OBJETIVOS.
O que o aluno poderá aprender com esta
aula
ü Trabalhar
com a leitura individual e com a leitura em grupo;
ü Formar
leitores apreciadores e críticos;
ü Pensar,
de maneira crítica, sobre as condutas morais que orientam nossas ações
cotidianas.
ü Refletir
sobre o respeito às diferenças na convivência com os outros.
Duração das atividades: 2
dias.
1º
momento: Apresentar o gênero fábula para a turma:
"A Lebre e a
Tartaruga".
ü Contextualizar
(autor, época, lugar) e ativação de conhecimentos sobre o texto.
ü O
professor deverá conversar com os alunos sobre o que sabem acerca das fábulas:
O que é uma fábula? Que fábulas eles conhecem? O que caracteriza uma fábula?
(Se
necessário, O professor informa aos alunos que toda fábula encerra uma lição
moral; que essa lição, muitas vezes, orienta as nossas ações; que conhecer e
atribuir novos sentidos à essas lições é um desafio interessante; que os personagens
das fábulas são animais...).
Logo em seguida, o professor
fará a leitura em voz alta da fábula
“A lebre e a Tartaruga.”
ü Leitura feita pelo professor:
Ler
o texto em voz alta para os alunos. Fazer interrupções na leitura e estimular a
verificação das hipóteses levantadas anteriormente;
2º Momento:
Conversar sobre o texto:
Indagações feitas pelo professor aos alunos:
Vocês já viram uma tartaruga?
E uma lebre? Como ela é? Como se movimenta? Com que animal se parece? Como se
movimenta? Onde vive? (Se necessário, o professor poderá
informar aos alunos que a tartaruga nasce de ovos e se parece com jabuti e a
lebre é um mamífero e que se parece com o coelho, porém mais veloz)
3º
momento: Ilustrar a História com pequenos vídeos sobre:
"A Lebre e a
Tartaruga".
A
tartaruga depositando ovos na areia
A
velocidade da Lebre
-
Roda de conversa sobre os vídeos.
4º
momento:
Propostas
para os alunos de diferentes níveis de leitura:
Alunos
que lê silabando:
ü
Após
a leitura do texto e exploração junto com a turma. Os alunos que leem silabando
irão receber fichas de acordo com as imagens para ler e ordenar a história. (Textos
em unidades menores)
ü
Após
ler e montar a sequência cada aluno irá ler para a professora, o grupo irá
apresentar o trabalho de leitura/ mostrar a colagem no cartaz e ler para os
colegas.
ü
Como
registro no caderno ...
Registrar
o título da história e desenhar a parte que mais gostou.
Criar
frases com as palavras abaixo:
Tartaruga
Alunos
que Lê sem fluência.
ü
Leitura
individual e em grupo do texto/cartaz afixado na parede com o texto
“A
lebre e a tartaruga”.
ü
Pesquisar
autor da fábula
ü
Ler
a fábulas o coelho e a tartaruga, comparar as histórias, registrar e comentar a
moral da fábula
ü
Receber
o texto fatiado, para ler e colocar na sequência do cartaz.
ü
Apresentar
o trabalho para os colegas
Alunos
com fluência.
ü Apresentar a leitura em xerox, para
leitura individual e silenciosa.
Leitura individual do texto e atividades de interpretação escrita (em anexo)
Leitura individual do texto e atividades de interpretação escrita (em anexo)
ü Ler
outras fábulas e comparar com a fábula a “Lebre e a Tartaruga”
ü Produzir
outra fábula com base na fábula trabalhada em sala, porém, com o final
diferente.
Avaliação
A avaliação deverá ser
contínua, processual, diagnóstica. Ao professor cabe se perceber nas várias
formas de lidar com os diferentes ritmos dos alunos para aprender e realizar as
atividades solicitadas.
Muito bacana!
ResponderExcluirótimo plano de aula! Obrigada por compartilhara Ivani Ferreira (Janaina)
ResponderExcluirÓtimo plano de aula sobre fábulas!Vou usá-lo
ResponderExcluir