Sequência de seis PLANOS DE AULA :
História "A Dona Baratinha"
PLANO DE AULA 1
- CONTEÚDOS:
LEITURA E ESCRITA
-
OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS
·
Desenvolver o prazer em ouvir
diferentes histórias;
·
Instrumentalizar as crianças para
fazer reconto oral;
·
Proporcionar aos alunos a
possibilidade de ouvir, sentir emoções e viver a fantasia por meio da
história da "Dona Baratinha"/literatura infantil;
-
DURAÇÃO 4 horas
-
METODOLOGIA
1º
MOMENTO: Atividades de rotina:
Receber
os alunos, fazer a oração, cantar música de boa tarde.
Chamada: Realizar a chamada
Quantos
somos? Realizar a contagem dos alunos.
ü Quantas
meninas? Quantos meninos?
ü Quantos
ao todo?
ü Tem mais meninas ou meninos? Quantos a mais?
Calendário:
Marcar a data no calendário , explorando o dia/data atual, a anterior e
posterior. Exemplo: (Hoje são 2 de setembro, ontem foi... amanhã será?)
Assim
os alunos assimilam os números vizinhos.
2º
MOMENTO: Preparação para a história “ A Dona Baratinha”
ü Com
os alunos assentados em semicírculo, passar uma caixa surpresa para que, os
mesmos, adivinhem o que tem dentro.
ü Após
várias tentativas e dicas( acertando ou não) revelar o conteúdo da caixa,
retirando com suspense o livro da “Dona Baratinha”, a caixinha com a moeda...e
outros objetos que serão inseridos no decorrer da história.
Hora do conto: Iniciar apresentando o livro,
demonstrando entusiamo, e paixão pela leitura, apresentar o título/capa ,falar sobre a autora e contar a história combinando
o trecho da música que os alunos irão cantar junto a professora.
“Quem
quer casar com a Dona Baratinha,
que tem fita no cabelo e dinheiro na
caixinha?”
Após contar a história, conversar sobre o texto?
Problematize questionando:
-Qual era o desejo da D. Baratinha?
-O que
aconteceu para que ela acreditasse que poderia realizar o seu desejo?
-Quais os animais quiseram casar com ela e
foram recusados?
-O que fez D. Baratinha recusar seus pretendentes?
-Por que
ela não se casou?
-Qual parte
da história foi mais interessante?
-Vocês gostaram do final da história ou
mudariam o final?
3º
MOMENTO: Atividade de registro - Artes.
Distribuir
uma folha para cada aluno registrar através de desenho, a parte que mais gostou
da história “A Dona Baratinha”.
4º
MOMENTO: Jogo do dado com as personagens da história.
Regras
do jogo
Apresentar
o dado para os alunos e fazer a estimativa.
Ao jogar o dado, qual animalzinho sairá mais
vezes?
Um
jogador de cada vez irá jogar o dado.
A
professora registrará, na lousa,o personagem que saiu.
No
final irão contabilizar qual personagem saiu mais vezes, qual saiu menos vezes.
-
Registrar o gráfico em uma folha ofício.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS: Livro com a história “ A Dona
Baratinha”,aparelho de som ,CD com a
música, folhas ofício, dado com os personagens.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA: Avaliar a participação,
envolvimento dos alunos durante a história e na realização das atividades propostas.
PLANO DE AULA 2
-
CONTEÚDOS: PRODUÇÃO DE TEXTO, SEQUÊNCIA/ORGANIZAÇÃO LÓGICA DOS FATOS.
- OBJETIVOS:
ü
Desenvolver a capacidade de falar e ouvir
ü Ampliar a atenção visual,
concentração.
-
DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA
Ordenar
os personagens da história “Dona Baratinha”.
Preparação
ü
Separar, para cada grupo, um
conjunto de cartelas com ilustrações dos principais episódios da história.
Essa atividade acontece em pequenos
grupos e precisam ser planejados para que as crianças possam colaborar entre
si.
ü Iniciar
a proposta explicando às crianças que elas devem relembrar o conto da Dona
Baratinha e ordenar as cartelas com as ilustrações conforme a narrativa do
livro.
ü Entregar
um conjunto de cartelas com as ilustrações para cada grupo e pedir que ordenem
essas cartelas conforme a sequência narrativa da história.
ü Explicar
que “Cada grupo irá receber as cartelas com as ilustrações desse conto, mas
estão todas fora de ordem e vocês devem reorganizá-las”.
ü Circular
entre os grupos, intervindo e ajudando as crianças a retomarem a sequência da
narrativa.
ü
Fazer perguntas: “Como começa essa
história? E depois o que acontece?”; “Quem está presente nessa ilustração? E o
que está acontecendo nessa parte da história?”
-
RECURSOS METODOLÓGICOS: Livro e baralho com os personagens da história.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Avaliar a participação, envolvimento dos alunos durante a
história e na realização das atividades propostas.
PLANO DE AULA 3
-
CONTEÚDOS: Leitura e escrita
- OBJETIVOS:
-Enriquecer
o imaginário infantil;
-
Relacionar sons ao animal correto
-
Realizar a escrita dos nomes dos personagens
-
DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA
A professora mostra as tiras onde estão escritos os sons
dos animais da história Dona Baratinha e as lê, dizendo em seguida a qual bicho
o som pertence. Depois pede que as crianças relacionem as tiras com as
ilustrações correspondentes e escrevam ao lado o nome do animal.
Preparação
ü Organizar,
em quantidade suficiente para cada grupo, um conjunto de tiras com os sons dos
animais da história, um conjunto de tiras em branco para a escrita do nome dos
animais e um conjunto de cartelas com as ilustrações de cada um dos bichos.
ü O
primeiro momento dessa atividade é coletivo e o segundo, em grupo.
