quinta-feira, 11 de maio de 2017

Plano de aula ortografia (troca)"T e D"- Ensino fundamental 3º ao 5º ano

PLANOS DE AULA DA INTERVENÇÃO

                                                       Professora estagiária: Marcinéia Machado

PLANO DE AULA 1

- CONTEÚDO:  Adivinhações/ortografia “t e d”
- OBJETIVOS:
  Ampliar o vocabulário
 Desenvolver a percepção auditiva e visual das letras/palavras

- DURAÇÃO : 4 horas

- METODOLOGIA: Brincar de adivinhações!!!

  •     Dividir a turma em grupos de quatro alunos, distribuir pedaços de cartolinas em tamanho ofício e pincéis para anotações.
  •       Vamos descobrir as respostas de algumas adivinhações? Eu irei fazer a pergunta e cada grupo irá responder escrevendo na cartolina.
  •      Após o grupo ter registrado a resposta, os representantes virão até a frente da classe e mostrará o registro. Assim, será feita uma reflexão sobre o registro.Grafou corretamente? Trocou letras? Quais letras foram trocadas?

 Perguntas realizadas:
       a- O que é que quanto mais se enxuga mais molhada fica? Toalha.
       b- O que é que são sete irmãos. Cinco tem nome e sobrenome. E dois só têm nome? Dias.
       c- O que é que se compra para comer e nunca se come? Talheres.
       d- O que é que tem coroa, mas não é rei, tem raiz, mas não é planta? Dente.

- RECURSOS METODOLÓGICOS:

  •         Cartolinas(cortadas em tamanho ofício)
  •       Pincéis atômicos
  •       Adivinhações diversas
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Contínua e processual por meio da observação do interesse das crianças durante as atividades propostas.

PLANO DE AULA 2

- CONTEÚDOS: Música/ortografia “t e d”
- OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS


  •    Encontrar estratégias para escrever palavras com “t e d”
  • Utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA :
1º MOMENTO:  Ouvir a música “Seu Felipe Dorminhoco”


  •  Com os alunos assentados em semicírculo, deixar a sala bem calma para que todos fiquem atentos a música.
  • Após ouvir a música, fazer perguntas sobre a mesma.
       - O que cada aluno achou da música?
       - O que mais chamou a sua atenção?
       - O que pensam em relação a  Felipe ser considerado um dorminhoco.
        -  Em sua casa existe alguém muito dorminhoco?
        
2º MOMENTO: Leitura do texto/ música


  •      Distribuir uma cópia da música para que façam a leitura silenciosa.
  •      Sublinhar no texto/música todas as palavras com “t e d”.
  •     Copiar na tabela as palavras sublinhadas.

        PALAVRAS COM   D
       PALAVRAS COM  T




- RECURSOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS: “ Aparelho de som ,CD com a  música, folha de ofício.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO : Avaliar a participação, envolvimento dos alunos durante a música e na realização das atividades propostas.


PLANO DE AULA 3

- CONTEÚDOS: Música “Seu Felipe Dorminhoco”- escrita de palavras com “t e d”
- OBJETIVOS:

  •      Desenvolver a capacidade escrever corretamente palavras com “t e d”
  •      Ampliar a percepção entre os  modos de falar e escrever;


- DURAÇÃO 4 horas

- METODOLOGIA
   1 º MOMENTO:   Retornar a atividade da aula anterior  e escrever :

  •         3 palavras com a letra “d “que tenham 6 letras;
  •       3 palavras com a letra “ t” que tenha 5 letras
  •      2 palavras com as letras “t e d”(na mesma palavra).

2º MOMENTO:Construção de frases

  •     Elabore uma frase criativas, utilizando algumas palavras da atividade anterior (com  “t e d”).
  •        Troque a atividade com o colega ao lado, leia e escreva um recadinho sobre o que achou sobre a frase dele.

- RECURSOS METODOLÓGICOS: folhas de ofício, lápis e borracha.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Avaliar a participação, envolvimento dos alunos durante a realização das atividades propostas.


PLANO DE AULA 4

- CONTEÚDOS:  Bingo ortográfico
- OBJETIVOS:


  •   Desenvolver a ortografia
  •   Aprender através de jogos/bingo
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA
 Conversar com os alunos:

  • Quem conhece o jogo bingo?
  •  Alguém aqui já jogou bingo?
  • Como foi? Perdeu ou ganhou?
Agora nós iremos realizar um jogo de bingo ortográfico.

