A questão da água tão discutida atualmente,
que em muitos casos pensamos estar tão distantes de nossa realidade, é algo que
vem preocupando nossa equipe. Considerando a escola como instituição
responsável pela educação e formação de cidadãos e que a educação ambiental é
parte integrante de nossa grade curricular, o projeto tornou-se relevante.
É comum percebermos em nossa escola a
despreocupação dos alunos com relação ao meio ambiente, depósito inadequado do
lixo; desperdício de água; alto consumo de papel; degradação do patrimônio
escolar e das paisagens naturais.
Nossa escola fica inserida em uma comunidade que vem
intensificando seu potencial turístico ambiental, e por isso, a sociedade
precisa assumir posturas de cuidado com o patrimônio ambiental, com a limpeza
da comunidade e preservação de suas belezas naturais. Por isso, é importante
que seja trabalhado com nossos alunos valores ambientais, estes importantes
para o convívio social.
2
OBJETIVOS GERAIS
·
Desenvolver a consciência
ambiental e uso adequado da água dos alunos;
·
Reduzir a produção de lixo
individual;
·
Intensificar o cuidado com a água
e com o patrimônio natural;
·
Assumir valores essenciais e
importantes para a proteção do meio ambiente e matas ciliares onde tem muitas
nascentes.
3
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 Definindo conceitos -
Classificação do Lixo
Aguirre (1996) destaca que segundo critério de
origem e produção, o lixo pode ser classificado da seguinte maneira:
·
Doméstico: gerado
basicamente em residências;
·
Comercial: gerado
pelo setor comercial e de serviços;
·
Industrial: gerado
por indústrias (classe I, II e III);
·
Hospitalares:
gerado por hospitais, farmácias, clínicas, etc.;
·
Especial: podas de
jardins, entulhos de construções e animais mortos.
De acordo com a composição química, o lixo pode ser
classificado em duas categorias: Orgânico
e Inorgânico.
3.2 Consumo Consciente
Trata-se da prática do consumo consciente, uma análise criteriosa a ser
feita no ato da compra. Consumindo menos, produz-se menos lixo. Uma forma
interessante de realizar o consumo consciente é através dos três “R”. (AGUIRRE,
1996).
3.2.1
Reduzir
Reduzir
o lixo em nossas casas implica em reduzir o consumo de tudo o que não nos é
realmente necessário. Isto significa rejeitar produtos com embalagens plásticas
e isopor, preferindo as de papelão que são recicláveis, que não poluem o
ambiente e desperdiçam menos energia.
3.2.2
Reutilizar
Reutilizar
significa usar um produto de várias maneiras. Como exemplos:
a) Reutilizar
depósitos de plásticos ou vidro para outros fins, como plantar, fazer
brinquedos;
b) Reutilizar
envelopes, colocando etiquetas adesivas sobre o endereço do remetente e destinatário;
c) Aproveitar
folhas de papel rasuradas para anotar telefones, lembretes, recados;
d) Instituir
a Feira de Trocas para reciclar, aproveitando ao máximo os bens de consumo,
como: roupas, discos, calçados, móveis.
3.2.3 Reciclar
Faria
(1998) explica que reciclar é uma maneira de lidar com o lixo de forma a
reduzir e reusar. Este processo consiste em fazer coisas novas a partir de
coisas usadas. A reciclagem reduz o volume do lixo, o que contribui para
diminuir a poluição e a contaminação, bem como na recuperação natural do meio
ambiente, assim como economiza os materiais e a energia usada para fabricação
de outros produtos.
Três
setas compõem o símbolo da Reciclagem, cada uma representa um grupo de pessoas
que são indispensáveis para garantir que a reciclagem ocorra. A primeira seta
representa os produtores, as empresas que fazem o produto. Eles vendem o
produto para o consumidor, que representa a segunda seta.
Após
o produto ser usado ele pode ser reciclado. A terceira seta representa as
companhias de reciclagem que coletam os produtos recicláveis e através do
mercado, vendem de volta o material usado para o produtor transformá-lo em novo
produto.
O
símbolo de reciclagem é como um grande círculo, sendo o grupo mais poderoso no
processo, o Consumidor. O símbolo de reciclável é impresso em produtos
possíveis de serem reciclados.
Ribeiro
(1998, p. 58) destaca alguns dos produtos recicláveis:
·
Alumínio:
latas de bebidas e embalagens em geral;
·
Metal:
latas de alimentos;
·
Papel:
caixas, cartazes, folhas de caderno, embalagem longa vida, jornais, revistas,
papel de fax;
·
Plástico:
garrafas de refrigerantes, frascos de amaciantes, baldes, copos descartáveis,
potes para iogurte, embalagens de massa e biscoito, copos de água mineral;
·
Vidro:
garrafas de bebidas, frascos de cosméticos, potes de conservas.
