PLANOS DE AULA DA INTERVENÇÃO
Professora estagiária: Marcinéia Machado
PLANO DE AULA 1
-
CONTEÚDO: Adivinhações/ortografia “t e d”
- OBJETIVOS:
Ampliar
o vocabulário
Desenvolver
a percepção auditiva e visual das letras/palavras
- DURAÇÃO
: 4 horas
- METODOLOGIA: Brincar de adivinhações!!!
- Dividir a turma em grupos de quatro alunos, distribuir pedaços de cartolinas em tamanho ofício e pincéis para anotações.
- Vamos descobrir as respostas de algumas adivinhações? Eu irei fazer a pergunta e cada grupo irá responder escrevendo na cartolina.
- Após o grupo ter registrado a resposta, os representantes virão até a frente da classe e mostrará o registro. Assim, será feita uma reflexão sobre o registro.Grafou corretamente? Trocou letras? Quais letras foram trocadas?
Perguntas realizadas:
a- O que é que quanto mais se enxuga mais molhada
fica? Toalha.
b- O que é que são sete irmãos. Cinco tem nome e
sobrenome. E dois só têm nome? Dias.
c- O que é que se compra para comer e nunca se
come? Talheres.
d- O que é que tem coroa, mas não é rei, tem raiz,
mas não é planta? Dente.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
- Cartolinas(cortadas em tamanho ofício)
- Pincéis atômicos
- Adivinhações diversas
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Contínua
e processual por meio da observação do interesse das crianças durante as
atividades propostas.
PLANO DE AULA 2
- CONTEÚDOS:
Música/ortografia “t e d”
-
OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS
- Encontrar estratégias para escrever palavras com “t e d”
- Utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras
-
DURAÇÃO 4 horas
-
METODOLOGIA :
1º
MOMENTO: Ouvir a música “Seu Felipe
Dorminhoco”
- Com os alunos assentados em semicírculo, deixar a sala bem calma para que todos fiquem atentos a música.
- Após ouvir a música, fazer perguntas sobre a mesma.
- O que cada aluno achou da música?
- O que mais chamou a sua atenção?
- O que pensam em relação a Felipe ser considerado um dorminhoco.
-
Em sua casa existe alguém muito dorminhoco?
2º
MOMENTO: Leitura do texto/ música
- Distribuir uma cópia da música para que façam a leitura silenciosa.
- Sublinhar no texto/música todas as palavras com “t e d”.
- Copiar na tabela as palavras sublinhadas.
PALAVRAS COM D
|
PALAVRAS COM T
|
-
RECURSOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS: “ Aparelho de som ,CD com a música, folha de ofício.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO : Avaliar a participação, envolvimento dos alunos durante
a música e na realização das atividades propostas.
PLANO DE AULA 3
-
CONTEÚDOS: Música “Seu Felipe Dorminhoco”- escrita de palavras com “t e d”
- OBJETIVOS:
- Desenvolver a capacidade escrever corretamente palavras com “t e d”
- Ampliar a percepção entre os modos de falar e escrever;
-
DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA
1 º
MOMENTO: Retornar
a atividade da aula anterior e escrever
:
- 3 palavras com a letra “d “que tenham 6 letras;
- 3 palavras com a letra “ t” que tenha 5 letras
- 2 palavras com as letras “t e d”(na mesma palavra).
2º MOMENTO:Construção de frases
- Elabore uma frase criativas, utilizando algumas palavras da atividade anterior (com “t e d”).
- Troque a atividade com o colega ao lado, leia e escreva um recadinho sobre o que achou sobre a frase dele.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS: folhas de ofício, lápis e borracha.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Avaliar a participação, envolvimento dos alunos durante a
realização das atividades propostas.
PLANO DE AULA 4
-
CONTEÚDOS: Bingo ortográfico
- OBJETIVOS:
- Desenvolver a ortografia
- Aprender através de jogos/bingo
-
DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA
Conversar
com os alunos:
- Quem conhece o jogo bingo?
- Alguém aqui já jogou bingo?
