segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Classificação - Educação infantil


Aplicação dos conceitos básicos de Piaget em relação a classificação




Classificação é o processo de agrupamento de elementos obedecendo a uma determinada classe ou espécie. Por exemplo: guardar brinquedos em caixas diferentes, dividir a turma em meninos e meninas, organizar o material escolar em potes diferentes
       Para uma criança de quatro a seis anos, não é tão simples como parece, pois, na classificação, a criança também precisa construir a inclusão de classes. Exemplo: se perguntarmos para uma criança diante da figura de cinco gatos, oito vacas e três bonecas: há mais vacas ou animais? Provavelmente, ela dirá que há mais vacas, pois ainda não formulou em sua mente o princípio de inclusão de classe.
      É a operação lógico-matemática realizada sobre as semelhanças exis­tentes entre elementos; significa reunir objetos semelhantes. 
      Inicialmente as classificações são obtidas através de tentativas. onde se enquadra o reconhecimento dos objetos no período sensório-motor (0-2 anos). 
      No período pré-operatório (2-7 anos) a criança reúne os objetos conve­nientes de maneira a formar uma figura no espaço (coleções figurais) e poste­riormente reúne objetos de acordo com critérios estipulados, mas  somente no período operatório (7-12 anos) percebe a inclusão de classes (quando inclui subclasses numa classe), por exemplo num conjunto de seis maçãs e duas laranjas, há mais frutas que maçãs?

Exemplos de Atividades: CLASSIFICAÇÃO

1 - Salada de Frutas

Objetivo: estabelecer critérios para classificar frutas.

Material:

  • frutas

Procedimento 
·        Cada criança deverá colocar sobre uma mesa a fruta que trouxe.
·        Observar.
·        Pedir que juntem as que se parecem.
·        Explicar como procedeu.
·        Questionar: Há outra forma de reunir as frutas que se parecem?

Exemplos: 
·        Reunir as frutas de acordo com a espécie: maçãs, laranjas, abacaxis, bananas, abacates;
·        Reunir  as frutas de acordo com a cor da casca: vermelhas, amarelas, verdes;
·        Reunir as frutas de acordo com as sementes (uma ou várias).


Obs.: a mesma atividade poderá ser realizada com flores, folhas de árvores, pe­drinhas e aproveitadas as situações ocorridas em aula.


2 – Vamos fazer coleções

Objetivo: determinar o tipo de material para realizar uma coleção para posterior­mente manipular os elementos e subdividi-los em coleções menores. 

Material:

  • será determinado pelo aluno

Procedimento 
·        Conversar sobre coleções.
·        Questionar: quem já fez uma coleção? o que é uma coleção? como se faz?
·        Dizer que tipo de material cada um vai colecionar.
·        Quando a coleção tiver bastante elementos, brincar livremente.


Obs.:durante as brincadeiras, o professor aproveitará para conversar com a criança e solicitar que os elementos sejam subdivididos de acordo com cri­térios estabelecidos. Exemplos de coleções: figurinhas, botões, pedrinhas, conchinhas, papéis de carta, chaveiros, guardanapos de papel...

3 – Classificando Materiais

Objetivo: adquirir a noção de classificação operatória

Material

  • conjunto de botões

Procedimento 
·        Apresentar os botões às crianças.
·        Manusear livremente.
·        Fazer grupos com os materiais que se parecem.
·        Explicitar a maneira de como procedeu.
·        Questionar: há outra maneira de agrupá- los?
·        Relacionar um dos subconjuntos com o conjunto de botões (inclusão de classes).


Exemplos 
1) Critério: tamanho. Há mais botões grandes ou botões?
2) Critério: cor. Há mais botões vermelhos ou há mais botões?
3) Critério: número de furos. Há mais botões de 2 furos ou há mais botões?

Obs.: outras atividades poderão ser realizadas substituindo botões por: caixinhas, latas, tampas, vidros.

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