Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 23 de maio de 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ALIMENTAÇÃO - Educação Infantil

https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
 #Brumadinhoesseémeulugar!


Sugestões  de atividades para ser realizada, em casa, pela família.(Quarentena Covid-19)


TEMA: ALIMENTAÇÃO

ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

2ª FEIRA:  MÚSICA: “ A SOPA”



 
1) Ouvir a música “ A SOPA”, cantar treinando o ritmo e letra com a criança.

2) Pegar duas colheres para bater toda vez que chegar no final do verso “ QUE QUE TEM NA SOPA DO NENEM” (bate as colheres uma na outra).
3)  Disponibilizar ingredientes que podem ser utilizados em sopa e alguns objetos que nunca devem ser usados. Coloque uma panela por perto.
4)  Pedir que a criança fale o nome do alimento ou objeto e que coloque dentro da panela o que poderá ser usado como ingrediente da sopa.

5) Faça uma sopa bem gostosa e deguste com seu(sua) filho(a). 


ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA

1) Cantar sozinha o refrão da música, batendo as colheres no tempo certo.


2) Os pais colocam sobre a mesa ingredientes que não pertencem a sopa e legumes que pertencem. Separar os alimentos que podem ser usados na sopa daqueles que não podem ser usados.  A criança explica o porquê.
3) Degustar  uma deliciosa sopa.


3ª FEIRA: FRUTAS! QUE DELÍCIA!

1) Assista ao  VIDEOCLIPE - VITAMINA TUTTI-FRUTTI


2)  Converse com a criança sobre a fruta referida. Qual fruta você mais gosta? Qual a cor dessa fruta? Ela tem sementes?
3)   Selecionar algumas frutas e coloque sobre a mesa. Deixe que pegue e observe cada uma delas (cor, tamanho, forma).
4)   Conte, juntamente com a criança, a quantidade de frutas, em voz alta.
5) Tampe os olhos da criança e esconda uma fruta. Ao destampar os olhos ela deverá descobrir qual foi retirada. Faça o inverso. Tampe seu rosto e peça que ela esconda para você descobrir.
6)  Após deixar a criança manipular a fruta, tampe novamente os olhos dela e peça que descubra qual é a fruta deixando que descubra usando o tato ou olfato. Faça o inverso agora será sua vez de acertar. Na sua vez vá falando as características da fruta (redonda, comprida, macia, dura, grande)
7) Agora, você fala a característica e a criança pega a fruta que você está descrevendo.

8)  Colocar  3 frutas na mesa. Pergunta quantas frutas têm? Retire 1 laranja e pergunta: Quantas frutas ficaram?
- Pode variar as frutas e as quantidades. 

9)  Ao término das tarefas, faça uma deliciosa salada de frutas. Peça que a criança busque uma tigela ou copo e uma colher para cada pessoa que irá degustá-la. (NÂO deixe disponível a quantidade exata disponível. Observe como ela distribuirá os talheres e tigelas).

ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA

1) Falar a fruta preferida.
2) Contar as frutas e falar o nome das frutas;
3) Sequenciar frutas. EX: 1 banana, 1 maça e 1 laranja. A criança continua a sequência.Tira uma fruta e pergunta qual está faltando.
4)  Perceber pelo tato (olhinhos vendados) qual é a fruta que está pegando.
5) Degustar uma deliciosa saladinha de frutas, ajudando servir.

4ª FEIRA: DIA DE HISTÓRIA! “A DONA BARATINHA




1) Após a  história “ A DONA BARATINHA”, faça perguntas sobre a história:
 O que dona Baratinha estava fazendo no início da história? O que ela achou? Por que ela cantava na janela? O que aconteceu com o rato?

2)   Cante a música que ela cantava na janela: QUEM CASAR COM A DONA BARATINHA QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA”. (Peça a criança para cantar sozinha também).
3)  Peça que a criança imite alguns dos animais que aparecem na história. Você também pode imitar.
4)  Peça que relate quais animais apareceram na história.
5)  Pergunte à criança qual foi o alimento que seria servido na festa. Comente sobre a importância do feijão na alimentação.
6)  Colocar alguns grãos de feijão (montinho de feijão) sobre a mesa. Pedir a criança para ir separando o feijão em grão e contar cada um, até onde ela der conta.
7)  Fazer um desenho da história.

ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA

1) conversar  sobre a história/fazer o reconto da história.;
2)  Prepare um caldo de feijão e saboreiem juntos. Aproveite para perguntar se este alimento é doce ou salgado.


 5ª FEIRA:  História: JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

(Caso  possua o livro com a história em casa, poderá usar neste momento).

1) Ouvir a história: JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO, depois conversar sobre os acontecimentos... Por que a vaquinha foi vendida?Quantos eram os feijões da história? O que aconteceu no final da história? João conseguiu comprar alimentos?
(Ressaltando que devemos valorizar os alimentos que temos em casa).


 2)  Colorir as cartas (jogo da memória) contendo os  personagens, recortar e colar em um papel duro.Depois brincar de encontrar os pares.






ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA

1)  Relembrar os acontecimentos da história;
2)  Colorir os personagens/baralhinho e brincar de formar pares.


FEIRA: DIA DE EXPERIMENTO!

PLANTANDO O FEIJÃO.





1)  Convide a criança para fazer uma experiência que terá de ser observado nos dias a seguir;
2)   Separe algum pote descartável e algumas sementes de feijão;
3)  Fure o pote e explique que se não fizer isto a plantinha poderá morrer pelo excesso de água que ficará dentro do vaso;
4)  Leve a criança até um local que consiga um pouco de terra, deixe que a criança encha o pote e plante as sementes de feijão;
5)  Observe com a criança o que acontecerá nos dias seguintes e peça que vá registrando do jeitinho dela em alguma folha de papel que tiver em casa.
6)  Mostre a ela que tem de molhar um pouco todo dia. Que a água também é um alimento importante para a planta.


ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA

1) A criança vai ajudar a arrumar e preparar o vaso para plantar o feijão;
2) Ela deverá perceber que as plantas precisam de cuidados assim como nós;
3) Observar a evolução da germinação dos feijões.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Atividades extras para imprimir !

 

MONTE UM PRATINHO COM ALIMENTOS SAUDÁVEIS!








4 comentários:

  1. Olá tia Ivani,adorei conhecer seu blogspot.Sou futura educadora infantil e através de você estou aprendendo muito.Que Deus ilumine o seu caminho e venha te proteger.Pois,Deus disse "quem toca em uma criança está tocando nele." e você faz parte nessa historia,Que Deus te der mais sabedoria para continuar esse trabalho maravilhoso.beijos'
    (Tia Cida).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas lindas palavras! Sucesso em sua tragetória.Abraços!

      Excluir
  2. Sou uma admiradora do seu trabalho! Amo..Estou usando as dicas e adaptando com o que tenho em casa. Muito bom

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso! Vou utilizá_lo.

    ResponderExcluir