3.2 Coleta seletiva
De
acordo com Faria (1998), a coleta seletiva de lixo é um processo que consiste
na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas.
Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo
orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último
tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de
adubos orgânicos.
No
sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis,
plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais
para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
Pilhas
e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente
provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes
materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio
ambiente. (FARIA, 1998).
Os
lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar
infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são
retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e
levados para a incineração em locais especiais.
Aguirre
(1996) ainda reforça que, a coleta seletiva de lixo é de extrema importância
para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para
as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez
que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema
importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.
3.3 Redução do Lixo
Reduzir a produção do lixo é diminuir sua
quantidade. A melhor forma de resolver um problema constante, como é o caso dos
resíduos, é a de evitar o seu aparecimento. Se cada vez que um problema surgir
nos limitarmos a procurar medidas para resolvê-lo, então estaremos contribuindo
para a perpetuação da situação. Isto por que se há como resolver o problema,
inconscientemente as pessoas não irão reunir esforços suficientes para
evitá-lo. (CRUZ, 1978).
4 METODOLOGIA
Aprendizagem dos alunos no uso
racional da água. A coleta da água da
chuva, reutilização da água de lavagem
de roupas na lavagem de passeios e banheiros.
Que a ascavap recolha o material reciclável pelo menos de 15 em 15 dias
por se tratar de zona rural.
Ajudar a melhorar a distribuição
da água por se tratar de canos antigos( onde ocorre muito vazamento e
desperdício de água) e de não ter uma empresa qualificada para tratamento da
água, vir de nascente do Córrego do Feijão. Conhecer e preservar as fontes
hídricas disponíveis na região.
Como
parte das homenagens ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a
Prefeitura promoveu, no sábado, 28 de março, panfletagem na entrada da cidade.
No local, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento
Sustentável distribuíram cartilhas com dicas sobre economia de água.
Atualmente,
Brumadinho já conta com legislação específica para evitar o desperdício de água
no município. Sancionada pelo Prefeito Brandão em dezembro do ano passado, a
Lei 2.113/2014 incentiva o uso racional da água em tempos de escassez, ao mesmo
tempo em que promove a conscientização da população contra o desperdício.
Com esse
objetivo, a legislação proíbe a utilização de água para a varrição de passeios
quando ocorrerem baixos índices de oferta de água pela rede pública de
abastecimento. Em caso de descumprimento da Lei, o proprietário ou locatário do
imóvel está sujeito a penalidades que vão desde advertência até o pagamento de
multa.
Dentro da
proposta de conscientizar a população sobre a necessidade de preservar a água,
a Prefeitura vem promovendo diversos eventos na área de educação ambiental. Nas
escolas municipais, por exemplo, a água é o tema do Projeto Institucional
que está sendo trabalhado neste ano letivo.
As atividades
para o uso consciente da água será todo
o ano, em projetos literários, palestras e eventos nas escolas municipais.
Em agosto será a mostra literária na escola, com os projetos literários,
músicas (paródias), apresentações para mostrar todo o trabalho feito na escola
para a conscientização dos pais e comunidade. Sabendo que já começou a ter
efeito, pois a ascavap recolhe todo o reciclável de 15 em 15 dias, por se
tratar de zona rural não recolhia, a população jogava no lixo.
REFERÊNCIAS
CARVALHO, Isabel. A invenção ecológica. Porto Alegre:
Editora da UFRGS, 2001.
GADOTTI, Fernando
Alonso. Os sentidos do ambiental: a
contribuição da hermenêutica à pedagogia da complexidade. São Paulo: Cortez,
1993.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade.
Cadernos de Pesquisa, vol. 113, p. 189-205. São Paulo: Fundação Carlos Chagas,
março, 2003,
LEFF, E. (Coord.). A Complexidade Ambiental. São Paulo:
Cortez Editora, 2003.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo:
Cortez Editora, 2001.
RUSHEINSKY, A.
(org.). Educação Ambiental: abordagens
múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 169-173.
SORRENTINO, M. de
Tbilisi a Tessaloniki. A Educação
Ambiental no Brasil. São Paulo: SMA. 1998.
TAMAIO, I. A Mediação do professor na construção do
conceito de natureza. Campinas: Fronteira, 2000.
TRISTÃO, M. As Dimensões e os desafios da Educação
Ambiental na sociedade do conhecimento. Disponível em http://www.educacaoambiental.senac.com.br.
Acesso em 27/02/2014.
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