O Pássaro sem cor
Artes/ fantoches confeccionados por Deise Gomes
http://deisepro.blogspot.com.br/2015/11/personagens-e-cenario-da-historia-o.html
http://deisepro.blogspot.com.br/2015/11/personagens-e-cenario-da-historia-o.html
Você já imaginou um pássaro sem cor? Pois esta é a história do nosso amiguinho, mas não é uma história triste... é uma verdadeira lição de solidariedade e cidadania.
- CONTEÚDOS:
LEITURA E ESCRITA
·
Desenvolver
o prazer em ouvir diferentes histórias;
·
Instrumentalizar
as crianças para fazer reconto oral;
·
Desenvolver
a capacidade de falar e ouvir
·
Ampliar
a atenção visual, concentração.
·
Proporcionar
aos alunos a possibilidade de ouvir, sentir emoções e viver a fantasia
por meio da história “O Pássaro sem cor”
- DURAÇÃO 1 semana
- METODOLOGIA
1º MOMENTO: Atividades de rotina (repetem
diariamente)
Receber os
alunos, fazer a oração, cantar música de boa tarde.
Chamada:
Realizar a chamada
Quantos
somos? Realizar a contagem dos alunos.
. Quantas
meninas? Quantos meninos?
. Quantos
ao todo?
. Tem
mais meninas ou meninos? Quantos a mais?
Calendário:
Marcar a data no calendário, explorando o dia/data atual, a anterior e posterior.
Assim os
alunos assimilam os números vizinhos.
ü
Com
os alunos assentados no pátio, passar uma caixa surpresa para que, os mesmos,
adivinhem o que tem dentro.
ü
Após
várias tentativas e dicas (acertando ou não) revelar o conteúdo da caixa,
retirando com suspense o livro “O pássaro sem cor”, e outros objetos que serão
inseridos na contação de história.
Hora da história: Iniciar apresentando o livro, demonstrando
entusiasmo, e paixão pela leitura, apresentar o título/capa, falar sobre
a autora e começar a apresentação com a ajuda de alguns alunos para representar
os animais através de caracterização e sons.
Após a leitura, conversar sobre
a história?
Problematize questionando:
-Qual
parte da história foi mais interessante?
-Quem eram
os personagens?
-Vocês
gostaram do final da história ou mudariam o final
-Para
vocês o que são solidariedade e cidadania?
3º MOMENTO: Atividade de registro
- Artes.
Distribuir
uma folha para cada aluno registrar através de desenho, a parte que mais gostou
da história “O pássaro sem cor”.
Cada aluno
irá mostrar o seu desenho e explicar o motivo da escolha. Em seguida colocar no
mural da sala.
Realizar o fechamento,
falando sobre solidariedade e cidadania.
4º MOMENTO: Ordenar os
personagens da história “O pássaro sem cor”.
Preparação
ü
Separar,
para cada grupo, um conjunto de cartelas com ilustrações dos principais
episódios da história.
Essa
atividade acontece em pequenos grupos e precisam ser planejados para que as
crianças possam colaborar entre si.
ü
Iniciar
a proposta explicando às crianças que elas devem relembrar a história do ‘Pássaro
sem cor” e ordenar as cartelas com as ilustrações conforme a narrativa do
livro.
ü
Entregar
um conjunto de cartelas com as ilustrações para cada grupo e pedir que ordenem
essas cartelas conforme a sequência narrativa da história.
ü
Explicar
que “Cada grupo irá receber as cartelas com as ilustrações desse conto, mas
estão todas fora de ordem e vocês devem reorganizá-las”.
ü
Circular
entre os grupos, intervindo e ajudando as crianças a retomarem a sequência da
narrativa.
ü
Fazer
perguntas: “Como começa essa história? E depois o que acontece?”; “Quem está
presente nessa ilustração? E o que está acontecendo nessa parte da história?”
5º MOMENTO: Produção escrita – Varal de
história!
Após explorar
o texto, ordenar os personagens de acordo com a sequência, os alunos (em dupla)
irão fazer a reescrita da história. Montar um varal com as histórias ilustradas
da turma.
6º MOMENTO: Brincando ortografando e
soletrando
Observar a palavra grafada no quadro.
PÁSSARO
ü
Criar
uma lista com 10 outras palavras com dois “SS”
ü
Recortar
as palavras , colocar em uma caixinha.
ü
Em
seguida dividir a turma em 2 grupos.
ü
Um
aluno de cada grupo , por vez, irá até a frente da classe , retirará uma
palavra da caixa e irá falar a palavra soletrando cada letra.
ü
Vencerá
o grupo que acertar mais palavras.
Observação: Providenciar brindes para os alunos(
borracha, lápis com um mini pássaro em eva)...
Dividir a
turma em 3 grupos de alunos.
1º grupo- Organizar, criar móbiles com os
pássaros.
2º grupo- confeccionar fantoches com os
personagens da história
3º grupo -
Ensaiar a peça teatral “O pássaro sem cor”
8º MOMENTO: Atividade “para casa”
Elaborar uma receita cidadã.
Ingredientes:
- Itens/ingredientes
que podemos usar/praticar no dia dia para melhorar a convivência, a nossa vida
e a vida de quem está ao nosso redor.
Modo de fazer: Como executar/ colocar em prática a receita
9º MOMENTO Produção “convite”
-Os mesmos
grupos da aula anterior.
1º grupo:Elaborar convites para distribuir/
convidar as outras turmas para participar do “Auditório”, no pátio da
escola.
2º grupo: Elaborar mensagem de agradecimentos
para o público/alunos e professores que irão assistir ao teatro.
3º grupo -
Continuar o ensaio para a peça teatral “O pássaro sem cor”
10º MOMENTO: Auditório
Acontecerá no pátio, com as atividades e apresentação do
teatro para as outras turmas.
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Livro e baralho com os personagens da
história, papéis diversos (ofício, cartolina), cola, tesouras, pincéis...
Arrasou em criatividade. Amei professora Ivani. Adoro suas postagens (Joana)
ResponderExcluirEstava procurando um plano de aula sobre cidadania e amei esse do pássaro sem cor. Obrigada
ResponderExcluirParabéns pela organização das atividades. Que capricho
ResponderExcluirAdorei sua página e suas ideias,gostaria de entrar em contato com você para trocarmos ideias.Hoje estou como coordenadora de ensino na rede municipal na alfabetização, amo o que faço.( rosanalavras@hotamil.com) ,este é meu contato.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho maravilhoso amai
ResponderExcluirAmei parabéns pelo trabalho me ajudou muito 😁
ResponderExcluirQue maravilha de trabalho, adorei vou usar com minhas crianças.
ResponderExcluirMuito lindo! Amei
ResponderExcluir