Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 27 de maio de 2017

Plano de aula " O pássaro sem cor"



               O Pássaro sem cor  
Artes/ fantoches confeccionados por Deise Gomes
                     http://deisepro.blogspot.com.br/2015/11/personagens-e-cenario-da-historia-o.html


Você já imaginou um pássaro sem cor? Pois esta é a história do nosso amiguinho, mas não é uma história triste... é uma verdadeira lição de solidariedade e cidadania.

CONTEÚDOS: LEITURA E ESCRITA

- OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS
·         Desenvolver o prazer em ouvir diferentes histórias;
·          Instrumentalizar as crianças para fazer reconto oral;
·         Desenvolver a capacidade de falar e ouvir
·         Ampliar a atenção visual, concentração.
·         Proporcionar aos alunos a possibilidade de ouvir, sentir emoções e viver a fantasia por meio da história “O Pássaro sem cor”

- DURAÇÃO  1 semana

- METODOLOGIA

1º MOMENTO: Atividades de rotina (repetem diariamente)

Receber os alunos, fazer a oração, cantar música de boa tarde.
Chamada:  Realizar a chamada
Quantos somos? Realizar a contagem dos alunos.
.    Quantas meninas? Quantos meninos?
.   Quantos ao todo?
.     Tem mais meninas ou meninos? Quantos a mais?
Calendário: Marcar a data no calendário, explorando o dia/data atual, a anterior e posterior.
Assim os alunos assimilam os números vizinhos.

2º MOMENTO: Preparação para a história “O Pássaro sem cor”



ü  Com os alunos assentados no pátio, passar uma caixa surpresa para que, os mesmos, adivinhem o que tem dentro.
ü  Após várias tentativas e dicas (acertando ou não) revelar o conteúdo da caixa, retirando com suspense o livro “O pássaro sem cor”, e outros objetos que serão inseridos na contação de história.

Hora da história: Iniciar apresentando o livro, demonstrando entusiasmo, e paixão pela leitura, apresentar o título/capa, falar sobre a autora e começar a apresentação com a ajuda de alguns alunos para representar os animais através de caracterização e sons. 




 Após a leitura, conversar sobre a história?
 Problematize questionando:
-Qual parte da história foi mais interessante?
-Quem eram os personagens?
 -Vocês gostaram do final da história ou mudariam o final
-Para vocês o que são solidariedade e cidadania?

3º MOMENTO: Atividade de registro - Artes.

Distribuir uma folha para cada aluno registrar através de desenho, a parte que mais gostou da história “O pássaro sem cor”.
Cada aluno irá mostrar o seu desenho e explicar o motivo da escolha. Em seguida colocar no mural da sala.
Realizar o fechamento, falando sobre solidariedade e cidadania.

4º MOMENTO:   Ordenar os personagens da história “O pássaro sem cor”.

Preparação
ü  Separar, para cada grupo, um conjunto de cartelas com ilustrações dos principais episódios da história.
Essa atividade acontece em pequenos grupos e precisam ser planejados para que as crianças possam colaborar entre si.
ü  Iniciar a proposta explicando às crianças que elas devem relembrar a história do ‘Pássaro sem cor” e ordenar as cartelas com as ilustrações conforme a narrativa do livro.
ü   Entregar um conjunto de cartelas com as ilustrações para cada grupo e pedir que ordenem essas cartelas conforme a sequência narrativa da história.
ü    Explicar que “Cada grupo irá receber as cartelas com as ilustrações desse conto, mas estão todas fora de ordem e vocês devem reorganizá-las”.
ü   Circular entre os grupos, intervindo e ajudando as crianças a retomarem a sequência da narrativa.
ü    Fazer perguntas: “Como começa essa história? E depois o que acontece?”; “Quem está presente nessa ilustração? E o que está acontecendo nessa parte da história?”

5º MOMENTO: Produção escrita – Varal de história!

Após explorar o texto, ordenar os personagens de acordo com a sequência, os alunos (em dupla) irão fazer a reescrita da história. Montar um varal com as histórias ilustradas da turma.

6º MOMENTO: Brincando ortografando e soletrando
      Observar a palavra grafada no quadro.

                      PÁSSARO
ü  Criar uma lista com 10 outras palavras com dois “SS”
ü  Recortar as palavras , colocar em uma caixinha.
ü  Em seguida dividir a turma em 2 grupos.
ü  Um aluno de cada grupo , por vez, irá até a frente da classe , retirará uma palavra da caixa e irá falar a palavra soletrando cada letra.
ü  Vencerá o grupo que  acertar mais palavras.
Observação: Providenciar brindes para os alunos( borracha, lápis com um mini pássaro em eva)...


7º MOMENTO:  Artes e criações!

Dividir a turma em 3 grupos de alunos.
1º grupo- Organizar, criar móbiles com os pássaros.
2º grupo- confeccionar fantoches com os personagens da história
3º grupo -  Ensaiar a peça teatral “O pássaro sem cor”

8º MOMENTO: Atividade “para casa”

Elaborar uma receita cidadã.
Ingredientes:
  - Itens/ingredientes que podemos usar/praticar no dia dia para melhorar a convivência, a nossa vida e a vida de quem está ao nosso redor.
Modo de fazer: Como executar/ colocar em prática  a receita

9º MOMENTO Produção “convite”

-Os mesmos grupos da aula anterior.
1º grupo:Elaborar convites para distribuir/ convidar as outras  turmas  para participar do “Auditório”, no pátio da escola.
2º grupo: Elaborar mensagem de agradecimentos para o público/alunos e professores que irão assistir ao teatro.
3º grupo -  Continuar o ensaio para a peça teatral “O pássaro sem cor”


10º MOMENTO: Auditório
Acontecerá  no pátio, com as atividades e apresentação do teatro para as outras turmas.

- RECURSOS METODOLÓGICOS: Livro e baralho com os personagens da história, papéis diversos (ofício, cartolina), cola, tesouras, pincéis...

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Avaliar a participação, envolvimento dos alunos durante a história e na realização das atividades propostas.

Anexos:





8 comentários:

  1. Arrasou em criatividade. Amei professora Ivani. Adoro suas postagens (Joana)

    ResponderExcluir
  2. Estava procurando um plano de aula sobre cidadania e amei esse do pássaro sem cor. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela organização das atividades. Que capricho

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua página e suas ideias,gostaria de entrar em contato com você para trocarmos ideias.Hoje estou como coordenadora de ensino na rede municipal na alfabetização, amo o que faço.( rosanalavras@hotamil.com) ,este é meu contato.

    ResponderExcluir
  5. Amei parabéns pelo trabalho me ajudou muito 😁

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha de trabalho, adorei vou usar com minhas crianças.

    ResponderExcluir