Aula com o tema "Esquema Corporal"
Ministrada pela professora estagiária Michelly Magalhães
Por que é importante trabalhar o esquema corporal?
É através do corpo que a criança interage com o meio e quando ela tem uma imagem do seu corpo, quando ela conhece adequadamente ele, ela o usa como ponto de referência para a sua aprendizagem. É importante que ela conheça: o corpo, os órgãos e suas funções, e, tendo esse conhecimento ela irá interagir, brincando.
Esse conhecimento de que ela tem dois olhos, uma boca, dois pés, duas mãos, etc, é que lhe dará conhecimento do esquema corporal que, por sua vez, regula a postura e o equilíbrio, que lhe permitirá conhecer alto, baixo, na frente, atrás, direito, esquerdo, assim como o domínio de seus atos motores. É através desse conhecimento que a criança terá noção de espaço e delimitações, que depois serão indispensáveis para a aprendizagem da matemática,escrita e leitura. Sendo assim, uma criança que não desenvolveu a imagem e o esquema corporal, poderá ter sérios problemas na aprendizagem, pois conceitos básicos não lhe foram passados na primeira infância.
PLANO DE AULA 1
- CONTEÚDO:
·
Partes
do corpo
·
Funções
do corpo
- OBJETIVOS:
Levar as crianças a refletirem
sobre a importância de cada parte do corpo e que é preciso cuidar dele com
respeito,
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Solicitar que as crianças se assentem no
chão, em roda. Apresentar um boneco de madeira (material para o trabalho com o
esquema corporal). Perguntar sobre o que eles estavam vendo. Pedi que eles
descrevam o boneco.
Conversar
com as crianças sobre as partes dos corpo do boneco, deixar que eles nomeiem
livremente cada parte. Depois, ir conversando sobre a função de cada parte,
levando as crianças a compreender que cada parte tem um papel importante no
nosso corpo.
Durante
a conversa, solicitar que cada criança toque o seu próprio corpo, e que de
frente a um espelho ir nomeando cada parte. Da mesma forma tocar o colega.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Boneco
de madeira e espelho.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar
a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas.
Anotar as observações no diário de bordo.
PLANO DE AULA 2
- CONTEÚDO:
·
Articulações
do nosso corpo
·
Trabalhar
a motricidade: levantar, sentar, arrastar, agachar
·
Nomes
dos dedos
- OBJETIVOS:
Compreender a importância das
articulações para a nossa locomoção.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Primeiramente
pedir que as crianças observem o colega enquanto ele pula: o que vocês
observam? Como a perna fica: esticada ou dobrada? Se a perna não dobrasse o que
deixaríamos de fazer. Ouvir as crianças e isntigar mais perguntas e reflexões.
Mostrar
a importância do joelho para a nossa locomoção, para que seja possível andar,
pular, sentar, levantar e agachar. Brincar com as crianças de morto e vivo.
Trabalhar
com as mãos e os dedos, mostrar as articulações dos dedos que permite abrimos e
fecharmos aos mãos. Ensinar as crianças nomear os dedos, cantar a música
“polegares” da Eliana.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Música “Polegares” Eliana
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá por
meio de registro da evolução da criança em diário de bordo.
PLANO DE AULA 3
- CONTEÚDO:
·
Sentidos:
audição tato
- OBJETIVOS:
Explorar
os cinco sentidos das crianças, a partir de atividades lúdicas.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Nessa aula será
proposta uma reflexão acerca dos sentidos: audição e tato. Primeiramente cobrir
os olhos da criança para que ela consiga identificar o outro colega, apenas com
o tato.
Depois, ainda de
olhos vendados, brincar com as crianças de “gato mia”, uma criança imita o
miado de um gato e a que está de olhos vendados terá que adivinhar qual
coleguinha é o gato que está “miando”.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Venda
para cobrir os olhos das crianças.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar
a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas.
Anotar as observações no diário de bordo.
PLANO DE AULA 4
- CONTEÚDO:
·
Sentidos:
paladar, olfato e visão
- OBJETIVOS:
Trabalhar
os sentidos paladar, olfato e visão.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Ainda de olhos
vendados colocar na boca das crianças um alimento (açucar, mel, sal, leite,
maça, banana) para que através do paladar descubra o alimento. Trazer alguns
alimentos que possuem cheiro comum para as crianças (chocolate, laranja, limão,
bala de maça) para que através do olfato descrubra qual é o alimento.
Dividir as
crianças em grupo, dispor para que cada grupo observe: vários objetos em cima
da mesa. Deixe que o grupo observe por 1 minuto, depois, sem que as crianças
percebam, o professor deve retirar um objeto. O grupo precisa descobrir qual
objeto foi retirado.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Venda
para cobrir os olhos das crianças, objetos (bolsinha de lápis, apagador de
quadro, pincel, livro, diário do professor, lápis de cor).
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar
a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas.
Anotar as observações no diário de bordo.
PLANO DE AULA 5
- CONTEÚDO:
Conceitos
que envolvem a lateralidade: subir, descer, rastejar, rolar, para
frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- OBJETIVOS:
Trabalhar os conceitos da psicomotricidade: subir, descer,
rastejar, rolar, para frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
As crianças serão convidadas
a brincar livremente. Depois, irão brincar no pátio numa prova de obstáculos
organizada com objetos simples: cadeiras, tapetes, colchonete, pneus.
As crianças, deverão utilizar
os objetos do circuito criado e durante toda a atividade o professor dará os
comandos para os alunos: as crianças deverão subir, descer, rastejar, rolar,
para frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Cadeiras,
tapetes, colchonete, pneus.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a
compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário
de bordo.
PLANO DE AULA 6
- CONTEÚDO:
Corpo
humano masculino e feminino
- OBJETIVOS:
Conhecer as partes do corpo humano da
meninas e do meninos.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Será
realizado o contorno do corpo de uma criança e depois as crianças deverão
acrescentar as partes do corpo, no contorno do boneco. Elas utilizaram tinta,
pincel, lápis de cera para completar as partes do boneco. Depois, com a ajuda
das crianças será escrito o nome de cada parte do boneco e o cartaz será
exposto na sala de aula.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Kraft, tinta, pincel, lápis de
cera.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a
compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário
de bordo.
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