- Como foi? Perdeu ou ganhou?
Agora
nós iremos realizar um jogo de bingo ortográfico.
Regras do jogo:
- Realizar um ditado de palavras com as letras d e t.
- Providenciar tabelas para que os alunos possam escrever algumas palavras que irão selecionar dentre as palavras ditadas.
Faça assim:
- Realize um ditado com 20 palavras com as letras d e t.
- Os alunos escreverão as palavras no caderno.
- As letras pedidas poderão estar em qualquer lugar da palavra, ou seja, no começo ou no meio da palavra.
Sugestões de palavras que poderão
ser ditadas:
cuidado
– danado- mundo – pátio – acidente – bigode – telefone- tomate – irritado –
convidado – receita – computador – contente – diferente – gente – caçador –
tagarela – diurno - tempestade - importante.
- Disponha um tempo para que os
alunos consultem o dicionário, a fim de verificar se escreveram as palavras
corretamente. Este momento é importante para que os alunos possam criar o
hábito de consultar o dicionário.
– Entregue
para cada aluno uma cartela de Bingo. Veja a cartela:
- Solicite que os alunos escolham doze das vinte palavras ditadas para escrevê-las na cartela.
- Escreva as vinte palavras em tirinhas de papel para fazer o Bingo.
- Informe aos alunos que deverão assinalar a com um X as palavras ditadas.
Dite as palavras sorteadas.
- O primeiro a marcar todas as palavras de sua cartela deverá levantar a mão e avisar: Bingo!
- Será considerado vencedor aquele que completar toda a cartela. Importante: as palavras deverão estar escritas corretamente.
- Ao final do jogo, você deverá conferir as palavras ditadas.
Ao final, faça uma roda de conversa
com os alunos. Pergunte o que eles acharam, o que foi fácil e o que foi
difícil. Organizar um brinde para os vencedores.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS: Papel ofício, cartolina,dicionário, lápis e borracha.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Avaliar
se os alunos conseguiram realizar a tarefa proposta e se grafaram corretamente
as palavras.
PLANO DE AULA 5
- CONTEÚDO:
Produção de texto coletiva
- OBJETIVOS :
- Produzir texto coletivo;
- Desenvolver o prazer em escrever, refletindo sobre a escrita;
-
DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA:
- Produzir um texto coletivo sobre o jogo do bingo realizado na aula anterior .
- Os alunos vão expondo suas ideias e o professor registrando na lousa.
- Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos.
- Quando terminar de escrever o texto, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia.
- Solicite que escrevam, individualmente, sua opinião sobre a realização do jogo; justifiquem a resposta e ilustrem o texto.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS: Caderno de produção de texto, lápis e borracha.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar
se os alunos participaram da produção, conforme a proposta coletiva.
PLANO DE AULA 6
CONTEÚDO: Jogo “Soletrando”
OBJETIVOS :
- Desenvolver a reflexão sobre a grafia das palavras
- Identificar unidades fonológicas, através de um jogo;
- Despertar o interesse pela aprendizagem, por tratar-se de um jogo.
- Ampliar a percepção entre os modos de falar e escrever;
DURAÇÃO:
4 horas
METODOLOGIA:
Atividades preliminares
- Propor o jogo "Soletrando" na sala de aula,
- Elaborar com a turma as regras do jogo
- Recortar as palavras com “t e d” que foram trabalhadas durante a semana e colocar em uma caixinha, com um orifício para enfiar a mão.
- Após retirar a palavra o aluno deverá falar em voz alta;
- Em seguida soletrar as letras que compõe a palavra.
- O professor deverá registrar no quadro as letras soletradas pelo aluno participante.
- Ao final da soletração a criança deverá ser convidada a ler o que ditou. Em caso de erro, será eliminado. Em caso de acerto, permanece para a próxima rodada. O aluno vencedor ganhará um brinde.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS: caixa para sorteio,tesoura, palavras recortadas.
Muito interessante esse plano de aula sobre ortografia.Parabéns!
ResponderExcluir