Aplicação dos conceitos básicos de Piaget em relação a classificação
Classificação é o processo de agrupamento de elementos obedecendo a uma determinada classe ou espécie. Por exemplo: guardar brinquedos em caixas diferentes, dividir a turma em meninos e meninas, organizar o material escolar em potes diferentes
Para uma criança de quatro a seis anos, não é tão simples como parece, pois, na classificação, a criança também precisa construir a inclusão de classes. Exemplo: se perguntarmos para uma criança diante da figura de cinco gatos, oito vacas e três bonecas: há mais vacas ou animais? Provavelmente, ela dirá que há mais vacas, pois ainda não formulou em sua mente o princípio de inclusão de classe.
É a operação lógico-matemática realizada sobre as semelhanças existentes entre elementos; significa reunir objetos semelhantes.
Inicialmente as classificações são obtidas através de tentativas. onde se enquadra o reconhecimento dos objetos no período sensório-motor (0-2 anos).
No período pré-operatório (2-7 anos) a criança reúne os objetos convenientes de maneira a formar uma figura no espaço (coleções figurais) e posteriormente reúne objetos de acordo com critérios estipulados, mas somente no período operatório (7-12 anos) percebe a inclusão de classes (quando inclui subclasses numa classe), por exemplo num conjunto de seis maçãs e duas laranjas, há mais frutas que maçãs?
Exemplos de Atividades: CLASSIFICAÇÃO
1 - Salada de Frutas
Objetivo: estabelecer critérios para classificar frutas.
Material:
- frutas
Procedimento
· Cada criança deverá colocar sobre uma mesa a fruta que trouxe.
· Observar.
· Pedir que juntem as que se parecem.
· Explicar como procedeu.
· Questionar: Há outra forma de reunir as frutas que se parecem?
Exemplos:
· Reunir as frutas de acordo com a espécie: maçãs, laranjas, abacaxis, bananas, abacates;
· Reunir as frutas de acordo com a cor da casca: vermelhas, amarelas, verdes;
· Reunir as frutas de acordo com as sementes (uma ou várias).
Obs.: a mesma atividade poderá ser realizada com flores, folhas de árvores, pedrinhas e aproveitadas as situações ocorridas em aula.
2 – Vamos fazer coleções
Objetivo: determinar o tipo de material para realizar uma coleção para posteriormente manipular os elementos e subdividi-los em coleções menores.
Material:
- será determinado pelo aluno
Procedimento
· Conversar sobre coleções.
· Questionar: quem já fez uma coleção? o que é uma coleção? como se faz?
· Dizer que tipo de material cada um vai colecionar.
· Quando a coleção tiver bastante elementos, brincar livremente.
Obs.:durante as brincadeiras, o professor aproveitará para conversar com a criança e solicitar que os elementos sejam subdivididos de acordo com critérios estabelecidos. Exemplos de coleções: figurinhas, botões, pedrinhas, conchinhas, papéis de carta, chaveiros, guardanapos de papel...
3 – Classificando Materiais
Objetivo: adquirir a noção de classificação operatória
Material
- conjunto de botões
Procedimento
· Apresentar os botões às crianças.
· Manusear livremente.
· Fazer grupos com os materiais que se parecem.
· Explicitar a maneira de como procedeu.
· Questionar: há outra maneira de agrupá- los?
· Relacionar um dos subconjuntos com o conjunto de botões (inclusão de classes).
Exemplos
1) Critério: tamanho. Há mais botões grandes ou botões?
2) Critério: cor. Há mais botões vermelhos ou há mais botões?
3) Critério: número de furos. Há mais botões de 2 furos ou há mais botões?
Obs.: outras atividades poderão ser realizadas substituindo botões por: caixinhas, latas, tampas, vidros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário