Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sexta-feira, 24 de março de 2017

Plano de aula : Os Dez Sacizinhos - Educação infantil




Objetivos:

- Conhecer diferentes histórias infantis;
- Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica;
- Desenvolver competências de comunicação, inteiração e criatividade;
- Reconhecer Mito do Folclore Brasileiro através de histórias, brincadeiras e atividades lúdicas e criativas;
- Desenvolver habilidades de escuta através de histórias, despertando o gosto pela leitura;
 - Desenvolver a Linguagem oral, a interpretação e a produção de texto através do reconto e ilustração;

Desenvolvimento:

Linguagem oral e escrita

Introdução:
Este livro não conta a história de um saci, mas, de dez sacizinhos aprendendo a contar.
Mostrar o livro, capa, falar sobre a autora:

Tatiana Belink foi uma escritora que nasceu em um país longe daqui, na Rússia mas, aos 10 anos de idade veio morar no Brasil. Tatiana escreveu mais de 200 livros e sempre gostou muito de escrever para crianças. Ela morreu bem velhinha aos 94 anos de idade.

Livro: Os dez sacizinhos
Autora: Tatiana Belink
Ilustrações: Roberto Weigand
Editora Paulinas
Série Estação Criança
Sinopse:
Aqui está uma brincadeira matemática de subtrair sacis. Entre versos e estrofes, dez graciosos sacizinhos vão desaparecendo, um a um, em diversos acidentes, como ingestão de comida estragada, jejum exagerado, quebra de regras... Prêmios: Altamente Recomendável FNLIJ - Categoria Criança (1998) FNLIJ - Melhor ilustração (1998) Prêmio Jabuti (1999).

1 - Antes da leitura: (Antecipação)

- Sobre o que vocês acham que a história falará?
- Como será este personagem?
- O que ele faz?
- Será que eles são diferentes uns dos outros?

2 - Durante a leitura:

- Apresentar o livro para as crianças: Quem conhece um Saci? Quem sabe o que é um Saci?
- Leitura do livro.

3 - Após a leitura: (Visualização)
- Como eram os personagens da história?
- O que eles faziam?
- O que aconteceu com eles?
- Você gostou do final da história?
- Alguém já conhecia esses personagem? Como ele é? O que ele faz?
- De que a história fala?
- Quantos eram os sacizinhos?
- O que aconteceu com eles?
- Como eles sumiam?
- O que aconteceu no final da história?
- Qual a parte da história você mais gostou?

4 - Reconto da história:

- Com participação dos alunos (ir mostrando as ilustrações do livro e deixar que as crianças contem com suas palavras o que se lembram da história).

5 - Ilustração:
- Desenhar a parte da história que mais gostou.

6 - Receita para pegar Saci: O único jeito de capturar essa criatura é com garrafa de vidro, rolha, peneira e tinta vermelha. Quando um Saci está para aparecer, ouve-se um assobio misterioso e longo. Ele se aproxima geralmente no meio de um rodamoinho. É necessário jogar a peneira sobre ele e colocar a garrafa sob a peneira, para o Saci entrar. Daí é só tampar o recipiente com a rolha e marcar nela uma cruz com a tinta vermelha. Mas é preciso cuidado para não deixá-lo escapar, ou ele tentará se vingar de você...


Matemática

 - Numerais (oral):Contar e recitar números até 10.
 - Quantos são os alunos da classe hoje? Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos ao todo?
- São quantos sacizinhos?
- Quantos iam saindo de cada vez?
- Quantos ficaram?





Avaliação:
- Contínua e processual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário