Deus ,tudo isso irá passar logo e estaremos todos juntos, novamente.
___________________________________________


Dicas ...



Outras dicas que são enriquecedoras para a aprendizagem e desenvolvimento:

1-  Brincar com lego /brinquedos de encaixe.
2-  Brincar com letras do alfabeto.
3-  Colorir figuras/desenhos e desenhar livremente.
4-  Folhear livros e ouvir histórias diariamente.
5-  Recitar parlendas e versinhos. 

6-  Observar a ficha e montar o nome próprio (com letras móveis).Quais são as letrinhas  do nome. Quantas são? Qual a primeira letra? E a última?
7- Registrar o próprio nome (iniciando pela primeira letrinha e gradativamente irá conseguir registrar). 
Não tenha pressa!  Melhor que escrever, é a criança reconhecer as letrinhas do alfabeto.

































8- Contar objetos, brinquedos, tampinhas, palitos, feijão (iniciar contando até 3)



9- Rolar, pular, saltar , brincar livremente e ser feliz...


Atenção ! Observe a posição correta da criança pegar o lápis. Já foi ensinado na escola, mas é preciso reforçar diariamente.




https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2020/04/dicas-de-atividades-para-manter-as.html

Geralmente, as crianças pedem atividades para colorir! Vou colocar algumas sugestões abaixo:






19 comentários:

  1. Dicas maravilhosas para colocar meus filhos para estudar! Obrigada (Jane)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em estar contribuindo! Ótimo trabalho para você e seus filhos!

      Excluir
  2. Meu filho gostou muito do video e da cabana com lençol. Ele depois recontou a história e quer mais atividades como essa .Valeu a pena!!! Sou sua fã!
    (Bernadete)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que fofura! Obrigada pelo retorno e palavras de carinho! Um forte abraço!

      Excluir
  3. Estou amando!Muito bom Ivani

    ResponderExcluir
  4. Amei, muito obrigado 😘 por dividir tudo isso ,vou realizar todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que as atividades estão sendo úteis...Ótimo trabalho para você!

      Excluir
  5. Eu não sabia que tinha tantos videos bons. Obrigada! Me ajudou muito (Cida)

    ResponderExcluir
  6. Que Espetáculo! Minha filha amou os vídeos e agora estou fazendo as atividades, casinha com papelaõ e gravetos, palha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está desenvolvendo as atividades com sua filha.As casinhas devem estar ficando muito atrativas.As crianças amam esse incentivo!!!Beijosss

      Excluir
    2. Que fofa! Esses momentos em família é maravilhoso.

      Excluir
  7. Parabéns!! Ótimas atividades👏👏👏

    ResponderExcluir
  8. Olá. Excelente trabalho, estou encantada. Vou utilizar com meus alunos. Muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  9. Amei vou utilizar com meus alunos para as atividades remotas.

    ResponderExcluir
  10. Admiro seu ttrabalho e sempre me espelho em suas atividades para minhas aulas, sucesso!

    ResponderExcluir