quinta-feira, 23 de março de 2017

PLANO DE AULA ORTOGRAFIA: USO DA LETRAS F / V

                                                                             ( Estagiária Cibele)


OBJETIVOS:

  • Conhecer as regras básicas quanto ao uso do F e do V;
  • Empregar adequadamente o F e o V em diferentes palavras;
  • Treinar a atenção e o cuidado com a escrita.


1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Leitura e interpretação do texto: A Formiga Viriata
  • Realizar a leitura individual e em grupo;
  • Circular as palavras com F e V no texto;
  • Copiar as palavras e separar em sílabas.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

                    
 O QUE É O QUE É?

a- Que é grande antes de ser pequena ? Vela
b- Que tem rabo de porco, mas não é porco. Pé de porco mas não é porco. Costela de porco, mas não é porco? Feijoada
c- O que só vive no pé da letra? Vírgula
d- O que é que quanto mais se tira mais se tem? Foto 
e- O que é que é que quanto mais se gasta mais queimado fica?  Fósforo 
f- O  que é o que é, que tem no meio do ovo ? A letra v
g- O que é o que é, que a gente sempre espera e nunca chega ?  Futuro 

Conversar  sobre as respostas das adivinhas e registrar no quadro.
* Quais foram as respostas de nossas perguntas? Leiam as palavras em voz alta.       
Quais são as letras que iniciam cada uma das palavras?       
Estas letras são vogais ou consoantes?       
Quem sabe alguma outra palavra que começa com a letra V? E com a letra F? Professor, escreva as palavras que os alunos falarem em colunas, uma coluna para a letra F e outra para a letra V.       
Solicite que os alunos leiam as palavras registradas na lousa.
Entregue uma folha em branco para cada aluno e peça que copiem as palavras que você escreveu na lousa.       
Recolha as folhas e em seguida guarde-as, pois as utilizaremos posteriormente. Não se esqueça de pedir que os alunos escrevam seu nome na folha.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, registre na lousa o poema abaixo de Maria Alice Penna de Azevedo. Peça que os alunos copiem o texto e em seguida façam sua ilustração.
Vento Forte
Vento que vem,
Vento que vai,
Vira e revira, avança e lá vai!
V...V...V...V...V...V...V...
Fonte: AZEVEDO, Maria Alice Penna de. Conversa com o verso. São Paulo: Paulinas, 1988.

Convide a turma para fazer a leitura coletiva do poema. Instrua os alunos a fazerem a pontuação adequada. Em seguida proponha as atividades registradas a seguir.

1- Copie a primeira consoante da cada palavra do título do poema.
2- Escreva algumas palavras com as letras F V seguindo as instruções abaixo. Você poderá consultar a lista de palavras que copiou na aula anterior ou pensar em outras diferentes:
a – Três palavras com V que tenham seis letras.
b- Três palavras com F que tenham quatro letras.
c- Duas palavras que tenham F e V.   

Uma palavra dentro da outra

Pinte as letras que, quando trocadas, formam outras palavras com outros sentidos. Depois, produza uma frase com um dos grupos.
vaca  -  faca                            fila – vila                    foto – voto                    Vera- fera     
                
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Oba! Atividade lúdica!

Jogo: Morto Vivo (troca de letras).
Material: Tiras de papel pequenas contendo palavras.
Preparação: Dispor as crianças enfileiradas na horizontal. Cada criança recebe uma palavra referente a ortografia de F/V. Neste exemplo usaremos as palavras vaca e faca.
Como se joga: Cada criança lê a sua palavra, mas não conta para o colega. Professor, você deverá fazer a seguinte voz de comando: Quem tem a palavra que se encaixa na frase, ficará em pé (vivo).
“A... da fazenda da minha avó é bonita.”
As crianças mostram as palavras que têm. Quem ficou em pé com a palavra faca sai do jogo e quem abaixou com a palavra vaca também.
O jogo segue com novas frases e palavras até que sobre um só jogador.

Observação: A cada nova frase sua voz de comando poderá ser mudada, passando a abaixar-se (morto) a pessoa que está com a palavra adequada. Quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira poderá recomeçar novamente. Após a brincadeira faça alguns questionamentos, por exemplo:
* Por que nos confundimos?       
Quais são as letras que têm sons parecidos?       
Vocês aprenderam alguma coisa com esta atividade? O quê? Justifiquem a resposta.       
 O que vocês acharam de participar deste momento?

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Registre a atividade realizada. Você poderá optar por fazer um texto coletivo: as crianças vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa. A cada novo parágrafo construído faça, com ajuda dos alunos, as adequações necessárias. Ao final, os alunos devem fazer a cópia do texto e se quiserem poderão ilustrá-lo.
É importante que no texto seja incluído o nome do jogo, seu/s objetivo/s e a opinião dos alunos sobre a atividade realizada.

Avaliação
Observe o desempenho dos alunos nas atividades de leitura e de escrita, para isso avalie se eles conseguem grafar corretamente palavras com as letras F e V  Observe ainda, se os alunos empregam adequadamente as letras F e V em diferentes palavras.

Anexos:


ORTOGRAFIA: USO DA LETRAS F / V   

4 comentários:

  1. Plano de aula excelente com a ortografia F/V. Obrigada! (Agda)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito para explorar a dificuldade F/V

    ResponderExcluir
  3. Amei esse plano de aula com ortografia. Vou adaptar para minha turma. ( Giovana)

    ResponderExcluir
  4. Gostei muitooo. Obrigada por compartilhar planos de aula.(Marcia)

    ResponderExcluir