( Estagiária Cibele)
OBJETIVOS:
- Conhecer
as regras básicas quanto ao uso do F e do V;
- Empregar
adequadamente o F e o V em diferentes palavras;
- Treinar
a atenção e o cuidado com a escrita.
1ª
Atividade: aproximadamente
60 minutos.
Leitura e interpretação do texto: A Formiga Viriata
- Realizar a leitura individual e em grupo;
- Circular as palavras com F e V no texto;
- Copiar as palavras e separar em sílabas.
2ª
Atividade: aproximadamente
60 minutos.
O
QUE É O QUE É?
a- Que é grande antes de ser pequena ? Vela
b- Que tem rabo de porco, mas não é porco. Pé de porco
mas não é porco. Costela de porco, mas não é porco? Feijoada
c- O que só vive no pé da letra? Vírgula
d- O que é que quanto mais se tira mais se
tem? Foto
e- O que é que é que quanto mais se gasta mais queimado
fica? Fósforo
f- O que é o que é, que tem no meio do ovo ? A
letra v
g- O que é o que é, que a gente sempre espera e nunca
chega ? Futuro
Conversar sobre as respostas das adivinhas e registrar
no quadro.
* Quais foram as respostas de nossas perguntas?
Leiam as palavras em voz alta.
* Quais são as letras que iniciam cada uma das
palavras?
* Estas letras são vogais ou consoantes?
* Quem sabe alguma outra palavra que começa com
a letra V? E com a letra F? Professor,
escreva as palavras que os alunos falarem em colunas, uma coluna para a letra F e
outra para a letra V.
* Solicite que os alunos leiam as palavras
registradas na lousa.
* Entregue uma folha em branco para cada aluno e
peça que copiem as palavras que você escreveu na lousa.
* Recolha as folhas e em seguida guarde-as, pois
as utilizaremos posteriormente. Não se esqueça de pedir que os alunos escrevam
seu nome na folha.
3ª
Atividade: aproximadamente
60 minutos.
Professor, registre na lousa o poema abaixo de Maria Alice
Penna de Azevedo. Peça que os alunos copiem o texto e em seguida façam sua
ilustração.
Vento Forte
Vento que vem,
Vento que vai,
Vira e revira, avança e lá vai!
V...V...V...V...V...V...V...
Fonte: AZEVEDO, Maria Alice Penna de. Conversa com o verso.
São Paulo: Paulinas, 1988.
Convide a turma para fazer a leitura
coletiva do poema. Instrua os alunos a fazerem a pontuação adequada. Em seguida
proponha as atividades registradas a seguir.
1- Copie a primeira consoante da cada palavra do título do
poema.
2- Escreva algumas palavras com as letras F e V seguindo
as instruções abaixo. Você poderá consultar a lista de palavras que copiou na
aula anterior ou pensar em outras diferentes:
a – Três palavras com V que
tenham seis letras.
b- Três palavras com F que
tenham quatro letras.
c- Duas palavras que tenham F e V.
Uma palavra dentro da outra
Pinte as letras que, quando trocadas, formam outras palavras
com outros sentidos. Depois, produza uma frase com um dos grupos.
vaca - faca fila
– vila foto
– voto Vera- fera
4ª
Atividade: aproximadamente
60 minutos.
Oba! Atividade lúdica!
Jogo: Morto Vivo (troca de letras).
Material: Tiras de papel pequenas contendo
palavras.
Preparação: Dispor as crianças enfileiradas na
horizontal. Cada criança recebe uma palavra referente a ortografia de F/V.
Neste exemplo usaremos as palavras vaca e faca.
Como se joga: Cada criança lê a sua palavra, mas
não conta para o colega. Professor, você deverá fazer a seguinte voz de
comando: Quem tem a palavra que se encaixa na frase, ficará em pé (vivo).
“A... da fazenda da minha avó é bonita.”
As crianças mostram as palavras que têm. Quem ficou em pé
com a palavra faca sai do jogo e quem abaixou com a
palavra vaca também.
O jogo segue com novas frases e palavras até que sobre um só
jogador.
Observação: A cada nova frase sua voz de comando
poderá ser mudada, passando a abaixar-se (morto) a pessoa que
está com a palavra adequada. Quem errar sairá da brincadeira até que fique
apenas o vencedor, depois a brincadeira poderá recomeçar novamente. Após a
brincadeira faça alguns questionamentos, por exemplo:
* Por que nos confundimos?
* Quais são as letras que têm sons parecidos?
* Vocês aprenderam alguma coisa com esta
atividade? O quê? Justifiquem a resposta.
* O que vocês acharam de participar deste
momento?
5ª
Atividade: aproximadamente
60 minutos.
Registre a atividade realizada. Você poderá optar por fazer
um texto coletivo: as crianças vão expondo suas ideias e você vai registrando
na lousa. A cada novo parágrafo construído faça, com ajuda dos alunos, as
adequações necessárias. Ao final, os alunos devem fazer a cópia do texto e se
quiserem poderão ilustrá-lo.
É importante que no texto seja incluído o nome do jogo,
seu/s objetivo/s e a opinião dos alunos sobre a atividade realizada.
Avaliação
Observe o desempenho dos alunos nas atividades de leitura e
de escrita, para isso avalie se eles conseguem grafar corretamente palavras com
as letras F e V Observe
ainda, se os alunos empregam adequadamente as letras F e V em
diferentes palavras.
Anexos:
ORTOGRAFIA: USO DA LETRAS F / V
Plano de aula excelente com a ortografia F/V. Obrigada! (Agda)
ResponderExcluirGostei muito para explorar a dificuldade F/V
ResponderExcluirAmei esse plano de aula com ortografia. Vou adaptar para minha turma. ( Giovana)
ResponderExcluirGostei muitooo. Obrigada por compartilhar planos de aula.(Marcia)
ResponderExcluir