Regras do jogo:

  •     Realizar um ditado de palavras com as letras d e t.
  •     Providenciar tabelas para que os alunos possam escrever algumas palavras que irão selecionar dentre as palavras ditadas.

 Faça assim:

  • Realize um ditado com 20 palavras com as letras d e t.
  •   Os alunos escreverão as palavras no caderno.
  •   As letras pedidas poderão estar em qualquer lugar da palavra, ou seja, no começo ou no meio da palavra.

Sugestões de palavras que poderão ser ditadas:
cuidado – danado- mundo – pátio – acidente – bigode – telefone- tomate – irritado – convidado – receita – computador – contente – diferente – gente – caçador – tagarela – diurno - tempestade - importante.            

  •       Disponha um tempo para que os alunos consultem o dicionário, a fim de verificar se escreveram as palavras corretamente. Este momento é importante para que os alunos possam criar o hábito de consultar o dicionário.

 – Entregue para cada aluno uma cartela de Bingo. Veja a cartela:










  •        Solicite que os alunos escolham doze das vinte palavras ditadas para escrevê-las na cartela.
  •     Escreva as vinte palavras em tirinhas de papel para fazer o Bingo.
  •      Informe aos alunos que deverão assinalar a com um X as palavras ditadas.
   Dite as palavras sorteadas.

  •      O primeiro a marcar todas as palavras de sua cartela deverá levantar a mão e avisar: Bingo!
  •     Será considerado vencedor aquele que completar toda a cartela. Importante: as palavras deverão estar escritas corretamente.
  •      Ao final do jogo, você deverá conferir as palavras ditadas.
Ao final, faça uma roda de conversa com os alunos. Pergunte o que eles acharam, o que foi fácil e o que foi difícil. Organizar um brinde para os vencedores.
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Papel ofício, cartolina,dicionário, lápis e borracha.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Avaliar se os alunos conseguiram realizar a tarefa proposta e se grafaram corretamente as palavras.



PLANO DE AULA 5

- CONTEÚDO: Produção de texto coletiva
- OBJETIVOS :

  •      Produzir texto coletivo;
  •      Desenvolver o prazer em escrever, refletindo sobre a escrita;

- DURAÇÃO 4 horas

- METODOLOGIA:

  •        Produzir um texto coletivo sobre o jogo do  bingo realizado na aula anterior .
  •     Os alunos vão expondo suas ideias e o professor  registrando na lousa.
  •     Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos.
  •      Quando terminar de escrever o texto, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia. 
  •     Solicite que escrevam, individualmente, sua opinião sobre a realização do jogo; justifiquem a resposta e ilustrem o texto.

- RECURSOS METODOLÓGICOS: Caderno de produção de texto, lápis e borracha.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
    Observar se os alunos participaram da produção, conforme a proposta coletiva.

PLANO DE AULA 6

CONTEÚDO: Jogo  “Soletrando”
OBJETIVOS :

  •        Desenvolver a reflexão sobre a grafia das palavras
  •      Identificar unidades fonológicas, através de um jogo;
  •      Despertar o interesse pela aprendizagem, por tratar-se de um jogo.
  •         Ampliar a percepção entre os  modos de falar e escrever;

DURAÇÃO: 4 horas
METODOLOGIA:
Atividades preliminares

  •          Propor o jogo "Soletrando" na sala de aula,
  •      Elaborar com a turma as regras do jogo
  •      Recortar as palavras com “t e d” que foram trabalhadas durante a semana e colocar em uma caixinha, com um orifício para enfiar a mão.
  •     Após retirar a palavra o aluno deverá falar em voz alta; 
  •           Em seguida soletrar as letras que compõe a palavra.
  •      O professor deverá registrar no quadro as letras soletradas pelo aluno participante.
  •       Ao final da soletração a criança deverá ser  convidada a ler o que ditou. Em caso de erro, será eliminado. Em caso de acerto, permanece para a próxima rodada. O aluno vencedor ganhará um brinde.

- RECURSOS METODOLÓGICOS: caixa para sorteio,tesoura, palavras recortadas.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio da observação do interesse das crianças durante as atividades propostas.Verificar se tiveram autonomia, como que foi a soletração das letras

Um comentário:

  1. Muito interessante esse plano de aula sobre ortografia.Parabéns!

    ResponderExcluir