Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sexta-feira, 31 de julho de 2020

PLANO DE AULA REMOTA: CADÊ TODO MUNDO? EDUCAÇÃO INFANTIL

 #Brumadinhoesseémeulugar!

ESSA SEQUÊNCIA CONTEMPLA OS SEGUINTES CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:


X) ESCUTA,FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO  ( X) EU, O OUTRO E O NÓS ( X)CORPO,GESTOS E MOVIMENTOS (X) TRAÇOS , SONS, CORES E FORMAS. (  X ) ESPAÇOS,TEMPOS E QUANTIDADES.


1º MOMENTO:ASSISTIR AO VÍDEO/ HISTÓRIA: CADÊ TODO MUNDO? 




APÓS ASSISTIR AO VÍDEO, CONVERSAR COM A CRIANÇA:
  • COMO O NOME DO COELHO ?
  • ONDE ELE GOSTAVA DE IR TODOS OS DIAS;
  •   PORQUE AS PESSOAS NÅO ESTAVAM MAIS INDO PRA ESCOLA;
EXPLIQUE PARA A CRIANÇA SOBRE O MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO HOJE, QUE TODAS AS ESCOLAS ESTÅO PASSANDO PELO MESMO PROBLEMA, QUE NÅO É SÓ ELA, QUE NÅO ESTÁ FREQUENTANDO A ESCOLA.

2º MOMENTO: IMITAÇÃO

Ø  PEÇA A CRIANÇA PARA IMITAR O COELHO, COMO ELE ANDA, COMO FAZ COM O NARIZ, VOCÊ PODE IMITAR TAMBÉM.
Ø  PEÇA PARA A CRIANÇA IMITAR SEU ANIMAL PREFERIDO TAMBÉM, FAZENDO SONS E GESTOS.
Ø  CONVERSE SOBRE AS PARTES DO CORPO: OLHO, A BOCA, O NARIZ E O OUVIDO, FAÇA GESTOS COM OS OLHOS, OLHANDO PARA CIMA, PARA BAIXO, PARA UM LADO, PARA O OUTRO. FAÇA GESTOS TAMBÉM COM O NARIZ E A BOCA.
Ø  PEÇA A CRIANÇA PARA TAMPAR O OUVIDO E FAÇA ALGUM BARULHO, DEPOIS PEÇA PARA DESTAMPAR E FAZER O BARULHO NOVAMENTE PARA QUE POSSA DESCOBRIR.

3º MOMENTO: VÍDEO: MASSINHA DE MODELAR :

RECEITA DE MASSINHA!





Ø  UTILIZAR A MASSINHA DE MODELAR PARA CRIAR:
·         O COELHO DA HISTÓRIA;
·         O PRÓPRIO CORPINHO E DOS FAMILIARES;
·         A PRIMEIRA LETRINHA DO NOME.
Ø  DEPOIS BRINCAR LIVREMENTE COM A MASSINHA;

NO ESPAÇO ABAIXO, PEDIR A CRIANÇA PARA DESENHAR O COELHO E SEU PRÓPRIO CORPINHO. UTILIZANDO GIZ DE CERA DE VÁRIAS CORES. (DEIXE A CRIANÇA FAZER DO JEITINHO QUE ELA SOUBER. ELOGIE SEMPRE DIZENDO QUE ESTÁ LINDO.


4º MOMENTO: LINGUAGEM ORAL

Ø  PEÇA A CRIANÇA PRA FAZER O RECONTO DA HISTÓRIA;
Ø  PERGUNTE A ELA QUANTOS ANIMAIS TINHAM NA HISTÓRIA E O NOME DELES.  PERGUNTE TAMBÉM QUAL ANIMAL MAIS GOSTA;
Ø   CONTE PARA A CRIANÇA, QUE EXISTEM OUTROS COELHOS ALÉM DO ZEZÉ, DE VÁRIAS CORES, TAMANHOS, PELAGEM E DE OLHOS COMO O DELES.

5º MOMENTO: VÍDEO MÚSICA COELHINHO:





Ø  ASSISTIR O VÍDEO DA MÚSICA: COELHINHO.
Ø   LEVAR A CRIANÇA PARA UM LOCAL ONDE HAJA SOL, FALE PARA ELA OBSERVAR O QUE ACONTECE COM A SOMBRA DO SEU CORPO QUANDO: CORRE, PULA, ANDA, RODA, SENTA.
Ø  PEDIR A CRIANÇA PARA ANDAR PRA FRENTE, PRA TRÁS, PRA DIREITA, PRA ESQUERDA;

NÃO SE ESQUEÇA DE GRAVAR UM VÍDEO E TIRAR FOTOS DESSE MOMENTO E ENVIAR PARA A PROFESSORA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário