Escola
Municipal Leon Renault – 2016
Projeto:
“Meus Amigos São Coloridos” – 1° ano
Regina Esméria de Morais
“A educação é a arma mais forte que você pode usar para
mudar o mundo.”
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela
cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas
precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar”.
Nelson Mandela
APRESENTAÇÃO
Denomina-se racismo a discriminação social que tem por base um conjunto de
julgamentos pré-concebidos que avalia as pessoas de acordo com suas
características físicas, em especial a cor da pele. As injustiças sociais
figuram entre seus desdobramentos mais determinantes no campo social, uma vez
que essas são a chave para entender as pronunciadas desigualdades que assolam o
país.
Nesse contexto, o projeto “Meus amigos são
coloridos”, idealizado inicialmente para atender as crianças do 1º ano da
Escola Municipal Leon Renault em Brumadinho, surge como uma arma difusora, a
fim de prevenir e combater o racismo na escola.
Para
servir a tal propósito, o projeto se propõe a criar uma
nova ambiência racial na escola, de modo a ofertar às crianças elementos que os
levem a criar vínculos indenitários positivos com as diferentes etnias, isto é,
a valorizar a diversidade humana. Tais vínculos contribuiriam tanto para a
redução do racismo, quanto para o incremento da autoestima do ser humano.
Além
disso, pretende-se revisar as práticas e materiais pedagógicos adotados até
então no ambiente escolar com o intuito de eliminar a figuração predominante de
determinado grupo étnico nesses recursos, materializar a promoção à diversidade
e empoderar igualmente todos os grupos.
JUSTIFICATIVA
O
presente projeto teve sua gênese na necessidade de colocar evidência e combater
os diferentes meios de perpetuação do racismo na escola, que se processam de
maneira velada.
Esse
modo de perpetuação quase invisível
dificulta a intervenção, uma vez que suprimir uma série de práticas cuja
motivação não é claramente assumida constitui tarefa para a qual se carece de
métodos tradicionais eficazes.
A isso se soma o fato de crianças não serem naturalmente
preconceituosas, de aprenderem a o ser com adultos e, portanto, poderem também
ser direcionadas antes da formação do caráter primordial (que se dá até os sete
anos, segundo especialistas) para abraçar a diversidade.
Dessa maneira, aproveitar essa fase singular da vida de todo
ser humano que é a infância por meio da valorização sentimentos e valores
positivos que as crianças trazem em si, configura uma abordagem alternativa com
a potencialidade de não apenas combater as indesejáveis práticas fundamentadas
em ideais racistas e sua perpetuação, como também evitar suas instaurações.
OBJETIVO GERAL
Prevenir e combater
práticas fundamentadas em ideais racistas, bem como sua perpetuação por meio da
educação das crianças voltada para a diversidade e respeito às diferenças.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Promover a
ampliação da visibilidade e a valorização das manifestações socioculturais
ligadas às culturas africanas, bem como de seus praticantes no ambiente escolar
visando sua extensão aos demais ambientes e a redução do racismo;
·
Ampliar a
reflexão, o diálogo e a conscientização sobre o processo de formação da
sociedade brasileira;
·
Estimular o
posicionamento crítico frente à realidade social vivenciada por meio de rodas
de conversa pautadas por discussões voltadas ao negro e sua inserção na
sociedade brasileira;
·
Possibilitar
uma reflexão da prática pedagógica frente à diversidade étnico-racial, a fim de
diminuir e até mesmo erradicar as desigualdades sócio raciais no que tange ao
ambiente escolar.
TEMPO ESTIMADO: 1 ano
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1° ano.
MATERIAL NECESSÁRIO
Livros didáticos e de literatura, filmes, murais, sequências
didáticas, caderno de anotações compartilhado e questionários de diagnóstico,
acompanhamento e avaliação.
MÉTODO
O projeto
será conduzido na Escola municipal Leon Renault no 1º ano do ensino fundamental
e terá sua introdução feita aos alunos por meio de uma apresentação das raízes
da cultura africana, isto é, uma exposição em vídeo contemplando aspectos
culturais que se manifestavam antes do deslocamento de populações pelo tráfico
negreiro. Posteriormente à exibição do vídeo, planeja-se o desenvolvimento de
atividades dentro e fora de sala de aula, a fim de consolidar, ampliar e
propagar o conhecimento adquirido na apresentação inicial. Entre essas
atividades programadas figuram a produção de texto coletivo e individual, o trabalho
com tintas, a pintura facial e a fixação cartazes nos ambiente escolar, tanto
dentro quanto fora das salas de aula. Cabe ressaltar que as atividades
ministradas terão acompanhamento pedagógico e caráter interdisciplinar.
Além disso, a fim de estimular a convivência
harmoniosa com as diferenças, intenciona-se programar uma série de visitas de
membros da comunidade local que possuem contato direto com ritos, práticas e
costumes que remetem à cultura afro-brasileira, a saber, um capoeirista da
comunidade quilombola e o senhor Cambão, líder de uma comunidade quilombola de
Marinhos. Durante tais visitas pretende-se criar um ambiente seguro de conversa
sobre a cultura local, propiciar a apresentação da arte da capoeira e do
congado, bem como promover a troca de experiências e casos de antepassados, com
ênfase nos relatos sobre as condições de vida dos familiares do senhor Cambão,
escravos da Fazenda dos Martins.
Em outro momento será apresentado para as
crianças o processo histórico da formação da população negra no Brasil por meio
de uma visita à Fazenda dos Martins, antiga fazenda do município do século VIII
que funcionara como um grande centro de distribuição de escravos de Minas
Gerais. Pretende-se que a explanação sobre as ocupações e funções desempenhadas
pelos negros no contexto da referida fazenda sirva como iniciador de uma troca
de ideias acerca da inserção da população afro-brasileira na sociedade.
Ainda é
prevista a preparação e encenação de peças de teatro que abordem os dilemas e
aspectos gerais de diferentes grupos étnicos nas festas e datas comemorativas da
escola, de modo a transformar os encontros coletivos do ambiente escolar em
difusores de cultura e da convivência harmoniosa com a pluralidade cultural.
Vídeos: Os vídeos
exibidos ao longo do desenvolvimento do projeto provêm da bibliografia indicada
do curso de Pós Graduação em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na
Escola da Universidade Federal de Minas Gerais.
Livros trabalhados: “Minha família é colorida”, “Por que Somos de Cores
Diferentes?”, “Ninguém é igual a Ninguém”, “As Tranças de Bintou”, “A
Bonequinha Preta”, “Menina Bonita do Laço de Fita”, “O menino Marrom e Bruna” e
“Galinha D’Angola”.
AVALIAÇÃO
As atitudes preconceituosas devem diminuir na escola e na família. Indagações serão levantadas. Que mudanças foram observadas? Quais atividades você considera de maior relevância? As respostas servirão de orientação para novas práticas.
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