Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Plano de Aula :Recitando Parlendas -Estagiária Elisa 1º e 2º ano

PLANO DE AULA

COMPONENTE: Língua Portuguesa

ANO: 1º e 2º ano

TÍTULO DA AULA: Recitando parlendas


PRÁTICA DE LINGUAGEM: Oralidade / Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

OBJETO DO CONHECIMENTO: Produção de texto oral/ Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
HABILIDADES NA BNCC: (EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

DESENVOLVIMENTO:
*       Na roda de conversa explique o que é uma parlenda: são versinhos que são recitados em brincadeiras de crianças. São feitos para brincar e se divertir.
*       Perguntar se os pais ou os avós dos alunos já brincaram com eles recitando uma parlenda. Deixar as crianças recitarem as parlendas conhecidas.
*       Depois levar os alunos para uma brincadeira no pátio utilizando a parlenda “Salada, saladinha”
*       Após a brincadeira recite a parlenda sugerida na atividade.  Proponha que os alunos a repitam com você várias vezes.
*       Peça que venham até a frente da turma. Ajude-as com os gestos, postura e entonação de voz.
*       Convide os alunos para lerem a parlenda escrita no cartaz. Leia cada verso em voz alta, apontando para sua escrita.
*       Entregar cópias da parlenda para eles lerem em casa junto aos familiares.

RECURSOS: Cartaz com a parlenda

AVALIAÇÃO: Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade.

Um comentário: