sábado, 27 de maio de 2017

Plano de aula " O pássaro sem cor"



               O Pássaro sem cor  
Artes/ fantoches confeccionados por Deise Gomes
                     http://deisepro.blogspot.com.br/2015/11/personagens-e-cenario-da-historia-o.html


Você já imaginou um pássaro sem cor? Pois esta é a história do nosso amiguinho, mas não é uma história triste... é uma verdadeira lição de solidariedade e cidadania.

CONTEÚDOS: LEITURA E ESCRITA

- OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS
·         Desenvolver o prazer em ouvir diferentes histórias;
·          Instrumentalizar as crianças para fazer reconto oral;
·         Desenvolver a capacidade de falar e ouvir
·         Ampliar a atenção visual, concentração.
·         Proporcionar aos alunos a possibilidade de ouvir, sentir emoções e viver a fantasia por meio da história “O Pássaro sem cor”

- DURAÇÃO  1 semana

- METODOLOGIA

1º MOMENTO: Atividades de rotina (repetem diariamente)

Receber os alunos, fazer a oração, cantar música de boa tarde.
Chamada:  Realizar a chamada
Quantos somos? Realizar a contagem dos alunos.
.    Quantas meninas? Quantos meninos?
.   Quantos ao todo?
.     Tem mais meninas ou meninos? Quantos a mais?
Calendário: Marcar a data no calendário, explorando o dia/data atual, a anterior e posterior.
Assim os alunos assimilam os números vizinhos.

2º MOMENTO: Preparação para a história “O Pássaro sem cor”



ü  Com os alunos assentados no pátio, passar uma caixa surpresa para que, os mesmos, adivinhem o que tem dentro.
ü  Após várias tentativas e dicas (acertando ou não) revelar o conteúdo da caixa, retirando com suspense o livro “O pássaro sem cor”, e outros objetos que serão inseridos na contação de história.

Hora da história: Iniciar apresentando o livro, demonstrando entusiasmo, e paixão pela leitura, apresentar o título/capa, falar sobre a autora e começar a apresentação com a ajuda de alguns alunos para representar os animais através de caracterização e sons. 




 Após a leitura, conversar sobre a história?
 Problematize questionando:
-Qual parte da história foi mais interessante?
-Quem eram os personagens?
 -Vocês gostaram do final da história ou mudariam o final
-Para vocês o que são solidariedade e cidadania?

3º MOMENTO: Atividade de registro - Artes.

Distribuir uma folha para cada aluno registrar através de desenho, a parte que mais gostou da história “O pássaro sem cor”.
Cada aluno irá mostrar o seu desenho e explicar o motivo da escolha. Em seguida colocar no mural da sala.
Realizar o fechamento, falando sobre solidariedade e cidadania.

4º MOMENTO:   Ordenar os personagens da história “O pássaro sem cor”.

Preparação
ü  Separar, para cada grupo, um conjunto de cartelas com ilustrações dos principais episódios da história.
Essa atividade acontece em pequenos grupos e precisam ser planejados para que as crianças possam colaborar entre si.
ü  Iniciar a proposta explicando às crianças que elas devem relembrar a história do ‘Pássaro sem cor” e ordenar as cartelas com as ilustrações conforme a narrativa do livro.
ü   Entregar um conjunto de cartelas com as ilustrações para cada grupo e pedir que ordenem essas cartelas conforme a sequência narrativa da história.
ü    Explicar que “Cada grupo irá receber as cartelas com as ilustrações desse conto, mas estão todas fora de ordem e vocês devem reorganizá-las”.
ü   Circular entre os grupos, intervindo e ajudando as crianças a retomarem a sequência da narrativa.
ü    Fazer perguntas: “Como começa essa história? E depois o que acontece?”; “Quem está presente nessa ilustração? E o que está acontecendo nessa parte da história?”

5º MOMENTO: Produção escrita – Varal de história!

Após explorar o texto, ordenar os personagens de acordo com a sequência, os alunos (em dupla) irão fazer a reescrita da história. Montar um varal com as histórias ilustradas da turma.

6º MOMENTO: Brincando ortografando e soletrando
      Observar a palavra grafada no quadro.

                      PÁSSARO
ü  Criar uma lista com 10 outras palavras com dois “SS”
ü  Recortar as palavras , colocar em uma caixinha.
ü  Em seguida dividir a turma em 2 grupos.
ü  Um aluno de cada grupo , por vez, irá até a frente da classe , retirará uma palavra da caixa e irá falar a palavra soletrando cada letra.
ü  Vencerá o grupo que  acertar mais palavras.
Observação: Providenciar brindes para os alunos( borracha, lápis com um mini pássaro em eva)...


7º MOMENTO:  Artes e criações!

Dividir a turma em 3 grupos de alunos.
1º grupo- Organizar, criar móbiles com os pássaros.
2º grupo- confeccionar fantoches com os personagens da história
3º grupo -  Ensaiar a peça teatral “O pássaro sem cor”

8º MOMENTO: Atividade “para casa”

Elaborar uma receita cidadã.
Ingredientes:
  - Itens/ingredientes que podemos usar/praticar no dia dia para melhorar a convivência, a nossa vida e a vida de quem está ao nosso redor.
Modo de fazer: Como executar/ colocar em prática  a receita

9º MOMENTO Produção “convite”

-Os mesmos grupos da aula anterior.
1º grupo:Elaborar convites para distribuir/ convidar as outras  turmas  para participar do “Auditório”, no pátio da escola.
2º grupo: Elaborar mensagem de agradecimentos para o público/alunos e professores que irão assistir ao teatro.
3º grupo -  Continuar o ensaio para a peça teatral “O pássaro sem cor”


10º MOMENTO: Auditório
Acontecerá  no pátio, com as atividades e apresentação do teatro para as outras turmas.

- RECURSOS METODOLÓGICOS: Livro e baralho com os personagens da história, papéis diversos (ofício, cartolina), cola, tesouras, pincéis...

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Avaliar a participação, envolvimento dos alunos durante a história e na realização das atividades propostas.

Anexos:





8 comentários:

  1. Arrasou em criatividade. Amei professora Ivani. Adoro suas postagens (Joana)

    ResponderExcluir
  2. Estava procurando um plano de aula sobre cidadania e amei esse do pássaro sem cor. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela organização das atividades. Que capricho

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua página e suas ideias,gostaria de entrar em contato com você para trocarmos ideias.Hoje estou como coordenadora de ensino na rede municipal na alfabetização, amo o que faço.( rosanalavras@hotamil.com) ,este é meu contato.

    ResponderExcluir
  5. Amei parabéns pelo trabalho me ajudou muito 😁

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha de trabalho, adorei vou usar com minhas crianças.

    ResponderExcluir