#Brumadinhoesseémeulugar!
Sugestões de atividades para ser realizada, em casa, pela família.(Quarentena Covid-19)
TEMA: ALIMENTAÇÃO
ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
2ª FEIRA: MÚSICA: “ A SOPA”
1) Ouvir a música “ A SOPA”, cantar treinando o ritmo e letra com a criança.
2) Pegar duas colheres para bater toda vez que chegar no final do verso “ QUE QUE TEM NA SOPA DO NENEM” (bate as colheres uma na outra).
3) Disponibilizar ingredientes que podem ser utilizados em sopa e alguns objetos que nunca devem ser usados. Coloque uma panela por perto.
4) Pedir que a criança fale o nome do alimento ou objeto e que coloque dentro da panela o que poderá ser usado como ingrediente da sopa.
1) Cantar sozinha o refrão da música, batendo as colheres no tempo certo.
2) Os pais colocam sobre a mesa ingredientes que não pertencem a sopa e legumes que pertencem. Separar os alimentos que podem ser usados na sopa daqueles que não podem ser usados. A criança explica o porquê.
3) Degustar uma deliciosa sopa.
3ª FEIRA: FRUTAS! QUE DELÍCIA!
1) Assista ao VIDEOCLIPE - VITAMINA TUTTI-FRUTTI
2) Converse com a criança sobre a fruta referida. Qual fruta você mais gosta? Qual a cor dessa fruta? Ela tem sementes?
3) Selecionar
algumas frutas e coloque sobre a mesa. Deixe
que pegue e observe cada uma delas (cor, tamanho, forma).
4) Conte,
juntamente com a criança, a quantidade de frutas, em voz alta.
5) Tampe
os olhos da criança e esconda uma fruta. Ao destampar os olhos ela deverá
descobrir qual foi retirada. Faça o inverso. Tampe seu rosto e peça que ela esconda
para você descobrir.
6) Após
deixar a criança manipular a fruta, tampe novamente os olhos dela e peça que
descubra qual é a fruta deixando que descubra usando o tato ou olfato. Faça o
inverso agora será sua vez de acertar. Na sua vez vá falando as características
da fruta (redonda, comprida, macia, dura, grande)
7) Agora,
você fala a característica e a criança pega a fruta que você está descrevendo.
8) Colocar 3 frutas
na mesa. Pergunta quantas frutas têm? Retire 1 laranja e pergunta: Quantas
frutas ficaram?
- Pode variar as frutas e as
quantidades.
9) Ao
término das tarefas, faça uma deliciosa salada de frutas. Peça que a criança
busque uma tigela ou copo e uma colher para cada pessoa que irá degustá-la.
(NÂO deixe disponível a quantidade exata disponível. Observe como ela
distribuirá os talheres e tigelas).
ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA
1) Falar a fruta preferida.
2) Contar
as frutas e falar
o nome das frutas;
3) Sequenciar
frutas. EX: 1 banana, 1 maça e 1 laranja. A criança continua a sequência.Tira uma fruta e pergunta qual está faltando.
4) Perceber
pelo tato (olhinhos vendados) qual é a fruta que está pegando.
5) Degustar uma deliciosa saladinha de frutas, ajudando servir.
1) Após a história “ A DONA BARATINHA”, faça perguntas sobre a história:
O que dona Baratinha estava fazendo no início da história? O que ela achou? Por que ela cantava na janela? O que aconteceu com o rato?
2) Cante a música que ela cantava na janela: QUEM CASAR COM A DONA BARATINHA QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA”. (Peça a criança para cantar sozinha também).
3) Peça que a criança imite alguns dos animais que aparecem na história. Você também pode imitar.
4) Peça que relate quais animais apareceram na história.
5) Pergunte à criança qual foi o alimento que seria servido na festa. Comente sobre a importância do feijão na alimentação.
6) Colocar alguns grãos de feijão (montinho de feijão) sobre a mesa. Pedir a criança para ir separando o feijão em grão e contar cada um, até onde ela der conta.
7) Fazer um desenho da história.
ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA
1) conversar sobre a história/fazer o reconto da história.;
2) Prepare
um caldo de feijão e saboreiem juntos. Aproveite para perguntar se este
alimento é doce ou salgado.
(Caso possua o livro com a história em casa, poderá usar neste momento).
1) Ouvir a história: JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO, depois conversar sobre os acontecimentos... Por que a vaquinha foi vendida?Quantos eram os feijões da história? O que aconteceu no final da história? João conseguiu comprar alimentos?
(Ressaltando que devemos valorizar os alimentos que temos em casa).
2) Colorir as cartas (jogo da memória) contendo os personagens, recortar e colar em um papel duro.Depois brincar de encontrar os pares.
ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA
1) Relembrar os acontecimentos da história;
2) Colorir os personagens/baralhinho e brincar de formar pares.
6ªFEIRA: DIA DE EXPERIMENTO!
1) Convide
a criança para fazer uma experiência que terá de ser observado nos dias a
seguir;
2) Separe
algum pote descartável e algumas sementes de feijão;
3) Fure
o pote e explique que se não fizer isto a plantinha poderá morrer pelo excesso
de água que ficará dentro do vaso;
4) Leve
a criança até um local que consiga um pouco de terra, deixe que a criança encha
o pote e plante as sementes de feijão;
5) Observe
com a criança o que acontecerá nos dias seguintes e peça que vá registrando do
jeitinho dela em alguma folha de papel que tiver em casa.
6) Mostre
a ela que tem de molhar um pouco todo dia. Que a água também é um alimento
importante para a planta.
ATIVIDADE DE AUTONOMIA DA CRIANÇA
1) A criança vai ajudar a arrumar e preparar o vaso para plantar o feijão;
2) Ela deverá perceber que as plantas precisam de cuidados assim como nós;
3) Observar a evolução da germinação dos feijões.
MONTE UM PRATINHO COM ALIMENTOS SAUDÁVEIS!
Olá tia Ivani,adorei conhecer seu blogspot.Sou futura educadora infantil e através de você estou aprendendo muito.Que Deus ilumine o seu caminho e venha te proteger.Pois,Deus disse "quem toca em uma criança está tocando nele." e você faz parte nessa historia,Que Deus te der mais sabedoria para continuar esse trabalho maravilhoso.beijos'
ResponderExcluir(Tia Cida).
Obrigada pelas lindas palavras! Sucesso em sua tragetória.Abraços!
ExcluirSou uma admiradora do seu trabalho! Amo..Estou usando as dicas e adaptando com o que tenho em casa. Muito bom
ResponderExcluirMaravilhoso! Vou utilizá_lo.
ResponderExcluir