ü Conversar
com as crianças sobre os sons que os animais da história Dona Baratinha fazem.
Dizer que, no livro, os sons dos animais são escritos de forma diferente.
Mostrar páginas do livro em que aparecem, apontando a escrita: “Olha, aqui
aparece em letras grandes e repete várias vezes a mesma letra”.
ü Mostrar as tiras e contar que nelas estão
escritos os sons de cada um dos animais. Explicar a proposta:
ü “Nessas
tiras, está escrito o som dos animais que querem se casar com a Dona Baratinha.
Vou ler para vocês e dizer o nome de cada bicho, e vocês me diz se acertei,
combinado?”
ü Mostrar a primeira tira para todas as
crianças. Ler e dizer o nome do animal correspondente. As tiras não devem ser
lidas na mesma sequência em que os animais aparecem na história.
ü Seguir
essa mesma orientação para todos os animais. No decorrer da leitura, pode-se
trocar o nome de alguns animais para que as crianças reconheçam que está errado
e digam qual é o nome certo.
ü Colar na
lousa a tira com o som do animal e, a seu lado, escrever lentamente o nome
correto, sempre em letra maiúscula.
ü Ler a lista finalizada apontando para as
palavras conforme lê.
ü
Apagar os nomes da lousa e contar que irá
entregar aos grupos as tiras e as cartelas. Explicar a proposta:
Agora
vocês vão juntar as ilustrações dos animais com o som de cada um. Então, ao
lado de cada som, vocês escreverão o nome do animal correspondente. Cada
criança do grupo deve escrever pelo menos o nome de um animal. Tudo bem?
-
RECURSOS METODOLÓGICOS: Livro com a história ,baralhinho com os personagens,
tira com a escrita do som que os animais fazem na história,tiras em branco para
escrever os nomes dos animais correspondentes.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Avaliar
se os alunos conseguiram realizar a tarefa proposta, identificando os sons
relacionando – os com os animais e também como foi realizada escrita do nome de
cada animal.
PLANO DE AULA 4
- CONTEÚDO:
produção de texto/convite de casamento da dona baratinha.
- OBJETIVOS :
ü
Ter contato com diversos gêneros
textuais
ü Produzir
texto/convite de casamento.
-
DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA: conversar com os alunos sobre o
casamento de Dona Baratinha:
ü A dona Baratinha quer casar.Quando uma pessoa vai casar como
ela convida os amigos para o seu casamento?
ü Vamos ajudar Dona
Baratinha confeccionar/fazer seu convite de casamento?
ü Levar para a sala de aula diferentes convites de
casamento.Após observar o que contém em um convite. Criar na lousa, um convite
coletivo.
ü Em seguida, formar grupos para que os alunos registrem o
convite.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS: Livro da Dona Baratinha, convites de casamento, papel
ofício em cores diversas, fitas, cola com glitter, lápis e canetinhas.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar
se os alunos conseguiram produzir o convite de casamento conforme a proposta
coletiva.
PLANO DE AULA 5
CONTEÚDO: Artes e colagens
OBJETIVOS :
ü Estabelecer uma conexão entre história com fatos da realidade.
ü Fazer artes e colagens através da seleção de recortes.
ü
Despertar a
criatividade e autonomia.
DURAÇÃO:
4 horas
METODOLOGIA:
Realizar oficina de arte e colagens com os alunos em grupo.Cada grupo com uma
tarefa diferente.
Grupo
1: Conversar com os alunos sobre o casamento da Dona Baratinha.
ü Que
tipo de roupas ela irá usar em seu casamento?
ü E
o seu noivo, que roupas usará? E os convidados?
ü Distribuir revistas para que os alunos recortem roupas para os
personagens usarem no casamento.
Grupo 2: Conversar com os alunos sobre moradias.
ü Onde dona baratinha irá morar?
ü Vamos ajudar a montar a casa da Dona Baratinha?
ü O grupo escolherá uma casa para Dona Baratinha e também os
móveis para a casa.
Grupo 3: Conversar com o grupo sobre presentes de casamento.
ü Quando uma pessoa casa ela recebe presentes. Vamos escolher
alguns presentes de casamento para a dona baratinha?
ü
Os alunos usarão a
criatividade, autonomia e conhecimentos em escolher presentes para alguém.
No final haverá a apresentação dos trabalhos de cada grupo
para os colegas.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS: Revistas diversas, cola,tesoura, papéis oficio, durex
colorido.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua
e processual por meio da observação do interesse das crianças durante as
atividades propostas.Verificar se tiveram autonomia na seleção das imagens, se
um grupo colaborou com o outro e como está o uso da tesourinha e o recorte das
crianças.
PLANO DE AULA 6
-
CONTEÚDO: Artes/dramatização da história “Dona
Baratinha”
- OBJETIVOS:
ü Desenvolver a autoestima;
ü Ampliar as possibilidades expressivas do corpo;
ü Envolver-se em várias situações de comunicação;
ü Estimular a linguagem oral.
- DURAÇÃO
4 horas
- METODOLOGIA: Dramatização da história “Dona
Baratinha”
Após explorar a historia “Dona Baratinha”, realizar
o reconto e diversas atividades, organizar a dramatização da mesma.
Preparação:
ü
Definir os personagens
ü
Confeccionar as máscaras
ü
Verificar as roupas/fantasias
ü Treinar/ensaiar
os papéis
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
·
Roupas
·
Máscaras
·
textos com a fala dos personagens.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Contínua
e processual por meio da observação do interesse das crianças durante as
atividades propostas.
Gostei muito, tem como voçê mandar resolvido. gostaria de aplicar em sala de aula.
ResponderExcluirMeu email:ruthmariapinheiro85@gmail.com
se estiver mais manda!!!
Perfeito parabéns !!!!
ResponderExcluir